Como saber se o motor de um carro está bom ou ruim?

motor bom ou ruim
motor bom ou ruim

O motor de um carro é aquele item que se tiver com problemas, vai te dar um prejuízo enorme mais pra frente.

Saber identificar sinais de que o motor está em bom estado ou precisando de reparos é importante para evitar danos maiores.

Vamos aprender mais sobre como identificar problemas no motor de um carro e tomar as medidas necessárias para mantê-lo em bom estado.

Confira:

Fumaça saindo pelo escapamento

Este ponto não se aplica apenas a carros mais novos e modernos. Mesmo um carro antigo, ainda equipado com carburador, se estiver com fumaça no escapamento, é um péssimo sinal.

A exceção é um pouco de fumaça branca, somente na hora da partida, que depois de alguns segundos já some, aí não precisa se preocupar, que isso é normal.

Sobre as cores das fumaças saindo do escapamento, veja nossas páginas que explicam em detalhes:

fumaca saindo carro
fumaca saindo carro

Óleo aparecendo no motor

Se você abrir o capô e der uma olhada no motor, e acabar notando que ele está melado de óleo, e não está bem limpo, isso pode ser um grande sinal vermelho.

É claro que esse óleo pode estar ali simplesmente por um problema nas juntas, mas pode ser algo mais sério.

Por exemplo, anéis de pistão desgastados podem causar vazamento, e aí já é um conserto bem caro de se fazer.

Líquido de arrefecimento com uma cor marrom

Se o líquido de arrefecimento, aquele que passa pelo radiador e serve para reduzir a temperatura do motor, estiver com uma cor parecida com um barro, isso pode ser um sinal de corrosão neste sistema.

Se você colocar um pouco desse líquido nas mãos e notar uma certa oleosidade, isso pode indicar que já existe presença de óleo do motor misturado com o líquido de arrefecimento.

É um outro sinal de que este carro já está com problemas.

motor saindo fumaca
motor saindo fumaca

Óleo do motor com uma coloração “café com leite”

Se o óleo do motor estiver pegajoso, e com uma cor que parece uma mistura de café com leite, isso significa que esse carro está com problema de junta do cabeçote queimada, ou que já teve esse problema.

Ele com certeza já passou por um superaquecimento, o que causa outros problemas também.

Já sobre o óleo estar escuro ou não, isso não faz diferença, pois a função do óleo do motor é de justamente retirar a sujeira do motor, e é nada mais do que normal que ele fique escuro.

Ruído do tipo “tec tec” na parte inferior do veículo

Um ruído deste tipo pode indicar que o motor tem folgas internas, e que o custo para resolver será bem alto.

Ruído do tipo máquina de costura na parte superior

Já este ruído pode indicar problemas nos tuchos do motor.

Quaisquer tipos de ruídos tem que ser detectados na partida a frio.

Se você vai ver o carro para comprar, e ele já está com o motor quente, isso pode significar que o proprietário está querendo disfarçar os problemas do motor daquele veículo.

Perguntas frequentes

Como saber se o motor de um carro está bom?

Alguns sinais de um motor bom incluem funcionamento suave, potência adequada, baixo consumo de óleo e nenhuma fumaça saindo pelo escapamento.

Como saber se o motor de um carro está ruim?

Sinais de um motor ruim podem incluir fumaça no escapamento, óleo aparecendo por fora do motor, líquido de arrefecimento marrom, óleo do motor na cor café com leite, e ruídos do tipo “tec tec” ou “máquina de costura”.

O que é um motor fundido e como isso ocorre?

Um motor fundido ocorre quando os componentes do motor atingem sua temperatura de fusão, causando danos permanentes e comprometendo seu funcionamento. Isso pode acontecer devido a problemas como superaquecimento, falta de lubrificação e falta de manutenção adequada. Peças como pistão, anéis, retentores e válvulas podem ser afetadas pela alta temperatura e fusão.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.