Você liga o carro e percebe que está saindo uma fumaça branca do escapamento. Logo de cara, é bom saber que esse fato pode ou não ser preocupante.
Por isso, nesse artigo você saberá se isso pode acarretar em algum problema ou se é algo normal.
Durante manhãs frias, as partículas de água, acumuladas pela baixa temperatura ambiente e umidade do local, serão eliminadas pelo escapamento na forma de uma fumaça branca.
Se esse for o caso, não há motivo para preocupação, uma vez que isso é normal e ocorre com frequência. Essa fumaça branca rapidamente vai se dissipar após o fim da condensação no escape e a descarga de poluentes se tornará invisível ao olho nu.
Porém, se a fumaça branca continuar, aí a notícia é bem pior: o motor está com algum problema, o que pode pode acarretar num enorme prejuízo para o dono do carro.
Se mesmo após o breve período onde geralmente ocorre uma condensação o escape do veículo continuar soltando uma fumaça branca, isso precisa ser encarado com seriedade, pois um problema grave está acontecendo com o motor.
O motivo principal para que essa cor de fumaça esteja saindo pelo cano de descarga é o líquido de arrefecimento.
Água do radiador? Sim, isso mesmo! O líquido de refrigeração não pode entrar em contato com o processo de combustão no motor, sendo que sua função é manter a temperatura em níveis adequados de funcionamento, circulando entre bloco, cabeçote e outras partes do propulsor, dependendo do tipo.
No caso da fumaça branca, esse líquido está sendo vaporizado dentro da câmara de combustão, o que imediatamente acarreta em perda de volume, já que o sistema é selado em muitos modelos de automóveis ou possui um sistema de expansão que permite a perda de certo volume.
Por isso, uma dica é observar o nível de água do motor. Se a fumaça branca for persistente, o volume naturalmente irá baixar, pois a água está sendo consumida pelo processo de combustão.
O problema é que isso pode ser ampliado se não for resolvido a tempo, podendo até ocorrer a fundição do motor por falta de líquido de refrigeração.
Se a fumaça branca continua, em algum lugar a água do radiador está sendo consumida pela combustão.
Mas porque a água do radiador está saindo no escapamento? Existem pelo menos três causas para que isso esteja acontecendo no veículo e, para cada uma, felizmente existe solução, apesar de que isso irá gerar um custo considerável em reparação para o proprietário.
Junta de cabeçote
A primeira coisa que vem à mente quando se fala em fumaça branca saindo do escapamento é a junta de cabeçote. Trata-se de uma vedação de compressão, água e óleo colocada entre bloco e cabeçote.
Quando ela é queimada, rompida ou trincada, geralmente acaba permitindo a contaminação da câmara de combustão com água ou óleo.
A entrada de água gera a fumaça branca, geralmente com odor adocicado. Então, em um dos pontos dessa junta, onde a água circula entre cabeçote e o bloco, existe um dano que permite a passagem da água.
Nesse caso, o vazamento está indo para a câmara de combustão, mas também poderia contaminar o duto de lubrificação do cabeçote, o que acarreta em outro problema, tratado em tópico específico.
Só existe uma solução, que é trocar a junta de cabeçote. O item em si é bem barato, mas o serviço é mais caro e com valores variando de acordo com o mecânico.
Se o carro já vem aquecendo acima do normal, pode ser que outras avarias tenham ocorrido no motor por causa desse rompimento da junta. Identificar o local de vazamento é fácil quando se vê a junta.
Cabeçote
E se a junta não estiver queimada? Isso pode ocorrer e, nesse caso, a retirada do cabeçote resultará em uma retífica. Isso é importante para saber se a parte superior do motor possui algum vazamento nas galerias de água que existem ali.
Embora geralmente seja de alumínio, isso não impede que haja vazamentos, permitindo o acesso da água à câmara.
Assim, na retífica existe um teste de pressão com um líquido específico para identificar um possível vazamento interno. A pressão tem de estar adequada e, se houver um escape de água, o líquido irá marcar o local do vazamento e a pressão cair.
Dependendo do local, será necessário uma solda e retífica da superfície.
Bloco do motor
Da mesma forma que o cabeçote, o bloco do motor também pode apresentar trincas ou galerias de refrigeração danificadas pela corrosão, permitindo que a água atinja a câmara de combustão e seja consumida.
A solução geralmente é a retífica do motor, mas dependendo do dano, pode não valer a pena, pois o serviço hoje em dia é extremamente caro e impraticável em muitos casos.
Outros tipos de fumaça
Se a fumaça que sai do escape pender mais para um tom de cinza esbranquiçado ou se a mesma forma azulada ou escura, isso pode significar uma contaminação por óleo na câmara de combustão.
Existem outras causas para isso acontecer e felizmente aqui você saberá também quais são as causas e como resolvê-las. Para isso, confira essa interessante matéria sobre motor queimando óleo, já publicada aqui no NA.
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