Vários subprodutos da combustão do motor podem gerar gases e vapores que se condensam no cano de descarga, saindo pela ponteira.
Da mesma forma que alguns se assustam, outros acham até normal, visto que mesmo após análise do veículo, cujas condições estão normais, a água continua saindo.
Em lugares com alta umidade ou temperaturas baixas, tais como em dias frios, uma quantidade de água no escapamento obviamente será vaporizada com o aquecimento da tubulação de escape.
Com isso, uma parte condensada nas partes frias do cano forma pequenos jatos de água ou mesmo gotejamento na ponteira.
Toda combustão de derivados de petróleo e etanol produz gás carbônico e água. Logo, a saída de água pelo escape é algo normal e que ocorre frequentemente, especialmente em carros movidos por etanol.
O gás carbônico é expelido em sua forma gasosa, mas o vapor que sai no início, logo deve sumir.
E não é só a combustão que produz água. O conversor catalítico, ou catalisador, converte certas substâncias nocivas ao ser humano em outras menos impactantes, algumas delas em forma de água.
Tudo isso pode tranquilizar quem está nessa situação, pois é bem provável que nada de mais grave esteja acontecendo com seu automóvel.
Por outro, nem toda água que sai do escape é normal.
(Leia também: Fumaça branca saindo do escapamento, o que é?)
Cheiro de óleo pode ser um problema
Água escura ou água com fumaça misturada por tempo prolongado pode significar problemas. Preste atenção se ambos possuem odor de óleo queimado.
Nesse caso, muito possivelmente há uma junta de cabeçote queimada, anéis de pistão que não estão mais vedando, pistão trincado ou outros defeitos que podem gerar a queima do lubrificante durante a combustão.
Também existe o caso da água sair do escape com um cheiro estranhamente adocicado. Isso pode significar problemas de refrigeração no motor, com consequente aumento da temperatura e superaquecimento.
Nesses casos, procure rapidamente um mecânico de confiança para realizar uma análise do que está ocorrendo no motor e fazer logo a reparação.
Isso é necessário, pois tanto o vazamento de água para dentro da câmara de combustão, quanto a presença de óleo na mesma, poderão destruir o propulsor em pouco tempo, levando a um enorme prejuízo.
Jato de água prolongado
Mas os problemas não terminam por aí quando há água saindo do escapamento. Se após certo tempo de funcionamento o cano de escape continua lançando água, acelere o motor para ver se ela se encerra rapidamente.
Caso o motor já esteja quente e o escape também, mas o mesmo parece mais a traseira de um jet ski, então há algum problema grave, como os citados acima. Por isso, é bom realizar uma manutenção preventiva no carro e, se for o caso, corretiva, o mais rápido possível.
Como já dito, vazamentos de água ou óleo, assim como a combustão com a presença dos dois, acarretará num alto custo posteriormente, especialmente se o cabeçote estiver trincado, exigindo retífica.
Além disso, a presença de muita água no escape também vai acabar com sua vida útil, especialmente em carros mais antigos. Alguns modelos recentes possuem canos de aço inox, com durabilidade maior.
Entretanto, não é raro vermos canos de escape furados por causa de oxidação promovida por água em seu interior. A transposição de ruas alagadas também contribui para certa ingestão de água, apesar da pressão exercida pelo condutor através da aceleração do motor.
O combustível adulterado, especialmente etanol com grande presença de água, também pode gerar problemas no funcionamento do motor, mas isso também não vai alterar a quantidade de água que sai no escape.
É aquilo, toda queima de hidrocarbonetos gera água, seja uma combustão completa (CO2 e H2O) ou incompleta (também CO2 e H2O ou C e H2O).
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