Celta perde água do radiador (e culpa é da bomba de água)

Celta perde água do radiador (e culpa é da bomba de água)

Vários proprietários do popular Chevrolet Celta tem reclamado sobre seus veículos perderem a água do radiador sem mais nem menos.

O nível da água cai rapidamente, e nunca se nota água embaixo do carro, ela simplesmente some. A revista Quatro Rodas falou neste mês de dezembro de 2010 sobre o assunto, chegando à conclusão de que o problema está localizado mais precisamente na bomba de água do motor.

Muitos donos do popular só percebem o problema quando vão trocar a correia dentada do Celta. Nesta ocasião, o mecânico nota então algumas marcas de aditivo no bloco do motor, o que é um indício claro de falta de água.

O que acontece com os Chevrolet Celta 2008 em diante é que a bomba de água deles passou a ter a sua base feita de plástico. Este plástico é resistente ao calor, chamado de baquelite.

Anteriormente, a bomba d’água tinha base de ferro, e o problema não acontecia, tanto que os Chevrolet Celtas até 2007 não perdem nada de água do radiador. Com o tempo, aquele plástico da base da bomba se resseca, e começa a vazar a água rapidamente.

Os vazamentos nunca são notados pois o calor do motor faz com que a água evapore e não fique muitas marcas dela nem no motor nem no chão.

Outro problema envolvido neste assunto é que as concessionárias da Chevrolet que notam o problema (nos carros que ainda estão no período de garantia) acabam trocando a bomba por outra igual, com base de plástico, o que não é a solução melhor para o caso.

Aí é só uma questão de tempo para que o carro comece a apresentar a situação anterior, de vazamento.

E você, tem um Chevrolet Celta e já passou por esse problema de vazamento de água do motor do carro? Conseguiu solucionar o assunto?

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 15 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.