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Chevrolet Celta perde água do radiador e culpa é da bomba de água

chevrolet-celta-2010-oficial-2 Chevrolet Celta perde água do radiador e culpa é da bomba de água

Vários proprietários do popular Celta tem reclamado sobre seus veículos perderem água do radiador sem mais nem menos. O nível cai rapidamente, e nunca se nota água embaixo do carro. A revista Quatro Rodas falou este mês sobre o assunto, chegando à conclusão de que o problema está na bomba de água.



Muitos só percebem o problema quando vão trocar a correia dentada. Nesta ocasião, o mecânico nota marcas de aditivo no bloco do motor, o que indica falta de água. O que acontece com os Celta 2008 em diante é que a bomba de água deles passou a ter base de plástico. Este plástico é resistente ao calor, chamado de baquelite.

Anteriormente, a bomba d’água tinha base de ferro, e o problema não acontecia, tanto que Celtas até 2007 não perdem água do radiador. Com o tempo, aquele plástico da base da bomba se resseca, e começa a vazar. Os vazamentos nunca são notados pois o calor do motor faz com que a água evapore.

Outro problema é que as concessionárias que notam o problema (nos carros ainda na garantia) acabam trocando a bomba por outra com base de plástico. Aí é só uma questão de tempo para que o carro comece a apresentar a situação anterior, de vazamento.

  • davi_auto

    E a chevrolet não tá nem aí…..

    • Fanboy_Evolua_Brazil

      Olhem pros lados bons. Pelo menos é de plastico de refrigerante. E não um papelao. kkkkkkkk

      Cansei de dizer, mas vai aqui denovo: Chevrolet "Brasil" faliu.

      Lembro que quando roubaram meu Santana (10 anos atras), a seguradora emprestou um Celta por 2 semanas. Fui até a praia com ele, e até que ele é valente. Na serra era uma desgraça, mas na cidade o motor barulhento respondia bem. Mas tirando isso, definitivamente me dá medo andar numa coisa dessas.

      Chery neles.

      • V8_sempre

        Santana foi um dos piores carros que já tive… Uma carroça… Perto do Vectra B que adquiri depois ! Mas é óbvio que não dá pra comparar com um popular, né ?

        A propósito… Bomba d`água de "plástico"… Está sendo imensamente usada hoje em dia !

        • Fanboy_Evolua_Brazil

          Ah…….. é obvio que o Vectra ganha do Santana. Isso é o mesmo de comparar uma Brastemp com Consul. rs

          Mas ele não foi o pior dos meus. O pior mesmo foi Belina (não era meu). kkkkkkk. O Logus eu tenho trauma, pois quase morri com ele voltando de Campos do Jordão (estancia climatica aqui de SP), Dentro do tunel, e numa descida, cai no truque da ilusão otica, e quando vi o carro ja estava quase capotando na curva. Foi quase mesmo que não morri. O Logus era uma bosta com seu freio podre, e suspensão kichuti. Desde então nunca mais peguei carro com freio e suspensão nojenta.

          • duhehe

            hahha …

            Bradestemp e Consul são a mesma marca ! … Ambas são da WhirlPool, Consul segmento de entrada (low-end) e Brastmp segmento mid-end …

            • Fanboy_Evolua_Brazil

              Eu sei. Mas não são mesma marca, são da mesma empresa. Um pra rico, e outro pra pobre.

              E esse negocio de mid-en e low-end é coisa de forista de placa de video. kkkkkkk

    • Fanboy_da_KIA

      "mimimi carro chinês não presta mimimi"

  • xgudex

    A GM mostrando como não se faz mais uma vez

  • Romulo_Max

    Sinto cheiro de Recall à vista… ou talvez não, afinal de contas isso ainda é Brasil.
    Mais um problema serio causado por uma economia porca.

    • Pardal

      Recall é para problemas que diretamente oferece risco a segurança, exemplo: perder roda, pegar fogo, risco de corte, entre outros. A perda da água, e na pior das hipóteses, a quebra do motor não oferece risco direto ao consumidor, logo não se faz recall para isso.

  • Hugo Vinícius

    No meu Celta 2007/08 perdeu a água todinha esses dias atrás. O problema era realmente a bomba d'água. Tinha um furo pequeno bem no meio dela…

    • eds2010

      Na bomba d'agua???? O.o

      • Hugo Vinícius

        na bomba d'água. cara, mas como fiquei puto. eu pego estrada todos os dias (moro numa cidade e trabalho em outra), por sorte, nesse dia eu não precisei de ir ao trabalho, pois fui numa reunião na minha cidade mesmo.

        quando tava voltando pra casa, aí me vem a surpresa. foi o maior sufoco com o carro pra levar o carro até o meu mecanico de confiança: era 12:30 (quente pra caralho aqui em goiania). o motor chegou numa temperatura que nunca tinha alcançado (metade da gradação, bem antes do ponto vermelho) e continuava subindo.

        desliguei o carro, ficou só com a vetoinha ligada e a temperatura chegou no que deveria ser o normal (1/4 de gradação). esperei uns 15 min e fui me arriscar e abrir a tampa do radiador. não espirrou água nem nada, pois tava seco, seco, seco. e não é sem vergonhice não, faço toda a manutenção do meu carro, inclusive, tinha mandado limpar o radiador e colocar novo fluido refrigerante uns 2 meses antes.

        liguei o carro, pedi água emprestado para uma sra. e coloquei no carro e vazou tudinho. coloquei de novo, fechei o capô do carro e levei o carro pra mecanica num medo de dar mais zica ainda. o escroto é que não deu problema até chegar lá. a temperatura do motor tava no que sempre foi

        lá no mecanico, ele me falou que o problema era a bomba d'água que tava furada e que nunca tinha visto isso. Não sei descrever como é uma bomba, mas era um furo pequeno, coisa de 3, 4 mm, perto de umas pás, que, imagino eu, sejam responsáveis por forçar o fluxo da água.

        sabe qq isso? é como os colegas disseram aqui no post: economia porca e quem paga a conta somos nós.

        foi até bom eu saber que isso pode acontecer de novo, pra ficar velhaco com isso.

  • v8ictor

    Pelo jeito que estão as coisas, daqui a pouco o celta vem todo de plástico, incluindo as rodas e o banco. Qualidade e solução é o que um proprietário de GM não pode esperar.

  • davidwroclaw

    Não da para esperar muita coisa de um Celta !

  • felipesfc87

    E ainda dizem que pelo menos a mecanica da GM é confiavel, heaheaheaehaehaea

  • Fabio D.

    Hmm… recall?

    Meu antigo carro, o Polo, apresentou esse ano um vazamento de combustível no reservatório de partida a frio também por ressecamento… Não era um carro surrado, apesar de ter 4 anos de uso e 20.000 km qd vendi. Bom, o que quero dizer é que a qualidade do plástico usado precisa ser boa, já que precisa resistir a calor, poeira, pedrisco que sempre entra no motor, água… Complicado. É a maldita economia de escala, em que o fabricante retira em certas coisas pra economizar. O próprio Polo 0km, que cheguei a ver quando resolvi vender o meu antigo, tinha perdido a tampa de proteção do motor (ficou aquela zona exposta, feio), bem como a espuma que tinha por baixo da forração de pano da porta, ainda existente (felizmente). Achei carro de menos e preço demais, o que me levou a ser um feliz cliente Kia hehehe.

    Não cabe nesse tópico do Celta comentar, mas fica como observação pra galera que pretende comprar o Cerato. Achei o carro fraco de motor! Pelo menos pra trânsito, pois não peguei estrada com ele ainda. E não é porque é 16v, pq meu 206 tb é 16v e sobe a ladeira da minha rua com mais facilidade que ele… Desconfio do câmbio, muito longo… Enfim, só essa observação quanto ao carro que, de resto, é maravilhoso! Nota 8 pra ele hehe

    • eds2010

      Será que não é a questão de ser um motor ainda pouco rodado e com um comportamento diferente dos carros pegos até então?agora, se for o automatico ele é realmente ruim de arranque.

      • Hil Santos

        Aconteceu o mesmo com um G4 de um colega meu esses dias… eita cheiro de Gasolina infeliz..

        Êêê GM… Êêê Urba… Valeo…
        Muitos pensam que é só problema da GM, mas também é de responsabilidade das fabricantes. Mas claro, não tirando a culpa da GM, que pode forçar o fornecedor a fabricar uma bomba decente.

  • Fla3D

    É o cúmulo da economia porca! Mas também é a cara do celta… mas brasileiro compra e ainda acha que ta fazendo bom negócio com o carro que menos desvaloriza… bomba d'água que vaza e ainda desvaloriza pouco… brasileiro merece mesmo!

    • Hugo Vinícius

      agora eu aprendi: carro, só semi-novo ou usado pra não dar dinheiro pra essas montadoras sem-vergonha.

      • Rah990

        Comprando semi-novo só tá aquecendo o mercado de novos… Solução é não comprar.

  • jcesarcbr

    O Celta é um Rollys Royce perto de uma S10.

  • Gustavo Miranda

    Putz, baquelite é um plástico muito quebradiço, deveria ser pelo menos de PE ou PA (nylon)…

    O Celta é confiável, o problema é que ele tem um pacote com uma diversidade impressionante de barulhos que vem de série… tem o famoso "barulhinho" nos tuchos, outro barulho na embreagem, a suspensão traseira faz "nheco-nheco" como colchão de molas, a barra da direção estala seco se esterçar todo o volante ao manobrar na garagem ou entrar em um local da rua para a calçada, a tampa interna do portamalas parece uma catraca em pisos irregulares epor aí vai… a direção deslocada nunca me incomodou já que dirijo só com a mão esquerda apoiada no braço da porta. O bichinho não me deu trabalho algum durante quatro anos, 50 mil km rodados, inúmeros anda-e-para em subida de serra (com vários Palios, Clios e Gols parados pelo caminho…), é o carro para quem tem horror de mecâncio, mas quem se incomoda com os barulhos e falta de conforto, vai ficar maluco com um desses…

    • eds2010

      Olha me desculpa. Mas o Celta é incomodo sim. Talvez não para vc, mas para mim que tenho 1,87m e por ter meu carro batido nesse momento (um C3), realmente se percebe sim o quanto o Celta é ruim. O lance da direção ser torta e os pedais deslocados, percebe-se facilmente o cansaço em viagens. Eu mesmo não encontrava uma posição "relaxante" para dirigi-lo na estrada.

      Infelizmente não pude pegar o Siena da minha mãe (no qual considero a posição dirigir melhor para meu tamanho apesar do motor responder de forma pior que o Celta) mas optaria por ele facilmente. O do meu pai é 2005 e os barulhos que ouço vem do porta luvas pois tem varias capas de CD e do tampao. Qualquer desnivelta ali o tampao para fazer barulho e outro detalhe que me incomoda no Celta é ser duro.

      Fora isso, gosto do que o motor entrega e no meu caso percebi que pelo cambio ser bem curto, ele anda bem (ainda bem pq senao seria o cumulo) em quinta marcha. Somente em uma situação de serra tive que engatar marchas menores (e que para meu espanto qdo tive que engatar em real necessidade de potencia de quarta para terceira que foi a quase 6200rpm, o carro respondeu parecendo um foguete… e nessa situação me causou até mais boa impressão que meu C3 1.4, que responde melhor sem precisar diminuir mais marchas, porém em rotação mais alta o carro já entregou o torque enqto o Celta ta ali forte).

      Infelizmente é ruidoso demais o motor e em 80km/h está em 3000rpm, 100km/h quase 4000rpm então já viu neh…

      Mas optaria por outro compacto, como já disse desde sempre… um Clio é muito mais carro e não tem problemas bestas como esse citado pela reportagem e da mto mais conforto para dirigi-lo com um motor extraordinariamente melhor, com um balanço entre potencia mto bom.

      • engineer

        O Celta foi o pior carro que já guiei, e olha que aprendi a dirigir em um Gol, que é horrível também. A ergonomia do Celta é simplesmente inexistente, deixa o motorista todo torto, espremido e com vontade de sair o mais rápido possível do carro. Talvez por isto tantos donos de Celta andem como loucos por aí, pela vontade de chegar logo pra acabar com a tortura. A única coisa boa do carro é o desempenho, mas pra ser sincero aquele câmbio extra-curto me irritou tanto que não consegui me divertir nem com isto (até porque nas arrancadas praticamente não se tira a mão do câmbio, é capaz de desenvolver lesão por esforço repetitivo naquilo). Mas é aquela história, quem nunca teve um carro popular e não passou por alguns sacrifícios? Poucos. Espero nunca mais ter que descer pra este nível novamente.

      • V8_sempre

        SIENA e PALIO (Já tive um tbém) tem menos espaço pra cabeça que o CELTA… Mas a posição pra dirigir é um pouco melhor (Volante um pouco mais alto) ! Mas a posição dos pedais nos FIAT é muito ruim tbém, com acelerador muito próximo do freio, eu vivia pisando nos 2 ao mesmo tempo (Calço 45) !

        Quem é nota 10 mesmo (Bem alinhados com o banco) na posição dos pedais… É o Fiesta, mesmo o antigo !

        Eu já tive 2 CELTAS… Mas eram da geração antiga ainda… Tenho 1,91m e dirigia tranquilo ! Mas, lembro que demorei pra acostumar !

        O que mais incomodava realmente era o ruído do motor acima dos 120 km/h (Mas parece que isto se tornou uma "febre" na maioria dos populares 1.0. Todos usando 5a relação de marcha curta) !

        Maiores qualidades… Consumo, desempenho e… Robustez mecânica !!! Quebrava imensamente menos que os PALIO/GOL que tbém já tive ! Ou melhor, os 2 que tive, nunca deram nenhum problema !

        Segundo dados das revistas… Seu C3 anda parecido com o Celta… Mas realmente (motor menor, menos torque) no Celta é necessário pisar mais fundo !

        O problema do CLIO (Realmente nem parece um popular, embora venha pelado ao extremo hoje em dia)… É a desvalorização acentuada (Carros franceses são mal vistos no mercado de usados, segundo Sindicado dos Revendedores de SP e custo de manutenção. Mas eu mesmo não ligo muito pra isto não, se o carro for novo). E anda pouco…

        Se o motor do CLIO tbém for idêntico ao do Logan… Enfim… Num teste de 60.000 km da 4R… O 1.0 do Logan terminou o teste praticamente destruído… E com problema na bomba d`água tbém !

      • Hil Santos

        Pow, isso tudo mundo sabe. Celta tem (por enquanto) uma boa mecânica. Uma bomba d´agua apartir dos modelos 2008 não tira esse mérito. Claro, é uma economia barata que tem de ser revista. Mas quem compra um Celta, não compra no escuro (pelo menos eu acho), então… só lamentos pra quem não consegue se adaptar. Mas que ele tem boa mecanica e é guerreiro, isso tenho certeza de quem tem uma certa razão, não irá discordar. Mas quem quer mais, só é pagar mais. Isso é fato.

  • felipe_77

    Acho que vindo de um popular tudo se espera… Agora para quem comprou o carro com esse problema achando que o carro era as mil maravilhas agora bate a cara!

    • bruno_cerquiare

      apesar de ser popular, custa mais de 20 mil reais… A chevrolet deveria é valorizar nosso dinheiro, pois não é facil ajuntar toda essa grana

  • CanalhaRS

    As fábricas brasileira a cada dia se superam mais na busca pela INsatisfação do cliente….

  • madsauro

    Os vectras 97 a 2001 e astas até 2002 tem o mesmo problema

  • LuisRenatoJoia

    Acho que até a carroceria é de plastico!Meu cunhado tinha um e nunca teve esse problema.

  • mystvan

    O nosso antigo Celta 2002/2003 também teve este mesmo tipo de problema. Felizmente, nós já vendemos para o próximo (in)"felizardo". Ele era um carrinho pouco potente. Haja muuuuita paciência nas subidas e ultrapassagens. E não adianta pisar fundo no acelerador. :(

  • eds2010

    Não dá para entender por que um carro que já dá lucros altissimos para a empresa ainda precisa de mais enxugamento de custos. Isso é loucura e no nosso cotidiano, somente leis que funcionem para que isso acabe. Porque se depender do brasileiro, infelizmente estaremos fadados a carros bem inseguros e mesmo amanha com Air bag e ABS serão carros realmente ruins a ponto de qualquer importado ser mais seguro. (o que já ocorre hoje em qualquer faixa de valor e modelo)

  • miudinho

    …essa bomba d´água de plastico, foi noticiada no oficinabrasil.com como um avanço que foi oferecido pelo fornecedor, pois em linha de produção, era mais em conta. Ta ae o resultado.: consumidor que se ferra, assim que sair da garantia da concessionária. Trocam por outra de plastico, sai da garantia, eles esgotam o estoque da peça ruim, e na linha de montagem, escondido, voltam pra peça de ferro, do mesmo fornecedor..e fica um lote rodando com uma bomba.: vai ter que trocar pela de ferro, e nós pagamos…
    posso estar enganado, mas esse "roteiro" é bem possível…=/

  • Maxtremus

    Agora dá pra vr porque a Chevrolet lucra horrores aqui, vende muito e ainda diminui drasticamente os custos de produção.

  • Anderson_Silva

    O carro inteiro é uma BOMBA, o que é ruim eles conseguiram piorar………..

  • V8_sempre

    heheh !

    A maioria dos carros hoje… Usam bomba d´água de plástico ! Teoricamente, evitam ferrugens ! Mas fica mesmo a sensação da peça ser frágil com este material !

    Gostaria de saber o nome do fabricante da peça !

    • engineer

      Às vezes o problema nem é o fornecedor, e sim o projeto da bomba mesmo. As montadoras gostam de jogar a culpa sempre em seus fornecedores, mas a culpa é no mínimo dos dois, pois a montadora tem obrigação em fiscalizar os fabricantes de seus componentes. Nesse ponto tiro o chapéu pra Honda, que é a que mais acompanha qualidade e processos diretamente em seus fornecedores.

      • V8_sempre

        No caso do Celta, dificilmente será problema de projeto… Pois é um modelo que está há anos no mercado, e só agora apresentou esse problema….

        No mesmo espaço onde a 4R divulgou esse problema…

        Divulgou tbém problema do HONDA CIVIC ter baixíssima durabilidade dos amortecedores dianteiros… Muitos pifando antes do 15 ou 20 mil km !!!! Recentemente…

        Na geração antiga dos CIVIC… Havia um problema seríssimo no câmbio automático (Soltava lascas internas e entupia dutos de passagem de óleo, travando o câmbio e correndo risco até de acidentes).

  • RafaMarinheiro

    Baixe o Custo e o Cliente que F……

  • René

    O Gol bola também gostava de ter vazamento na bomba d'agua

  • Cil

    O Celta tem, o KA G2 tem, alguém falou que o Polo tem… todos tem problemas nos reservatórios plásticos. Mais um exemplo da maximização de margem de lucro que estas empresas tem por aqui. E o consumidor que se dane! Ou procure a justiça!

  • PietroCF

    Tenho um celta 07/08 (dez de 07) com 80mkm. Até o momento não apresentou o problema, mas vou começar a acompanhar de perto. Para ir e vir, com baixo custo de manutenção e seguro barato, é uma excelente opção. O carro só vai para o mecânico para as revisões normais.
    Mas concordo que para achar uma posição confortável, em viagem, é um desafio.

    Todos os barulhos que o Gustavo Miranda citou, o meu faz. Só o nheco nheco, que no meu faz na suspensão dianteira em vez da traseira. Já está na hora de trocar os amortecedores dianteiros e as buchas.

  • eeeeeeedu

    No meu Celta com 66000 Km nunca tive problemas de motor ou qualquer outro problema atípicos do uso prolongado. Não tenho do que reclamar com relação a mecânica. Só é claro que eu adoraria que ele fosse mais silencioso… e é uma pena que o motor 1.4 tenha sido banido para o Celta…..

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