Cheiro de gasolina no escapamento, por que?

água escapamento 4

O sistema de descarga de poluentes do automóvel não pode ter cheiro de gasolina no escapamento, mas quando isso acontece, qual o motivo por trás?

Vamos a seguir ver quais são alguns fatores envolvidos no processo de funcionamento do motor que podem provocar o cheiro de gasolina no escape.

Confira:

Cheiro de gasolina no escapamento, por que?

Sonda lambda

sonda lambda

Uma das causas para o cheiro de gasolina no escapamento é uma mistura rica na combustão dentro do motor. É importante destacar que existe uma razão de mistura ar-combustível ideal para o funcionamento correto do motor.

Uma falha na sonda lambda, que é o conhecido sensor de oxigênio, provoca que essa mistura fique mais rica. O motivo é que a lambda detecta a quantidade de ar na mistura, enviando à injeção eletrônica essa informação.

Diante da quantidade, o módulo ajusta a quantidade de combustível injetado na mistura. Se a informação estiver errada, haverá excesso de combustível.

O recomendável é procurar uma oficina mecânica e fazer uma análise da injeção de forma eletrônica para verificar o funcionamento da lambda.

Velas

vela ignição carro 3

Outra causa do cheiro de gasolina está relacionado com o assunto acima. Não só o sensor de oxigênio pode dar problema, mas as velas também.

Velas de ignição em mau estado podem provocar falhas na centelha durante o processo de combustão da mistura ar-combustível.

Com uma explosão feita de forma irregular, a gasolina pode não ser totalmente queimada, resultando em combustível saindo pelo escape (veja também: água saindo do escapamento).

Da mesma forma, a gasolina não queimada prejudicará o catalisador, com aumento do consumo e perda de rendimento. Além de se fazer um check da injeção, é bom verificar o estado das velas e se as mesmas estão recebendo corrente, podendo aí ser um problema dos cabos ou bobinas.

Uma falha na queima da gasolina resulta em maior consumo, perda de rendimento e falhas no funcionamento do motor, mas tudo isso pode ser resolvido facilmente por um profissional qualificado.

Injetor

bico injetor

O injetor de combustível é outro fator que pode provocar cheiro de gasolina no escapamento. O motivo é que este componente de alta precisão pode sofrer com impurezas presentes na gasolina.

Essa sujeira na gasolina, dependendo do tamanho, pode acabar sendo retida no injetor, que pode assim travar. Esse travamento pode ser momentâneo, ocasionando a injeção de mais combustível do que o necessário.

Verificar os injetores também é outra dica, sendo que a limpeza de bico é o recomendável.

Catalisador

Catalisador carro 3

Não parece, mas o catalisador tem prazo de validade. Isso depende muito da marca e modelo do carro, mas este dispositivo de redução de emissão de poluentes não dura a vida útil do veículo.

O catalisador é um equipamento que consiste em diversos elementos químicos, sendo que estes filtram a grande maioria das toxinas que seriam enviadas para o ar.

Quando esses elementos estão avariados, seja por impacto, derretimento das placas ou excesso de carvão, ele deixa passar alguns desses materiais nocivos à saúde e ao meio ambiente, em especial o cheiro de gasolina.

A gasolina não queimada pode provocar vários danos ao catalisador que, avariado, reduzirá o desempenho do veículo. Além do cheiro da gasolina, ele também pode emitir um cheiro de algo podre.

Para verificar o estado do catalisador, vá à uma mecânica especializada para fazer a análise do dispositivo, talvez até sua remoção para observar se existem danos internos.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X