Idade do carro
Uma das causas mais prováveis para a entrada de cheiro de gasolina no interior do veículo é a idade do carro. Ano de fabricação, modelo e marca podem ser os responsáveis pela exalação de odor de combustível.
O motivo é que alguns projetos do passado não levaram em consideração a segurança na hora do abastecimento.
Assim, alguns carros antigos tendem a ter essa entrada de cheiro de gasolina no habitáculo, em especial aqueles que possuem bocal de abastecimento interno (sob o capô) ou com tanque dianteiro, mesmo com entrada de gasolina externa.
Outro possível motivo é o transporte irregular de combustível, onde o galão pode não estar de acordo com a norma do Inmetro, provocando cheiro e vazamento.
Muito tempo parado
Um carro muito tempo parado pode exalar forte cheiro de gasolina, especialmente no interior.
Assim como marca, modelo e ano de fabricação podem influenciar, deixá-lo por longos períodos sem funcionar pode deteriorar algum duto de passagem de combustível, seja na área do tanque, sob o assoalho ou mesmo no cofre do motor.
Assim, é bom verificar o estado desses dutos de combustível e o estado do tanque, a fim de evitar um incêndio ou explosão.
Bocal do tanque de combustível
O bocal do tanque do combustível é o único acesso permitido para entrada de gasolina, etanol ou diesel.
Trata-se de uma tampa rosqueada que o frentista manuseia, a fim de liberar o duto para a introdução da bomba do posto, que irá injetar no veículo o combustível necessário.
Acontece que essa tampa de rosca pode ficar danificada com o tempo, por conta do manuseio, o que pode provocar uma folga, especialmente quando a mesma não é fechada corretamente.
Alguns possuem um sistema de travamento por chave que, se não fechado corretamente, pode provocar vazamento de gás (que produz o cheiro forte) ou combustível.
Problema no tanque
Voltamos a falar dele, mas agora com mais detalhes. Um cheiro de gasolina no interior do veículo pode estar vindo de um vazamento no tanque.
Embora os atuais sejam feitos em poliuretano e plástico ABS, mais resistentes ao tempo e corrosão que os antigos de aço, ele pode sofrer impactos durante certo tempo, gerando vazamento.
Observe especialmente as conexões e juntas de abastecimento do reservatório, pois elas podem estar com folga e provocando vazamento.
Mangueiras no cofre do Motorização
Dentro do cofre do motor, existem dutos ou mangueiras que conduzem o combustível para dentro ou fora do sistema de alimentação do propulsor, assim como de gases.
Mesmo os conduítes mais modernos, feitos de plástico, podem ressecar ou ser encaixados de forma errada.
Isso vai permitir que haja vazamento de gasolina no acesso ao combustível para os injetores ou carburador, assim como no duto de retorno ao tanque, no caso de injeção eletrônica.
Também o cano que leva ao caníster, onde os gases do combustível serão queimados pelo motor, pode apresentar vazamento.
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