Combustíveis Manutenção Matérias NA

Cheiro de gasolina no interior do veículo, o que pode ser?

Cheiro de gasolina no interior do veículo, o que pode ser?

Logo depois de abastecer ou mesmo durante a condução, sentir o cheiro de gasolina no interior do veículo não é uma sensação muito boa.


Aliás, ela é preocupante. Afinal, isso evidencia que em algum ponto, o combustível pode estar vazando. Mas, o que realmente pode ser?

Os combustíveis são inflamáveis e isso significa um risco de explosão.

Outro ponto a considerar é que o cheiro carrega consigo não somente o odor característico do produto, criado exatamente para que possa ser identificado na atmosfera, mas também gases nocivos à saúde humana.


Ou seja, além do próprio risco de explosão ou incêndio, o cheiro de gasolina no interior do veículo prejudicará a saúde dos ocupantes, podendo até mesmo ser fatal, dependendo das condições.

Por isso, é importante saber os motivos pelos quais a gasolina (e outros combustíveis) está chegando ao habitáculo.

Cheiro de gasolina no interior do veículo, o que pode ser?

Cheiro de gasolina no interior do veículo, o que pode ser?

Uma das causas mais prováveis para a entrada de cheiro de gasolina no interior do veículo é a idade do carro. Ano de fabricação, modelo e marca podem ser os responsáveis pela exalação de odor de combustível.

O motivo é que alguns projetos do passado não levaram em consideração a segurança na hora do abastecimento.

Assim, alguns carros antigos tendem a ter essa entrada de cheiro de gasolina no habitáculo, em especial, aqueles que possuem bocal de abastecimento interno (sob o capô) ou com tanque dianteiro, mesmo com entrada de gasolina externa.

Outro motivo possível é o transporte irregular de combustível, onde o galão pode não estar de acordo com a norma do Inmetro, provocando cheiro e vazamento.

Muito tempo parado

Cheiro de gasolina no interior do veículo, o que pode ser?

Um carro muito tempo parado pode exalar forte cheiro de gasolina, especialmente no interior.

Assim como marca, modelo e ano de fabricação podem influir, deixa-lo por longos períodos sem funcionar, pode deteriorar algum duto de passagem de combustível, seja na área do tanque, sob o assoalho ou mesmo no cofre do motor.

Assim, é bom verificar o estado desses dutos de combustível e o estado do tanque, a fim de evitar um incêndio ou explosão.

Bocal do tanque de combustível

Cheiro de gasolina no interior do veículo, o que pode ser?

O bocal do tanque do combustível é o único acesso permitido para entrada de gasolina, etanol ou diesel.

Trata-se de uma tampa rosqueada que o frentista manuseia, a fim de liberar o duto para a introdução da bomba do posto, que irá injetar no veículo, o combustível necessário.

Acontece que essa tampa de rosca pode ficar danificada com o tempo, por conta do manuseio, o que pode provocar uma folga, especialmente quando a mesma não é fechada corretamente.

Alguns possuem um sistema de travamento por chave que, se não fechado corretamente, pode provocar vazamento de gás (que produz o cheiro forte) ou combustível.

Por isso, sempre que sentir forte cheiro de gasolina no interior do veículo, procure verificar se esta tampa está corretamente fechada.

Mesmo sendo uma saída externa, o odor pode entrar no carro, especialmente numa garagem fechada. O vazamento também pode queimar a pintura do automóvel.

Tanque

Cheiro de gasolina no interior do veículo, o que pode ser?

Voltamos a falar dele, mas agora com mais detalhes. Um cheiro de gasolina no interior do veículo pode estar vindo de um vazamento no tanque.

Embora os atuais sejam feitos em poliuretano e plástico ABS, mais resistentes ao tempo e corrosão que os antigos de aço, ele pode sofrer impactos durante certo tempo, que poderão gerar vazamento.

Então, é importante também verificar se não há poças ou manchas de combustível no piso sob o carro. Também é importante inspecionar visualmente para tentar identificar um possível vazamento.

Observe especialmente as conexões e juntas de abastecimento do reservatório, pois elas podem estar com folga e provocar vazamento.

Mangueiras no cofre

Cheiro de gasolina no interior do veículo, o que pode ser?

Dentro do cofre do motor, existem dutos ou mangueiras que conduzem o combustível para dentro ou fora do sistema de alimentação do propulsor, assim como de gases.

Mesmo os conduítes mais modernos, feitos de plástico, podem ressecar ou serem encaixados de forma errada.

Isso vai permitir que haja vazamento de gasolina no acesso ao combustível para os injetores ou carburador, assim como no duto de retorno ao tanque, no caso de injeção eletrônica.

Também o cano que leva ao caníster, onde os gases do combustível serão queimados pelo motor, pode apresentar vazamento.

Cheiro de gasolina no interior do veículo, o que pode ser?
Nota média 5 de 3 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • rodrod

    NA c materias legais! meu carro é um golf sapao 98/99, daí comecou a feder gasolina no interior recentemente. Ainda nao decidi o que fazer… conversei c algumas pessoas. Um amigo falou q ja tinha trocado o feltro (espuma) abaixo do assoalho, ao menos entendi assim. Daí ele disse q num carro antigo dele, ao trocar o tal feltro melhorou. Inclusive falou q tinha trocado o tanque de combustível e outros componentes do carro, mas q nao resolvia…

    • JFaria

      Meu sogro tem um Fox 11. Senti um cheiro forte de gasolina no interior. ao verificar, constatei que estava vazando gasolina bem na junta da eletrobomba de partida à frio. Vazava pouca poisa, mas era o bastante para vir um cheiro forte no interior.

  • Ricardo

    Legal a foto do Audi das antigas com câmbio manual, coisa rara no Brasil.

  • João Senff

    Nem li a matéria.nem os outros comentários mas pode ser.carro velho . Kkkkkkk . Agora vou ler a matéria e os comentários.

  • Bruno Silva

    No caso do meu, o tanque de partida a frio estava com uma pequena fissura, aí ficava pingando, até que ficou visível. Terei que trocar o tanquinho.

  • mojave

    Agua no interior do carro. O que pode ser : Polo!

    • Mr. Pennybags

      kkkk esses dias meu carro ficou parado na VW e me deram um polo como carro reserva. Adivinha!

  • Mmedinas

    Aconteceu isso no meu Clio, era a tampa interna do tanque, a borracha ressecou, troquei ela e nunca mais deu cheiro. o carro restava com uns 16 anos quando isso aconteceu.

  • Eduardo Sad

    Pode ser um vazamento na parte superior da bomba de combustível, que em alguns carros fica embaixo do Banco traseiro, de modo que a manutenção faz-se pelo interior do carro. Era essa a causa no meu Corsa Hatch 2008

  • Hodney Fortuna

    Esse problema é muito comum na linha Corsa e Celta. Um ressecamento na junção que liga a mangueira de combustível a tampa da bóia de combustível que se estraga prematuramente. É comum sentir cheiro de gasolina no interior desses dois modelos, como também na linha Palio Fire. Tanto o meu Palio quanto o Celta de minha esposa sofrem com esse problema. Meu carro precisou trocar a tal tampa há dois anos. E o Celta da minha esposa que trocou essa peça há exatos três anos vai ter que passar pelo mesmo reparo. Ou seja: usam peça de baixa qualidade ambos os modelos.

  • Guilherme Baran

    Pode ser um Fusca kkkkk

  • awatenor

    Esqueceu de fechar direito o “carote” reserva no porta-malas….kkkkkkkkkkkkkk

  • Retrato do Papai

    aconteceu isso no meu antigo palio elx (motor fire), um vazamento no reservatório de partida a frio, ele fica instalado no para lamas do lado do carona, ficava um cheiro muito forte de combustível ao abastecer o reservatório, além desse combustível acabar rapidamente… o conserto é simples e barato, o defeito costuma ocorrer numa borracha que faz a vedação da bomba, mas no meu caso ocorreu uma trinca no reservatório

  • Maycon26

    Isso aconteceu comigo num Pálio 98,que foi passado adiante sem eu descobrir a causa.

  • BuffyDawnSum

    No meu carro, sempre que o tanquinho de partida a frio é abastecido até a boca fica assim cheiroso. Hoje eu supervisiono o frentista para não colocar gasolina demais.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email