Carro não liga, o que pode ser? (2024)

partida

Carro não liga, o que pode ser?

Poucas situações são mais chatas do que essa: saindo de casa, preocupado em deixar os filhos na escola e chegar a tempo no trabalho, ao entrar no seu carro e tentar virar a chave, de repente, o veículo não liga.

Todo motorista já deve ter passado por uma situação como essa pelo menos uma vez na vida. Subitamente vem aquele momento de desespero e preocupação: o que pode ser a causa do carro não estar ligando?

A primeira dica importante para saber porque o carro não liga é entender que o motor precisa de três “ingredientes” para funcionar: ar, combustível e centelha.

Se o motor não quer ligar, o motivo está relacionado a um desses elementos que não está chegando até o motor. Ou até está chegando, mas em quantidade insuficiente.

Para lhe ajudar nestas situações em que o carro não liga repentinamente, listamos abaixo as principais causas por trás desse problema.

Veja também: carro falhando, o que pode ser?

1. Bateria descarregada

O automóvel não ligou, nem mesmo deu qualquer sinal de eletricidade disponível? O painel do carro nem acende e o rádio não funciona? A primeira coisa a se fazer é analisar a bateria.

No caso de virar a chave e não acender os faróis, painel ou até mesmo se as palhetas do para-brisa estiverem enfraquecidas, o diagnóstico está relativamente fácil: pode ser a bateria.

Carro não liga, o que pode ser?

Nesse caso, em primeiro lugar, você pode optar pela famosa “chupeta”, que é ligar cabos na bateria de outro carro e dar a partida, para ter energia suficiente até chegar em uma oficina.

Se mesmo assim não funcionar, infelizmente será necessário recorrer a um serviço de guincho.

2. Falta de combustível ou problema na bomba/filtro de combustível

Também é possível que a falha esteja na bomba ou no filtro de combustível. A bomba é composta por três segmentos: a elétrica, pela transmissão e do filtro. Cada um deve ser analisado quando o carro não liga.

Na elétrica, verifique se os cabos estão bem conectados. Na de transmissão, realize uma checagem para analisar se contém pressão suficiente para enviar o combustível até as válvulas. Não deixe de averiguar se o filtro precisa ser trocado também.

O recomendado é sempre efetuar a troca do filtro de combustível em cada 10 a 20 mil km. Lembrando que todas essas análises devem ser realizadas por um especialista da área. Jamais faça sozinho.

3. Problema na chave do veículo

Este é outro acontecimento que muitas vezes nem esperamos. Identificar uma adversidade na chave do veículo acaba sendo um tanto fácil se comparado com as outras situações compartilhadas aqui.

Se não estiver conseguindo girar ela totalmente, provavelmente há algum problema na leitura. A complicação pode estar no leitor de ignição ou na própria chave.

Carro não liga, o que pode ser?

Antes de qualquer coisa, faça testes usando a chave reserva. Se o carro ligar com ela, então o problema está na chave principal ou no leitor. Vale a verificação de um profissional para confirmar o real motivo.

Chaves eletrônicas, que são apenas de presença, também podem ocasionar problemas.

4. Problema no sistema de ignição (velas ou bobina)

Se você já verificou todas as dicas que passamos aqui neste artigo e o automóvel continua a não ligar, nesta situação a grande causa pode estar no motor.

Situações como dificuldade na hora de dar partida no carro, perda constante de potência, falhas nos momentos de aceleração e consumo super elevado de combustível são alguns dos sinais que indicam que está na hora de checar o que está havendo com o sistema de ignição.

Carro não liga, o que pode ser?

O principal defeito pode estar na própria vela. Entre as causas mais comuns de problemas no equipamento está o desgaste em excesso, por isso não deixe de fazer manutenções periódicas.

Sem esse cuidado o automóvel pode demorar para ligar e ter dificuldade em acelerações.

Outro inimigo é o uso de combustível de má qualidade, podendo gerar corrosão dos eletrodos. A fuligem preta e seca também gera uma penetração nos eletrodos e na cabeça das velas fazendo uma cobertura, causando diversos problemas.

Entre eles podemos citar a faísca atrasada na ignição, carburador ou injeção desregulados, filtro de ar sujo e outros acontecimentos negativos.

Além do mais, há outro risco de acontecer o superaquecimento das velas de ignição: o derretimento do eletrodo devido à alta temperatura.

Carro não liga, o que pode ser?

Reforçamos que todos esses problemas apresentados aqui são os mais comuns quando o carro não liga, contudo, há outras questões que podem influenciar, por isso é sempre recomendado ficar atento em cada detalhe do automóvel e fazer as manutenções periódicas.

5. Mudança de combustível no carro Flex

Algo que também pode acontecer. Se ao dar a partida o motor gira, mas o carro não pega (e o carro é flex), isso pode também ser causado pela mudança recente no combustível usado.

Se a pessoa usou gasolina, por exemplo, durante um período prolongado, acabou de abastecer o carro com álcool e logo em seguida desligou o carro, isso também pode ocasionar problemas na partida.

É um sinal de que o sistema Flex não reconheceu o combustível diferente e ainda está calibrado para o que estava sendo usado anteriormente.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011