Coxim do motor: o que é? o que acontece quando está ruim?

coxim hidraulico

Seu carro está com uma vibração estranha, faz barulhos ao arrancar ou as trocas de marcha estão difíceis? Um coxim ruim pode ser o culpado.

Fizemos esse texto para explicar a função dos coxins e quais os maiores problemas que eles apresentam.

Confira:

O que é um coxim? Qual a função de um coxim?

O motor e o câmbio (assim como outras peças) do seu carro se movem e vibram durante o funcionamento, esse movimento tem que existir, mas deve ser limitado.

Também as suas vibrações precisam ser absorvidas, para manter o conforto, então essa é basicamente a função do coxim: absorver vibrações e apoiar alguns componentes de forma que eles ainda tenham um movimento mínimo.

Sem os coxins seu carro pareceria uma cadeira de massagem, daquelas que vibram, e o motor ficaria dando “pancadas” durante o uso.

Existem coxins na suspensão, câmbio e escapamento também. Basicamente qualquer componente que tenha vibração pode ter um para atenua-la.

Coxim da suspensão de um Honda Civic.
Coxim da suspensão de um Honda Civic.

Ele é, normalmente, composto de uma peça metálica com partes em borracha. Existem os coxins hidráulicos (que possuem um fluído em seu interior e são mais complexos e caros), comumente utilizados em carros premium e 3 cilindros (o motor 3 cilindros produz mais vibração quando em funcionamento).

O coxim do motor é montado entre motor e o monobloco do carro, em pontos estratégicos.

O que acontece quando o coxim está ruim?

  • Carro vibrando muito: Um coxim ruim pode fazer com que a vibração da peça que ele apoia passe para a estrutura do carro, então esse é o primeiro sintoma, muito comum nos coxins de escapamento e motor.
  • Barulho de metal ou peça solta: Como o coxim liga componentes à estrutura do carro, quando ele se degrada, pode haver contato de metal com metal ou “pancadas” entre uma peça e outra, sintoma comum nos coxins de motor, escapamento e suspensão.
  • Marchas não entrando e movimento na alavanca do câmbio: O coxim que apoia o câmbio, quando ruim, faz com que a peça esteja em posições diferentes a cada momento, então o engate das marchas fica dificultoso, além de nas arrancadas ser possível ver a alanca do câmbio se movimentar.
  • Junta da homocinética quebrando de forma recorrente. O movimento excessivo do motor e câmbio reduz muito a vida útil da homocinética.
Foto do coxim de um Audi A3, as carcaças metálicas (1) e (2), são unidas por uma borracha para atenuar a movimentação causada pelo conjunto motor/câmbio.
Foto do coxim de um Audi A3, as carcaças metálicas (1) e (2), são unidas por uma borracha para atenuar a movimentação causada pelo conjunto motor/câmbio.

Manutenção do coxim

Existem recomendações de trocas periódicas, normalmente a cada três anos ou 30 mil quilômetros, mas muitas vezes não são seguidas ou necessárias, então sempre peça para seu mecânico verificar o estado dos coxins quando fizer o check-up do seu veículo e troque-os quando apresentarem sinal de desgaste, ressecamento das borrachas e rachaduras.

Dicas de conservação dos coxins

  • Evite arrancadas e frenagens bruscas;
  • Evite vias com muitos buracos (sei que é quase impossível, então ande devagar nelas);
  • Passe devagar nas lombadas;
  • Troque as marchas suavemente;
  • Carros com alterações no amortecedor e molas reduzem a vida útil dos coxins;
  • Faça as manutenções do seu carro corretamente;
  • Mantenha o alinhamento em dia;
  • Evite andar com o carro muito carregado (o peso excessivo danifica os coxins);
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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.