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Quando falta água no radiador o que acontece?

iStock-675259540-1024x683 Quando falta água no radiador o que acontece?

Você é daqueles que faz um check-up no carro apenas quando vai viajar? Caso tenha respondido sim, provavelmente você não esteja cuidando do seu veículo como deveria.



Quando se programa para pegar a estrada, verifica todos os itens ou apenas alguns quando dá tempo? O motorista sempre deve analisar várias coisas como: o fluído de transmissão, a bateria, filtro de ar, água do radiador, luzes, pneus, dentre outros. Mas nem todo mundo faz isso.

É necessário olhar esses itens não só quando for viajar, é preciso ficar atento e verificar com frequência no dia a dia. Conheça bem o seu carro e caso tenha dúvidas, é sempre recomendado tirá-las no manual do veículo. Veja um Top 10 que fizemos com dicas de manutenção automotiva.

Um automóvel funciona em altas temperaturas, no momento da combustão, essa temperatura pode ser elevada. É por isso que o radiador é muito importante, é ele o responsável por refrigerar todo o sistema e também por manter o propulsor mais frio evitando superaquecimento e derretimento das peças. Por esse motivo, é essencial ficar sempre de olho.



iStock-675259540-1024x683 Quando falta água no radiador o que acontece?

Como funciona o sistema de arrefecimento?

Você conhece como tudo isso funciona e quais os ricos quando falta água no reservatório do radiador? Esse sistema é composto por válvula termostática, reservatório de expansão, válvula de vácuo, válvula de pressurização, fluido de arrefecimento, bomba d’água, eletroventilador e sensor de temperatura do motor.

A válvula termostática é a peça que faz a divisão entre o líquido do motor e no radiador. Ela tem a função de permitir o rápido aquecimento e a manutenção da temperatura para manter o um bom funcionamento do motor, liberando o líquido quente vindo do bloco (do motor) para o radiador.

Ele atravessa o radiador e é resfriado, voltando assim para o bloco. O interruptor térmico liga a ventoinha em casos de o fluxo de ar que passa por ele não for o suficiente. Isso geralmente acontece quando o automóvel está ligado e o carro está parado em um trânsito lento, por exemplo.

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O interruptor é acionado na hora em que os discos bi-metálicos se dilatam com o calor, provocando deslocamento de componentes no interior, ligando e desligando a ventoinha. Já o sensor de temperatura fica localizado em diferentes partes do motor. Ele possui uma pastilha cerâmica chamada de termistor, quando a temperatura está baixa, a resistência elétrica do termistor é alta, impossibilitando a passagem de corrente elétrica para o ponteiro do painel do automóvel.

O sensor de injeção eletrônica funciona de forma similar ao sensor de temperatura comum, as informações são enviadas para o módulo de comando eletrônico. Já com essa informação, ele controla o tempo de injeção de combustível, o ponto de ignição, o sensor lambda e o ventilador do radiador.

O que acontece quando falta água?

Agora, já sabemos que ele é responsável por controlar a temperatura. Sendo assim, não poderá faltar água no reservatório. Mas e quando isso ocorrer?

Com o superaquecimento por falta d’água, vem os problemas, podendo danificar as juntas do motor e a bomba d’água. Além disso, corre o risco de fundir o motor e com isso será necessário retirá-lo do veículo para um serviço de retífica, explica Leandro Alves – mecânico automotivo formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI SP. Entretanto, com a tecnologia em motores modernos, isso acaba sendo bem mais raro.

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O que colocar no reservatório? Pode ser só água?

O líquido que deve ir no radiador não é 100% água, senão poderá ocorrer o enferrujamento da motorização. Portanto, use o produto certo: o líquido de arrefecimento e aditivos, que é um composto que utiliza etilenoglicol que ajuda a manter a temperatura e limpeza dentro do motor (50% de água e 50% de aditivo).

Quando for necessário repor porque baixou, em casos de emergência, você até pode colocar a “água de torneira”, mas é essencial verificar a existência de vazamentos. Em seguida, procure um reparador para que seja feita a troca imediatamente de água pelo líquido de arrefecimento.

O que fazer quando falta água e o motor ferve?

Ao identificar o problema, é fundamental esperar o carro esfriar antes de abrir o reservatório. Desligue o veículo e aguarde cerca de 10 – 15 minutos.

Ainda assim, em hipótese alguma coloque água gelada, algumas pessoas acham que isso pode ajudar, mas, na verdade, poderá causar um choque térmico. Depois disso, ligue o carro para ver se a temperatura irá subir, caso aconteça, poderá ser um problema mecânico.

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Se ainda o motor estiver quente, o ambiente está pressurizado, essa água pode “espirrar” causando queimaduras graves. Já no momento da troca, é preciso retirar todo o líquido e em seguida basta colocar o novo. O volume total varia de veículo para veículo, normalmente cerca de 4 litros ou mais.

Aditivos para radiador e manutenção periódica

Há uma série de aditivos de radiador que são oferecidos. Como nós temos uma série de variedade no mercado, alguns fabricantes não fornecem a composição correta, por isso, utilize as marcas mais famosas que já são de confiança e não procure apenas pelo preço. A troca do líquido do reservatório deve ocorrer, segundo as montadoras, a cada dois anos ou quando for detectado vazamentos.

Segundo Leandro Alves, você deve ficar atento para deixar a água sempre no nível. A verificação deve ser feita periodicamente. No caso de veículos mais antigos, o dono precisa olhar com mais frequência, geralmente de manhã, antes de sair com o carro, pois pode haver pequenos vazamentos. Já nos modelos mais novos pelo menos uma vez por semana.

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O sistema também pode dar sinais de problemas, se você perceber que a água está avermelhada ou marrom, isso pode ser um alerta, possivelmente irá gerar entupimento ocasionando superaquecimento mesmo que o nível do reservatória esteja alto. Até mesmo a tampa deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros.

Como tapar um furo temporariamente?

Colocar um ovo cru no radiador para tapar um furo, dá certo? Não é mentira, há pessoas na internet que dizem ter conseguido resolver esse problema por algum tempo. Não é nenhuma peça com esse nome não. Estamos falando de colocar mesmo um ovo cru dentro do radiador. Alguns dizem que até massa de tomate funciona. Falamos sobre isso em outro post e você pode conferir se isso da certo ou não.

Quando o motor trabalha na temperatura correta, ele terá maior durabilidade, você evita gastos excessivos de combustível, o índice de poluentes será menor, o desempenho será elevado e também terá menor desgaste e atrito. Além, é claro, menor custo de manutenção.

E você? Já deu uma olhada no seu reservatório de água do radiador essa semana?

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  • Louis

    Se não me engano, no meu Fit primeira geração, a troca do líquido de arrefecimento era indicada somente aos 140 mil km… me corrijam se eu estiver errado.

    • RRodrigo Souza

      sempre são 2 periodos ,igual manutenção geral, ou por kilometragem ou pelo tempo/mes/ano ou ainda pode vir a parte de estado do produto/peça , caso ele esteja no nivel correto você só verifica se ele ainda está limpo, pois se for um carro que pega muita estrada de terra e o liquido ficou muito sujo você talves terá que fazer a limpeza antes da kilometragem que é 140km .

    • Janduir

      Normalmente o aditivo Honda quando sai zero é 200.000 km ou 10 anos… mas tem uns famosos de youtube que dizem que um aditivo Tabajara de polímeros é melhor que o monoetilenoglicol. Uso desde os anos 2000 o aditivo Delphi RL10008 (custa R$25,00 o litro concentrado). Dura 5 anos ou 240.000 km. Nunca tive problemas com ferrugem…

      • Ygor Soares

        Esse canal tabajara é dose! E ainda tem uma penca de seguidores que aplaudem esse camarada!

        • Esse tabajara por acaso começa com A e tem três letras?

        • Janduir

          E olha que ele vai fazer um aditivo com sua marca, onde ele diz que com 1 litro trata até 8 de água. Ou seja vai vender o Radiex R-1882 superconcentrado (custa uns 18,00 na autopeças) com sua etiqueta e vai vender a uns R$80,00. E tem tonto que vai trocar o aditivo original… já vi trocarem de Honda com apenas 4 anos de uso (duraria 10 anos com o original) e botarem o tabajara…

          • Louis

            Eu até gosto deste canal, aprendi bastante coisa com ele. Mas é preciso filtrar as informações, assim como qualquer fonte. Por ex. Militec1, que ele endeusa, ainda não estou convencido que traga benefícios relevantes.

  • Eduardo Alves

    Esquenta. xD

  • JOSE DO EGITO

    Essa do OVO nunca tinha ouvido falar !

    • zekinha71

      Então vc nunca assistiu McGiver.

      • Ia dizer a mesma coisa… o episódio em que o Mc Giver coloca ovo no radiador do jeep é clássico… kkkk

        • RRodrigo Souza

          para tampar o buraco que tinha no radiador ou em alguma mangueira ? pois ao contato com a agua quente o ovo cozinha e tampa o buraco, mas como sabemos pode prejudicar ou entupir outra parte que não poderia

          • Era no radiador, mesmo. Me lembro até das claras cozidas saindo pra fora dos buracos… rs.

            • RRodrigo Souza

              entao, o que quiz dizer que o sentido de colocar o ovo no radiador foi para tentar tampar o buraco do radiador

        • Zé Mundico

          Rapaz, a do ovo eu não achei, mas essa do freio é impagável….rsrsrsrs

          https://www.youtube.com/watch?v=PaPrK26fTvM

          • zekinha71

            Conhecia uma pessoa que o capô do Uno abriu a 100 por hora e não voou, ficou dobrado sobre o para brisa, e o cara teve que por a cabeça pra fora pra conseguir ver onde ia parar.

            • Moacy Andrade

              Aconteceu isso comigo. Era um Fiat 147 1984. Foi entre Salvador/ Feira de Santana

      • Nicolas_RS

        Os Alemães fritavam ovo no “capo” dos blindados na África.

    • Samluzbh

      Essa é antiga, na época em que não tinha reservatório de expansão, e colocava água direto no Radiador, hj creio que não dará certo.

  • Pedro154

    Coincidência, rs. Ontem mesmo meu computador de bordo “mandou” completar o líquido do radiador.

    • Yago G. Oliveira

      Qual o carro?

      • Edu

        Muitos modelos têm o sensor de nível no tanque de líquido de arrefecimento. Meu A3 é velhinho e já vinha com esse recurso. Tem alguns vídeos no YT mostrando que dá para instalar nos que não têm. Melhor instalar na tampa para o caso de alguém esquecer de fechar o reservatório.

    • Janduir

      Se está baixando é porque tem vazamento. Quando está usando aditivo original na proporção indicada, não é normal baixar.

  • Unknown

    Quanta baboseira!

  • Yago G. Oliveira

    Acho que o pior é quando você fala pro mecânico pra não usar água de torneira ou água de ar-condicionado. E ele fica “???”

    • RRodrigo Souza

      agua de ar condicionado ?essa é boa , é tao barato a agua propria para radiador ,

      • Geraldo Xavier

        A agua própria que eles vendem é destilada. Água destilada é a água que sofreu vaporização e condensou e retornou ao estado líquido. Ex: chuva, aquelas gotas que ficam na tampa da panela etc. Agua de ar condicionado é criada pela umidade do ambiente que na troca do calor do compressor se forma. Ambas são águas que não contém os produtos colocados para tratamento ex: o cloro que corroe os metais. Pode usar água do ar condicionado e da chuva para diluir o aditivo sem problemas. Já a da torneira deve ser evitada.

        • RRodrigo Souza

          mas a agua destilada que voce informa do radiador ainda deve conter algum mineral correto? caso tenha minerais não é recomendado a ser colocado pois os mineiras ajudaram a corroer. o correto seria a agua desmineralizada correto ?

          • Geraldo Xavier

            Aí seria água deionizada. Nesse processo são retirados os íons presentes na mesma.

    • Janduir

      Eu tenho um teste aqui com um Aditivo Radiex superconcentrado modelo R-1882 que 1 litro trata até 8 de água. Ele é base polímeros e protege apenas contra ferrugem (não é antifervura nem congelamento). Fiz um teste usando essa proporção 1/8 com água desmineralizada e água da torneira (Sabesp) mergulhando um Bombril. Incrivelmente, passado 1 ano, os 2 bombril estão em estado de Novo. Esse aditivo custa apenas 20,00 o litro. Pra quem está apertado, esse aditivo quebra um galho…

  • Maycon Farias

    Fui olhar o motor do carro da minha irmã por curiosidade e descobri que o óleo estava vencido a mais de 4 mil quilômetros e a água do radiador estava 1 litro abaixo. Realmente existem centenas de pessoas descuidadas assim.

    • Nicolas_RS

      O meu está abaixo do normal, mas não sobe a temperatura, fica normal! Não vejo o do pq colocar mais agua.

      • Leandro

        Quando ferver e te deixar no meio do caminho voce verá.

        • Nicolas_RS

          Fico sempre de olho na temperatura, não sobe nem desce, viajei mês passado, percorri 1.400km sem menores problemas!

          • Luciano RC

            Completa que você fica tranquilo. Deve ser um microvazamento do qual uma hora vai aparecer. Se pudesse rodar baixo, não colocavam a quantidade de água especificada.

            • Nicolas_RS

              É só completar com agua né? No Posto queriam me cobrar 80 reais, por isso deixei quieto.

              • Luciano RC

                Completa com aditivo ou água desmineralizada. Em posto, sempre vão cobrar caro. O correto é comprar em uma loja especializada (auto-peças de qualidade), pagando um preço mais justo e não tendo problema futuro.

                • Nicolas_RS

                  Obrigado!

    • Louis

      4 mil km é pouco, provavelmente não chega a formar borra, eu mesmo já passei 5 mil km uma vez, mas uso mais em estrada.
      Tive uma colega de faculdade, que ela andou 30 mil km sem trocar o óleo KKKKKK Depois, na hora de vender, anunciam como “carro de mulher” e ainda sai valorizado.

      • Luciano RC

        Tem muita gente que não troca óleo e nem faz manutenção qualquer no motor… isso é meio que comum no mercado de usados.

      • Ricardo Blume

        Claro que depende muito das condições de rodagem de seu carro mas essa balela de troca de óleo a cada 5000 ou 10000 km (conforme recomendado pelo fabricante) é historinha para ter justificativa da tal revisão obrigatória nas ccs. Sempre passo um pouco da quilometragem recomendada pelo meu manual (1500 km, até 2000 quando rodo muito em estradas). Eles querem mesmo é o nosso dinheiro.

  • Samluzbh

    Sempre vigiava mais o ponteiro de temperatura que o de combustível, deve ser porque antigamente um dos maiores problemas dos carros era ferver, hj carros comuns nem tem mais marcador de temperatura, sinto muita falta.

    • Luciano RC

      Também sinto falta. Até porque o carro tem uma temperatura ideal para funcionar e gosto de saber quando a alcançou.

  • Ediomar

    Acabei de trocar ontem,do meu Stilo 2011 8v a válvula termostática,aditivo Delphi com água desmineralizada e bomba da água,antes o ponteiro demoravaaaaa a sair do lugar,agora 5 minutos e já esta na temperatura ideal,ate a partida fica mais rápida e a marcha lenta mais baixa,já notei uma melhora no consumo médio,e pra fazer tudo isso foi muito barato pois esse motor é o GM F1,então não tem erro,recomendo a todos essa manutenção,o carro e seu bolso agradecem.

    • Felippe2010

      provavelmente o seu carro estava andando sem a válvula termostática, os mexanicos adoram fazer isso, segundo eles os carros não precisam dessa válvula

      • Ediomar

        Pior que era a original ainda, com 91mil km,tava com as abraçadeiras sem parafuso com tinta, estava travada aberta mesmo.

        • Felippe2010

          Então travou aberta ainda, menos mau que não foi fechada kkkk

          • Luciano RC

            Verdade… se trava fechada, já era.

  • Zé Mundico

    Nessa aqui o cara usou na BMW dele uma daquelas super-hiper-ultra-mega cola-tudo.
    Para uma emergência até que resolve, mas com o tempo a alta temperatura detona tudo.

    https://www.youtube.com/watch?v=UKewBfqIFxk

  • Zé Mundico

    Já ví muita gente completar o nível com água de torneira, o que é um tremendo erro.
    O cloro da água vai oxidar as partes metálicas do motor e a alta temperatura produz uma reação química que vai formar uma borra verde-amarelada que detona tudo, até os mangotes e mangueiras!!
    O indicado é água mineral mas eu uso mesmo água da chuva.

    • SDS SP

      Sem contar que oxida às paredes das galerias, e a tal camada de óxido atua como refratária, o que é péssimo para troca de calor.

    • Rodrigo

      Água desmineralizada, vc quis dizer, né?

      • Rodrigo

        hahahahaha….. esse Zé Mundico quis dizer água mineral mesmo.

        O que tem maluco colocando água mineral no carro, é inacreditável!!!

        Brasileiro é totalmente ignorante nessa questão de manutenção de carro

        • Zé Mundico

          Água mineral não tem cloro nem outros componentes químicos da água de torneira.
          E pode colocar água mineral, sim, pois apesar do nome, tem minerais em quantidades ínfimas.

          • Rodrigo

            Isso sim é um brasileiro.

    • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

      Água mineral ? ou desmineralizada que é própria para radiador ?

      Comprei essa Triboil e paguei só R$ 3,90 no mercado car, essa que é a ideal.

      https://http2.mlstatic.com/agua-desmineralizada-triboil-1-litro-diluico-arrefecedores-D_NQ_NP_864542-MLB26656615076_012018-F.jpg

    • SDS SP

      Nem tinha lido todo seu comentário, mas o certo é água desmineralizada, que é exatamente o contrário da mineral.

      • Zé Mundico

        Poie é, eu uso água da chuva, mas água mineral também pode usar, pois é melhor que água de torneira..

    • Geraldo Xavier

      Água da chuva é agua destilada. Espera 10 min do início da chuva pois é muito ácida. Após 10 min a chuva já limpou o ambiente e fica limpa

    • Rubem

      a questão de corrosão é o ph. por isso o ideal é coloca agua desmineralizada e não mineral

  • Leandro

    Por que chamam de água o líquido de arrefecimento? Ele tem água na composição, mas não é água não. Vejo um monte de carro com o reservatório com ferrugem por que os donos colocam somente água. Além de não fazer o serviço correto, água pura danifica o sistema.

    • Louis

      Normalmente esse pessoal é o que deixa o frentista completar o nível, já vi várias mulheres permitirem isso. Eu nunca deixo esses caras que nem sabem ler direito mexer no meu motor.

  • Eng Turbo

    Usar “Água de torneira” somente em caso de EMERGÊNCIA!! As paredes dos radiadores modernos (Mecanicos ou Brasados) são extremamente finas, a água de torneira contem minerais que atacam os matérias do radiador, causando corrosão, além de atacar a própria bomba d’agua, deixar resíduos nos dutos do bloco, cabeçote, etc. Além disso, a água de torneira acaba oxidando os componentes, o que afeta drasticamente a vida dos componentes. Resumo: Água de torneira somente em EMERGÊNCIA, caso não tenha oura solução imediata e já tenha em mente que assim que possível, todo o sistema deverá ser drenado, limpo e reposto com a solução indicada.

  • Luciano RC

    Não sei se é mania de velho ou eu sou retardado, mas gosto de olhar o carro sempre que vou sair. Desço uns 10 minutos antes e verifico tudo. Olho embaixo do carro pra ver se surgiu alguma coisa, olho os pneus e semanalmente verifico até mesmo as lanternas.

    Minha esposa fica louca com isso… diz que compro carro novo e tenho que me preocupar? Não quero causar nenhum acidente e muito menos ficar na rua por causa de 10 minutos.

  • Ricardo Blume

    NUNCA vou esquecer o Gol Bolinha que tive a tempos atrás. Consumia mais água que um triatleta, me obrigando a ter sempre uma garrafa de água no porta malas. Nunca foi descoberto o problema. Pensem em uma tortura mental.

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