Promovido pelo Notícias Automotivas, vamos orientar você para que revise o seu carro de uma maneira simples e descomplicada.
Essa orientação tem por objetivo fazer com que você entenda melhor o seu veículo, e que antes de qualquer viagem você mesmo verifique a situação de seu veículo.
Hoje vamos falar sobre o líquido de arrefecimento, a sua importância, como verificar o nível e também como ver a temperatura no painel de instrumentos.
Reservatório de água do Motorização
Na maioria dos carros, você observará que há um reservatório de água, com exceção de alguns veículos. A cor característica na maioria das vezes é rosa, mas pode-se encontrar também o líquido na cor verde.
Função do líquido de arrefecimento?
O líquido de arrefecimento tem por função arrefecer o motor, ou seja, mantê-lo na temperatura de trabalho ideal, que no caso é 90 °C. Se a água passar dos 100 °C evaporará, e a alta temperatura fundirá o motor.
Portanto, o líquido de arrefecimento evita a ebulição precoce da água e também evita o congelamento da água.
Nível do líquido
É importante que você sempre mantenha o líquido de arrefecimento no nível do reservatório, entre o mínimo e o máximo.
Se ficar acima da marca máxima, haverá uma pressão no sistema de arrefecimento, e se você deixar abaixo do nível, elevará a temperatura do motor, o que pode fundir o mesmo.
Precisa trocar esse líquido?
O líquido de arrefecimento é geralmente caracterizado por ser “Long Life”, ou seja, “nunca precisará ser substituído”. Mas com o tempo, o líquido de arrefecimento vai sujando, devido aos minerais da água.
Um conselho é substituir o líquido de arrefecimento do sistema completo a cada 2 anos ou 40.000 km.
Proporção de líquido e água
A proporção correta do líquido de arrefecimento pode ser encontrada no manual do seu veículo.
Caso você não tenha o manual, poderá colocar na seguinte proporção: mínimo de 40% de aditivo do líquido de arrefecimento e 60% de água, ou no máximo 60% de aditivo do líquido de arrefecimento e 40% de água. Uma proporção equilibrada de 50% cada também pode ser usada.
Para saber a proporção correta, veja quantos litros de água circula no sistema ao esgotar toda a água do sistema de arrefecimento. Assim você terá uma base para fazer o cálculo.
Ao colocar o aditivo do líquido de arrefecimento, sempre coloque da mesma marca, para não misturar o composto químico.
Como completar o nível do sistema
Caso você precise completar a água do líquido de arrefecimento, sempre que possível coloque água destilada, porque a água destilada não contém os sais minerais que enferrujam o líquido do sistema de arrefecimento.
Água da torneira ainda cria crostas que podem entupir os dutos do sistema de arrefecimento, podendo nesse caso fundir o motor.
Se precisar abrir a tampa do reservatório do líquido de arrefecimento, abra apenas quando o motor estiver frio, pois com o motor quente a pressão é grande e, ao abrir a tampa, poderá espirrar água e queimar quem estiver por perto.
Cada veículo possui um design diferente do reservatório. Ao fechar, verifique se está bem vedado.
Água baixando no radiador, é normal?
Com o tempo, é natural que o líquido de arrefecimento vai baixando o nível. Isso é normal. Porém, se estiver muito abaixo do nível mínimo, depois de ter completado recentemente, pode haver vazamentos, ou passando pela junta do cabeçote.
Nesse caso leve imediatamente a um mecânico e fique atento ao marcador de temperatura, pois se faltar água no radiador, o prejuízo pode ser grande!
E se não tiver água destilada?
Caso não haja água destilada por perto para completar o nível, coloque água filtrada, pois terá impurezas reduzidas e não contaminará o sistema de arrefecimento.
Nos veículos que contém marcador de temperatura analógico, a escala poderá variar de 50 a 130 °C.
Sintomas de quando o radiador tem problemas
O principal sintoma é a luz do marcador de temperatura acender, lá no painel. Você também pode ter notado vazamento de água azulada ou avermelhada no chão da sua garagem.
Se a ventoinha do motor ficar ligada por muito tempo, mais do que o normal, também é um sintoma.
Quais são os problemas mais frequentes?
Os problemas mais comuns são: bomba dágua que vaza, mangueira do radiador que estoura e vaza, radiador com algum vazamento e reservatório de expansão rachado.
Temperatura ideal do Motorização
O líquido de arrefecimento trabalhará sempre na faixa dos 90 °C, podendo variar conforme a altitude que você estiver. Se o ponteiro passar dos 90 °C fique atento. Pare em um lugar seguro, desligue o motor e espere esfriar um pouco.
Prossiga sua viagem até um mecânico mais próximo e verifique o que está acontecendo. Se a temperatura continuar alta por muito tempo, isso poderá fundir o motor e causar prejuízos maiores.
Espero que você tenha entendido com clareza. Não quis fazer uma abordagem muito técnica, e tentei expressar de maneira simples.
Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato com o Notícias Automotivas. Até a próxima.
Fique atento ao seu carro.
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