Líquido de Arrefecimento do Radiador (11 Dicas)

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Promovido pelo Notícias Automotivas, vamos orientar você para que revise o seu carro de uma maneira simples e descomplicada.

Essa orientação tem por objetivo fazer com que você entenda melhor o seu veículo, e que antes de qualquer viagem você mesmo verifique a situação de seu veículo.

Hoje vamos falar sobre o líquido de arrefecimento, a sua importância, como verificar o nível e também como ver a temperatura no painel de instrumentos.

Reservatório de água do motor

Na maioria dos carros, você observará que há um reservatório de água, com exceção de alguns veículos. A cor característica na maioria das vezes é rosa, mas pode-se encontrar também o líquido na cor verde.

Função do líquido de arrefecimento, para que serve

O líquido de arrefecimento tem por função arrefecer o motor, ou seja, mantê-lo na temperatura de trabalho ideal, que no caso é 90 °C. Se a água passar dos 100 °C evaporará, e a alta temperatura fundirá o motor.

Portanto, o líquido de arrefecimento evita a ebulição precoce da água e também evita o congelamento da água.

Nível do líquido de arrefecimento

É importante que você sempre mantenha o líquido de arrefecimento no nível do reservatório, entre o mínimo e o máximo.

Se ficar acima da marca máxima, haverá uma pressão no sistema de arrefecimento, e se você deixar abaixo do nível, elevará a temperatura do motor, o que pode fundir o mesmo.

Precisa trocar esse líquido?

O líquido de arrefecimento é geralmente caracterizado por ser “Long Life”, ou seja, “nunca precisará ser substituído”. Mas com o tempo, o líquido de arrefecimento vai sujando, devido aos minerais da água.

Um conselho é substituir o líquido de arrefecimento do sistema completo a cada 2 anos ou 40.000 km.

Proporção de líquido de arrefecimento e água

A proporção correta do líquido de arrefecimento pode ser encontrada no manual do seu veículo. Caso você não tenha o manual, poderá colocar na seguinte proporção: mínimo de 40% de aditivo do líquido de arrefecimento e 60% de água, ou no máximo 60% de aditivo do líquido de arrefecimento e 40% de água. Uma proporção equilibrada de 50% cada também pode ser usada.

Para saber a proporção correta, veja quantos litros de água circula no sistema ao esgotar toda a água do sistema de arrefecimento. Assim você terá uma base para fazer o cálculo.

Ao colocar o aditivo do líquido de arrefecimento, sempre coloque da mesma marca, para não misturar o composto químico.

Como completar o nível do sistema

Caso você precise completar a água do líquido de arrefecimento, sempre que possível coloque água destilada, porque a água destilada não contém os sais minerais que enferrujam o líquido do sistema de arrefecimento.

Água da torneira ainda cria crostas que podem entupir os dutos do sistema de arrefecimento, podendo nesse caso fundir o motor.

Se precisar abrir a tampa do reservatório do líquido de arrefecimento, abra apenas quando o motor estiver frio, pois com o motor quente a pressão é grande e, ao abrir a tampa, poderá espirrar água e queimar quem estiver por perto.

Cada veículo possui um design diferente do reservatório. Ao fechar, verifique se está bem vedado.

Água baixando no radiador, é normal?

Com o tempo, é natural que o líquido de arrefecimento vai baixando o nível. Isso é normal. Porém, se estiver muito abaixo do nível mínimo, depois de ter completado recentemente, pode haver vazamentos, ou passando pela junta do cabeçote.

Nesse caso leve imediatamente a um mecânico e fique atento ao marcador de temperatura, pois se faltar água no radiador, o prejuízo pode ser grande!

E se não tiver água destilada?

Caso não haja água destilada por perto para completar o nível, coloque água filtrada, pois terá impurezas reduzidas e não contaminará o sistema de arrefecimento.

Nos veículos que contém marcador de temperatura analógico, a escala poderá variar de 50 a 130 °C.

Sintomas de quando o radiador tem problemas

O principal sintoma é a luz do marcador de temperatura acender, lá no painel. Você também pode ter notado vazamento de água azulada ou avermelhada no chão da sua garagem.

Se a ventoinha do motor ficar ligada por muito tempo, mais do que o normal, também é um sintoma.

Quais são os problemas mais frequentes?

Os problemas mais comuns são: bomba dágua que vaza, mangueira do radiador que estoura e vaza, radiador com algum vazamento e reservatório de expansão rachado.

Temperatura ideal do motor

O líquido de arrefecimento trabalhará sempre na faixa dos 90 °C, podendo variar conforme a altitude que você estiver. Se o ponteiro passar dos 90 °C fique atento. Pare em um lugar seguro, desligue o motor e espere esfriar um pouco.

Prossiga sua viagem até um mecânico mais próximo e verifique o que está acontecendo. Se a temperatura continuar alta por muito tempo, isso poderá fundir o motor e causar prejuízos maiores.

Espero que você tenha entendido com clareza. Não quis fazer uma abordagem muito técnica, e tentei expressar de maneira simples.

Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato com o Notícias Automotivas. Até a próxima.

Fique atento ao seu carro.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.