Como saber se a pastilha de freio está ruim? Qual é a sua vida útil?

pastilha de freio
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A pastilha de freio deve estar em boas condições para garantir a segurança do motorista e dos passageiros.

Existem diversos sinais que indicam que a pastilha de freio está ruim e precisa ser trocada.

Vamos ver cada um destes sinais, explicados em mais detalhes.

Confira:

Quilometragem alta

O desgaste da pastilha de freio está diretamente relacionado à quilometragem percorrida pelo veículo.

Quanto mais o carro é utilizado, maior será a degradação das pastilhas.

Geralmente, as pastilhas têm uma vida útil de 30 mil a 40 mil km. Portanto, se o veículo possui uma quilometragem acima desse valor, é recomendado verificar o estado das pastilhas e fazer a substituição se necessário.

Mas, um detalhe, se o carro é usado apenas dentro da cidade, pode ser que a pastilha dura apenas 15 mil ou 20 mil km, pois neste caso o freio é acionado muito mais frequentemente.

Quilometragem Vida útil das pastilhas de freio
Até 30 mil km Pastilhas em bom estado
30 mil a 40 mil km Recomendado verificar o estado das pastilhas
Acima de 40 mil km Substituição das pastilhas é recomendada

Luz indicativa acesa no painel

Alguns veículos possuem um sensor que acende uma luz indicativa no painel quando as pastilhas de freio estão desgastadas.

Caso essa luz esteja acesa no painel, é um sinal claro de que as pastilhas precisam ser substituídas.

Essa luz é um recurso bastante útil, pois alerta o motorista sobre o estado das pastilhas e a necessidade de troca.

pastilhas de freio
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Ruído agudo ao frear

Um dos sinais mais comuns de que as pastilhas de freio estão ruins é a presença de um ruído agudo ao frear. Esse ruído pode indicar que a superfície da pastilha está desgastada e já atingiu a parte metálica.

O som agudo é o atrito do metal da pastilha com o disco de freio. A solução para esse problema é simples: a troca das pastilhas.

Dificuldade para frear o carro

Quando as pastilhas estão em bom estado, a frenagem ocorre de maneira eficiente, garantindo a parada completa do veículo.

No entanto, com o desgaste das pastilhas, a eficiência da frenagem diminui, o que pode ser percebido pela dificuldade em parar o carro completamente ao frear bruscamente.

Ao atingir um certo nível de desgaste, as pastilhas perdem a capacidade de promover o atrito adequado com o disco de freio, comprometendo assim a eficiência da frenagem.

Pedal do freio muito baixo

Se o pedal do freio está mais baixo do que o normal, pode ser um indicativo de que as pastilhas de freio estão desgastadas.

O desgaste excessivo das pastilhas faz com que o espaço entre a pastilha e o disco aumente, fazendo com que o pedal desça mais ao ser acionado.

Embora outros problemas com o sistema de freio possam causar essa condição, é possível que a pastilha de freio seja a causa.

Além do desgaste elevado das pastilhas de freio, outros fatores podem contribuir para um pedal de freio mais baixo, como problemas no sistema hidráulico, vazamentos de líquido de freio ou mesmo falta de pressão no sistema.

Presença de muita sujeira na parte interna das rodas

O uso das pastilhas de freio gera uma espécie de poeira que se deposita nas rodas do carro, principalmente na parte interna.

Esses resíduos são gerados pelo atrito do material das pastilhas com o disco de freio.

Portanto, se houver uma grande quantidade de sujeira nas rodas, pode ser um indicativo de que as pastilhas estão deterioradas e precisam ser trocadas.

O que acontece se andar com a pastilha de freio ruim?

Andar com as pastilhas de freio gastas é extremamente perigoso. Além de colocar em risco a segurança do motorista e dos passageiros, o uso de pastilhas de freio desgastadas pode causar danos permanentes ao sistema de freio do veículo.

O desgaste das pastilhas de freio compromete a eficiência do sistema de frenagem, reduzindo a capacidade do veículo de parar rapidamente.

Isso aumenta o tempo e a distância necessários para parar o carro em uma emergência, colocando em risco a segurança dos ocupantes e de outros usuários da via.

Além disso, as pastilhas de freio desgastadas podem danificar os discos de freio. O atrito contínuo entre as pastilhas desgastadas e os discos pode causar ranhuras e desgastes excessivos, resultando na necessidade de substituição de peças mais caras e complexas.

Qual o valor da pastilha de freio?

O valor da pastilha de freio pode variar dependendo do tipo de veículo, marca e modelo do automóvel, assim como o material da pastilha de freio escolhida. Os preços podem variar desde cerca de R$ 50 até mais de R$ 300.

Qual a vida útil de pastilha de freio?

A vida útil das pastilhas de freio varia em torno de 30 mil a 40 mil quilômetros rodados, mas esse valor depende do tipo de veículo, das condições de uso e de outros fatores.

Esses valores são apenas estimativas e podem variar dependendo de diversos fatores, como estilo de condução, condições da estrada e qualidade das pastilhas de freio.

Perguntas frequentes

Como saber se a pastilha de freio está ruim?

Existem diversos sinais que indicam que a pastilha de freio está ruim e precisa ser trocada. Alguns desses sinais incluem quilometragem alta, luz indicativa acesa no painel, ruído agudo ao frear, dificuldade para frear o carro, pedal do freio muito baixo e presença de sujeira na parte interna das rodas.

O que acontece se andar com a pastilha de freio ruim?

Além de colocar em risco a segurança do motorista e dos passageiros, o uso de pastilhas de freio desgastadas pode causar danos permanentes ao sistema de freio do veículo.

Qual a vida útil de pastilha de freio?

A vida útil das pastilhas de freio varia em torno de 30 mil a 40 mil quilômetros rodados, mas esse valor depende do tipo de veículo, das condições de uso e de outros fatores.

Qual pastilha de freio é boa?

A escolha da melhor pastilha de freio depende do tipo de veículo e das necessidades do motorista. Existem diferentes tipos de pastilhas de freio, como as orgânicas, cerâmicas, metálicas e semi-metálicas. Cada tipo tem suas características e desempenho específicos.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.