Considerado um item de desgaste natural, a pastilha de freio tem vida útil que varia de acordo com o modo de condução do veículo. Geralmente, as marcas de carros verificam o estado desses itens a cada 10.000 km.
Trata-se de uma inspeção de rotina, pois esse é um componente de segurança ativa.
No entanto, especialistas em freio recomendam a substituição entre 30.000 e 40.000 km, sendo que, nesse intervalo, a troca é inevitável devido ao desgaste nas frenagens, que vai reduzindo aos poucos o material de fricção até chegar em um estado mínimo de segurança.
Mesmo com freio ABS, o intervalo de troca geralmente é o mesmo.
Dentro do manual do proprietário, orientações sobre quando e como fazer a troca de pastilha de freio estão especificadas.
Deve-se levar sempre em consideração o modo como o sistema de freios é utilizado. Quanto mais agressivo nas frenagens, menor será a vida útil devido ao desgaste maior do material.
Quando trocar?
Como já dito antes, o tempo de troca das pastilhas de freio varia de acordo com o tipo de condução que se pratica no dia a dia.
No entanto, existem alertas do momento em que se tem que substituir as pastilhas. Antes de qualquer percepção sobre o estado desse componente, alguns carros possuem um alerta de substituição através de sensores que atravessam as pastilhas.
Assim, quando estes se desgastam, o sensor é atingido pela energia cinética e térmica, acusando no painel de instrumentos a necessidade de troca da pastilha de freio.
Porém, existem diversos modelos sem este aviso de freio. Nesses caso, as percepções do motorista são fundamentais.
O momento de trocar é quando o espaço para frenagem começa a ficar longo demais, indicando que as pastilhas já estão gastas.
Além disso, a pastilha de freio, quando está no fim, começa a emitir um ruído ou assobio metálico como de ferro com ferro.
Isso ocorre quando a pastilha não existe mais, apenas seu suporte metálico, que acaba entrando em contato com a superfície de aço do disco.
Isso também acarreta em substituição do disco devido ao desgaste provocado pelo contato das duas partes metálicas.
Mesmo com o disco em boas condições, após a troca da pastilha de freio, geralmente se observa um período médio de 300 km para amaciamento das novas pastilhas e do disco já presente no carro, podendo surgir perda de eficiência temporária nesse caso.
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