Quanto tempo dura a pastilha de freio?

pastilha de freio

Considerado um item de desgaste natural, a pastilha de freio tem vida útil que varia de acordo com o modo de condução do veículo. Geralmente, as marcas de carros verificam o estado desses itens a cada 10.000 km.

Trata-se de uma inspeção de rotina, pois esse é um componente de segurança ativa.

No entanto, especialistas em freio recomendam a substituição entre 30.000 e 40.000 km, sendo que, nesse intervalo, a troca é inevitável devido ao desgaste nas frenagens, que vai reduzindo aos poucos o material de fricção até chegar em um estado mínimo de segurança.

Mesmo com freio ABS, o intervalo de troca geralmente é o mesmo.

Dentro do manual do proprietário, orientações sobre quando e como fazer a troca de pastilha de freio estão especificadas.

Deve-se levar sempre em consideração o modo como o sistema de freios é utilizado. Quanto mais agressivo nas frenagens, menor será a vida útil devido ao desgaste maior do material.

Quando trocar?

freio baixo 3

Como já dito antes, o tempo de troca das pastilhas de freio varia de acordo com o tipo de condução que se pratica no dia a dia.

No entanto, existem alertas do momento em que se tem que substituir as pastilhas. Antes de qualquer percepção sobre o estado desse componente, alguns carros possuem um alerta de substituição através de sensores que atravessam as pastilhas.

Assim, quando estes se desgastam, o sensor é atingido pela energia cinética e térmica, acusando no painel de instrumentos a necessidade de troca da pastilha de freio.

Porém, existem diversos modelos sem este aviso de freio. Nesses caso, as percepções do motorista são fundamentais.

O momento de trocar é quando o espaço para frenagem começa a ficar longo demais, indicando que as pastilhas já estão gastas.

Além disso, a pastilha de freio, quando está no fim, começa a emitir um ruído ou assobio metálico como de ferro com ferro.

Isso ocorre quando a pastilha não existe mais, apenas seu suporte metálico, que acaba entrando em contato com a superfície de aço do disco.

Isso também acarreta em substituição do disco devido ao desgaste provocado pelo contato das duas partes metálicas.

Mesmo com o disco em boas condições, após a troca da pastilha de freio, geralmente se observa um período médio de 300 km para amaciamento das novas pastilhas e do disco já presente no carro, podendo surgir perda de eficiência temporária nesse caso.

Veja também: freio baixo, o que pode ser?

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X