Aparelho para economia de combustível funciona? (2024)

carcony

Como gastar menos combustível? Essa pergunta já foi respondida em outra matéria, com informações que são comprovadas nesse sentido.

Mesmo assim, muita gente procura outras formas de reduzir o consumo e acabam optando por apostas em dispositivos e sistemas, fabricados ou artesanais, para reduzir ainda mais o gasto com gasolina ou etanol ao final do mês.

No caso desses aparelhos, muitos prometem reduções incríveis para um carro comum, o que sem dúvida atrai a atenção dos consumidores. Mas será que eles funcionam mesmo?

Separamos alguns dispositivos que foram testados por revistas ou divulgados em outros sites e jornais. Você vai ver de tudo, desde aplicativo com aparelho wireless até vapor de gasolina, então fique ligado!

Direto no Motorização

Por conta da variedade de aparelhos desse tipo (e as promessas mirabolantes que eles fazem), separamos alguns dispositivos que prometem e não cumprem no tocante à redução de consumo de combustível.

Alguns deles foram testados pela revista Quatro Rodas, enquanto outros acabaram virando notícia após não cumprirem com o prometido aos clientes.

Um caso é o chamado Eco Chip, um dispositivo de apenas 4 cm que fica preso no duto de entrada de ar do motor, exigindo que seja colado para não cair.

Com um combustível molecularmente reorganizado, a queima é melhor, produzindo melhor performance, mais economia e menor poluição. Tudo perfeito, até ser testado de fato num Nissan Sentra e as médias de consumo com e sem o Powermag não se alterarem.

Ou seja, não funciona!

fuelshark

Acendedor de cigarros e OBD2

Passando para dentro do carro, alguns dispositivos prometem cortes exorbitantes em consumo e nem precisam do trabalho de se conectar peças suspeitas dentro do cofre do motor.

Se a entrada OBD2 parece coisa mais séria, imagina então o acendedor de cigarros. Pois é, ali onde se pode recarregar celulares, por exemplo, alguns dispositivos “high tech”, como Fuelshark e Carcony, também prometem, mas não cumprem.

Em todos os testes que foram feitos com esses aparelhos, é óbvio que eles não deram resultado nenhum! Como que um aparelho ligado no acendedor de cigarros faria o carro economizar? Não funciona!

Vapor de gasolina e comprimidos potencializadores

Outra novidade para reduzir o consumo de combustível, mas que na verdade é pura enganação, é o chamado “vapor de gasolina”.

O dispositivo emprega um reservatório com gasolina, mas este possui um dispositivo que agita o combustível, produzindo um gás ou vapor do líquido.

Ele é conectado ao TBI ou coletor de admissão para injetar esse vapor de gasolina dentro da câmara de combustão. Ao fazer isso, a sonda Lambda entende que a quantidade extra de gás na mistura original tornou-a muito rica.

O consumo realmente é menor, mas o desempenho também cai. Como o condutor está focado nas alterações dos números, ele estará condicionado a obter melhor média, por isso muitos dizem que funciona de 20% a 50% de economia.

Não funciona, porque faz o carro usar menos combustível, mas o desempenho também é reduzido.

Outra promessa não cumprida é a dos potencializadores de combustível, que são misturados no tanque com o intuito de aumentar a potência com gasolina ou etanol ainda mais aditivados, garantindo também mais economia.

Hidrogênio

Um dos dispositivos mais populares é o kit de hidrogênio, os chamados HH2 ou HHO, referências aos elementos químicos oxigênio e hidrogênio.

Tudo se baseia na eletrólise da água (que é guardada num reservatório em solução com sal), onde se obtém o hidrogênio para ser injetado na câmara de combustão para ser queimado.

Dos kits, pode-se comprar desde o manual, por uns R$ 4, até um kit propriamente dito, que custa de R$ 2.000 a R$ 4.000 instalado.

A promessa é de 60% de economia, mas essa solução é instável e reverte o objetivo, aumentando o consumo ao invés de reduzi-lo. Ou seja, não funciona!

Isso sem contar eventuais explosões por causa do hidrogênio altamente explosivo, bem como curto-circuito e descarregamento da bateria, visto que o processo de eletrólise exige energia demais da bateria e do sistema elétrico.

Conclusão

Se você quiser realmente economizar combustível, não existe outra alternativa: compre um carro econômico e dirija de forma mais tranquila, respeitando o tempo correto de troca de marcha e exigindo o mínimo do motor.

Além disso, procure sempre postos de combustível confiáveis, pois o líquido adulterado pode aumentar o consumo e ainda estragar o motor. Além disso, que tal deixar o carro em casa e usar meios alternativos de transporte?

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X