Manutenção

O que fazer se meu carro for abastecido com combustível adulterado?

combustivel-brasil-1024x673

O que fazer se coloquei combustível adulterado no carro?

Essa situação é muito complicada. Para não cairmos nas garras do combustível adulterado e ter nosso carro todo danificado, para não dizer coisa pior, temos que sempre abastecer em postos de combustível que tenham boa aparência, conhecidos, que tenham uma boa fama na região, que tenham bandeira específica (como BR, Esso, Shell, etc) e que não tenham preços tentadoramente menores que os normais.


Fazendo isso, vamos sempre escolher um certo posto. Se não somos daquela cidade, podemos perguntar em alguma loja ou estabelecimento comercial ali perto do posto se aquele lugar tem boa fama. Aí, ao abastecer, temos que pedir nota fiscal do abastecimento. Ela é nossa garantia caso tenhamos problemas no futuro com combustível adulterado.

Com a nota fiscal, podemos entrar no Procon contra aquele posto, caso o seu combustível venha a causar danos em nosso carro. Mas, e se o combustível já está no tanque, e vemos que se rodarmos com ele, vamos estragar o motor?

A melhor coisa a fazer é ir até uma boa oficina mecânica e pedir que seja feito o esvaziamento do tanque. O ideal é que pudessemos ir até o próprio posto e pedir que o tanque fosse esvaziado, com os gastos necessários para fazer isso sendo pagos pelo estabelecimento, mas vai tentar achar um posto que aceite fazer isso. Complicado!


Por isso, o esvaziamento do tanque de combustível do seu carro deve ser feito em uma oficina mecânica de boa reputação. Eles irão retirar o combustível ruim e você poderá então abastecer um outro combustível, de maior qualidade.

Aí, junte o comprovante do abastecimento com o comprovante do gasto com a oficina mecânica e vá no Procon. Se você não tiver resultados e o Procon ficar só te enrolando (o que acontece muitas vezes), pegue esses documentos e vá no Fórum da sua cidade. Às vezes só entrando na justiça conseguimos resolver esse tipo de problema.

COMPARTILHAR:
  • rrrodas

    Fiscalização. Denuncie. Leve um agente fiscal junto ao posto, portando a nota. Só que para isso acho que terá que provar a qualidade do combustível, acho isso mais complicado. Tem testes fáceis de se fazer para avaliar teor de álcool na gasolina, mas quanto a outras possibilidades, muito difícil, precisamos nos informar melhor dos procedimentos.
    Alguém conhece?

    • Felipe Andrade

      Pois é, fui eu qm enviei a pergunta ao Eber, e vlw pela resposta rapida. Mas tmb queria saber de um procedimento mais efetivo do que denunciar ao Procon com espera de 2 meses para fazer a denuncia.

      Vo no Procon denunciar o Procon!! haeuaehuaeh

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email