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Veja alguns vícios que prejudicam o motor do carro

cimg1278 Veja alguns vícios que prejudicam o motor do carro

Sabia que você pode estar fazendo algumas coisas que hoje em dia são simplesmente vícios antigos que acabam estragando o carro? Sim, por isso, criamos esta lista completa com 9 vícios que muitas pessoas tem, leia todos, quem sabe você está fazendo alguma coisa que não deveria!



Alguns hábitos, ou vícios, de motoristas de antigamente hoje não são mais necessários, e se você os tiver, vai acabar estragando o seu carro sem saber. Coisas bestas como acelerar o carro antes de desligar, por exemplo.

Vícios que estragam o carro

1 – Ao estar dirigindo, deixar o motor funcionar em rotações muito baixas ou muito altas, por usar a marcha errada, como andar em quinta marcha a 20 por hora dentro da cidade, ou a 100 por hora em terceira. Cada velocidade tem a marcha adequada, por isso, consulte o manual do proprietário do seu carro, lá muito provavelmente você verá quais são as melhores velocidades para cada troca de marcha, e também qual marcha usar dentro da cidade ou em grandes avenidas.

2 – Acelerar demais sem necessidade. Pode ser com o carro frio ou com ele quente. Muitos quando ligam o carro pela primeira vez no dia, acham que tem que ficar acelerando como um piloto de Fórmula 1 para esquentar o motor mais rápido, mas isso é desnecessário e pode até mesmo estragar o motor.

3 – Ultrapassar o limite de passageiros ou o peso que seu carro suporta. Isso desgasta mais rapidamente o motor e a suspensão, por isso, nada de ficar espremendo seis ou sete pessoas dentro de um carro feito para carregar até cinco. Isso pode lhe render uma multa também, e no caso de acidente, fatalidades podem acontecer, já que nem todo mundo vai estar com o cinto de segurança, não é mesmo? Além disso, cuidado na hora de colocar algo muito pesado no porta-malas ou na caçamba do seu carro, isso pode danificar a estrutura do veículo de maneira permanente.

4 – Quando você liga o carro, não existe necessidade de deixar ele esquentando, como se fazia com os carros carburados. Deixe que o motor esquente com o carro em movimento mesmo. Aliás, até mesmo carros carburados não precisam de aquecimento, em dias que não estejam muito frios. Basta puxar o afogador e sair andando normalmente.

5 – Descer ladeiras com o carro em ponto morto. Isso força muito mais o sistema de freios. Use o freio motor em conjunto com os freios, deixando a marcha engatada e apenas tirando o pé do acelerador. Este hábito ainda tem a vantagem de lhe trazer economia de combustível, pois o sistema de injeção eletrônica vai cortar completamente o fornecimento de combustível assim que detectar que você tirou o pé do acelerador. Já em ponto morto, o motor continua usando combustível, mesmo que pouco.

6 – Deixar o pé em cima da embreagem enquanto dirige. Isso vai desgastar a embreagem muito mais rápido, pois ela vai estar levemente desacoplada, e isso trará muito desgaste para a mesma. Pisar na embreagem é algo que deve ser feito somente na hora de trocar de uma marcha para outra.

7 – Quando você estiver parado em um semáforo em uma subida, não fique segurando o carro, com ele engatado, na embreagem e no acelerador. Isso também desgasta demais a embreagem. Esse jogo de pedais entre embreagem e acelerador deve ser feito somente na hora de arrancar com o carro normalmente. Se precisar ficar com o carro parado, freie e depois saia normalmente. Para ter uma idéia de como isso acaba com a embreagem, pergunte para alguém que trabalha em uma auto escola, a cada quantos quilômetros eles trocam a embreagem dos carros usados para dar aula para os alunos, que estão sempre fazendo aquelas provas de morro!

8 – Acelerar o carro antes de desligá-lo vai fazer com que fique gasolina dentro do catalisador, estragando a peça na hora que você der a partida, depois. Na hora de desligar o carro, ele deve ser desligado sem fazer nada de diferente. Apenas gire a chave sem acelerar. Esse hábito de acelerar antes de desligar existia na época dos carros carburados, que saíram do mercado há mais de 20 anos atrás. Neste caso, poderia existir um benefício fazendo com que a partida não ficasse difícil no dia seguinte.

9 – Não coloque óleo além do nível necessário. Se você colocar mais óleo no motor, esse excesso vai sujar as velas e atrapalhar na hora de queimar combustível. O óleo deve ficar no nível exato indicado pelo fabricante, nem abaixo nem acima. É claro que nível de óleo baixo vai prejudicar o motor mais do que nível alto, mas o nível alto também estraga o motor do seu carro.

Esperamos que essas dicas lhe ajudem a cuidar bem do seu carro a cada dia, assim ele vai durar muitos anos e te dar muita alegria!

Matéria baseada na reportagem do site Motor Clube

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27 Comentários

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  • É eu tenho akele vicio de fazer rampa na embreagem e retrovisor, vou mudar, e a mania de Ponto morto tb tenho que perder… Valeu N.A. Excelentes dicas!!

  • conheço algumas pessoas que acham que a embreagem é descansa-pé… vou mandar o link p/ elas darem uma olhada!

  • Confesso que a da embreagem na subida e a descida “na banquela” são coisas que costumos fazer….. :blush: :blush: :blush:
    Valeu pelas dicas!!!

  • Muito boas dicas.
    Agora faço-lhes uma pergunta:
    Meu pai tem um Del Rey 1.8 ghia AP com motor carburado,dai duns tempos pra cá eu venho buscando “economizar” gasolina e motor (ja que ele ta consumindo muito),então o que faço: Geralmente quando rodo a 40km/h rodo em quarta marcha (ou seja 1500rpm’s), ja me disseram que desgasta o motor que eu devia rodar de terceira na mesma velocidade (2000rpm’s) mas eu axo desneçessario manter a velocidade de 40km com o giro de 2000 rpm’s. E ai? Tô certo ou tô terminando de acabar com o motor? (que esta com 220 mil km,hehe,mas eh arrumado o bixão).Ah e eu tô citando que quero manter a velocidade,não estou em aceleração.

    Obs; Se o Eder axar que estou fugindo do assunto,pode retirar meu “comentario” (ou duvida)
    Valew

  • Boa matéria. :laugh: :ok2:
    Aki em casa todo mundo tem costume de deixar o carro esquentando… :|:

  • Sempre aviso minha tia e meu primo sobre os prejuízos que seus carros sofrem com o detestável hábito que eles têm, de sempre andar com a marcha inapropridada. Chega a ser incômodo quando eles engatam uma quinta marcha com o carro a 20 ou 30 km/h…o mais engraçado é que se o carro não aguenta o tranco, eles ainda reclamam. Um de seus carros é um Clio Sedan 1.0, os outros são Vectra e Golf. Já dá pra imaginar o quanto o pobre Clio é xingado nas mãos deles…

  • [quote comment=”34471″]É eu tenho akele vicio de fazer rampa na embreagem e retrovisor, vou mudar, e a mania de Ponto morto tb tenho que perder… Valeu N.A. Excelentes dicas!![/quote]

    tenta fazer o punta-tacco

  • [quote comment=”34543″]Muito boas dicas.
    Agora faço-lhes uma pergunta:
    Meu pai tem um Del Rey 1.8 ghia AP com motor carburado,dai duns tempos pra cá eu venho buscando “economizar” gasolina e motor (ja que ele ta consumindo muito),então o que faço: Geralmente quando rodo a 40km/h rodo em quarta marcha (ou seja 1500rpm’s), ja me disseram que desgasta o motor que eu devia rodar de terceira na mesma velocidade (2000rpm’s) mas eu axo desneçessario manter a velocidade de 40km com o giro de 2000 rpm’s. E ai? Tô certo ou tô terminando de acabar com o motor? (que esta com 220 mil km,hehe,mas eh arrumado o bixão).Ah e eu tô citando que quero manter a velocidade,não estou em aceleração.

    Obs; Se o Eder axar que estou fugindo do assunto,pode retirar meu “comentario” (ou duvida)
    Valew[/quote]

    meu caro, creio que se vc andar nessa rotação em terrenos planos, beleza, só não faça isso quando estiver em subidas. abraço.

  • rodar em marcha alta em velocidades baixas e/ou rotaçoes baixas nao força o motor… rotaçao alta eh q fode e faz o consumo subir.
    descer com o carro engrenado nao ajuda em nada em carros carburados, e andar em marcha alta pisando muito faz o consumo subir, tb em carros carburados.

  • Boas dicas!
    Além disso é sempre bom calibrar os pneus e fazer a manutenção correta, conforme o manual.

  • [quote comment=”34596″]rodar em marcha alta em velocidades baixas e/ou rotaçoes baixas nao força o motor… rotaçao alta eh q fode e faz o consumo subir.
    descer com o carro engrenado nao ajuda em nada em carros carburados, e andar em marcha alta pisando muito faz o consumo subir, tb em carros carburados.[/quote]

    Descer com o carro engrenado não ajuda a freiar? Claro que ajuda! Qualquer motorista percebe o carro preso… Independentemente do carro ser com injeção ou com carburador… Banguela é infração de trânsito.

  • Nossa, vou mandar meu pai dar uma lida nessas dicas! Ele tá precisando se reciclar! Ele adora andar com o carro com a rotação lá embaixo…pra “economizar” combustivel…nem adianta eu reclamar.

    Ele costuma “segurar” o carro com a embreagem e acelerador na subida…em algum semaforo…mas isso eu já consegui fazer ele mudar um pouco…rs

    E faltou uma dica que o Eber naum disse e que meu pai tb faz… dirigir com a mão em cima do câmbio!!!! mta gente faz isso…

    Tenho um amigo que me disse que uma vez desceu uma serra toda na banguela, pq o combustivel tava na reserva….fui tentar argumentar, mas desisti…naum entra na cabeça dele que o carro engranenado consome menos :blink:

    E como eu não sou perfeito…as vezes eu levo mais ocupantes que o carro suporta…mas é uma coisa dificil de vc evitar…
    Na saída da night por exemplo, vc tá d carro, vc vai deixar de dar carona pra alguem, ?! ainda mais se for mulher (gata)!!!! ou até mesmo na minha facul, q é tudo longe…as vezes levo 1 a mais no carro….fico com pena do carro, mas fica chatão levar geral e deixar 1 a pé….

  • [quote comment=”34634″]Nossa, vou mandar meu pai dar uma lida nessas dicas! Ele tá precisando se reciclar! Ele adora andar com o carro com a rotação lá embaixo…pra “economizar” combustivel…nem adianta eu reclamar.

    Ele costuma “segurar” o carro com a embreagem e acelerador na subida…em algum semaforo…mas isso eu já consegui fazer ele mudar um pouco…rs

    E faltou uma dica que o Eber naum disse e que meu pai tb faz… dirigir com a mão em cima do câmbio!!!! mta gente faz isso…

    Tenho um amigo que me disse que uma vez desceu uma serra toda na banguela, pq o combustivel tava na reserva….fui tentar argumentar, mas desisti…naum entra na cabeça dele que o carro engranenado consome menos :blink:

    E como eu não sou perfeito…as vezes eu levo mais ocupantes que o carro suporta…mas é uma coisa dificil de vc evitar…
    Na saída da night por exemplo, vc tá d carro, vc vai deixar de dar carona pra alguem, ?! ainda mais se for mulher (gata)!!!! ou até mesmo na minha facul, q é tudo longe…as vezes levo 1 a mais no carro….fico com pena do carro, mas fica chatão levar geral e deixar 1 a pé….[/quote]

    é verdade, faltou falar sobre apoiar a mão sobre o cambio… isso tb estraga o carro!

  • Minha mãe q gosta de engatar a quarta e deixar. Já falei q vou dar uma carro automatico pra ela.

    Abraços a todos.

  • [quote comment=”34596″]rodar em marcha alta em velocidades baixas e/ou rotaçoes baixas nao força o motor… rotaçao alta eh q fode e faz o consumo subir.
    descer com o carro engrenado nao ajuda em nada em carros carburados, e andar em marcha alta pisando muito faz o consumo subir, tb em carros carburados.[/quote]

    rodar em marcha alta em velocidade baixa força sim, não por forçar no sentido de se estar em uma rotação muito alta, mas sim por o motor ter de fazer uma força que não vai conseguir empurrar o carro corretamente. eu vi essa dica em várias revistas automotivas anteriormente.

  • Meu pai costuma descer um declive em ponto morto. Diz que assim consome menos combustível. Ele acredita que grande parte desses conselhos é furada, e não há ninguém que o faça mudar de idéia…

  • O pior de todos: dirigir com o pe apoiado na embreagem. Não tem coisa pior que estragar a embreagem do carro.
    Acelerar não tem jeito mas beleza, fazer o que néh, meu carro no gás é fraco demais.

  • Afffff….ainda tem gente que acredita nessa história de economizar combustível na banguela?? Além da “economia” irrisória, o sujeito não percebe que põe a vida em risco, desgasta o servofreio e o moto de partida…..

  • Ahuahrauhae!, a foto ficou engraçada prakas.. xD

    Não li a matéria todo porque não estou em casa, tô sem tempo, ma’ bad.. mas quando voltar eu olha, vlw?! :laugh:

  • aew galera eu tenho um tipo 1.6 IE e pucho 120 na quarta macha de vez enquando, um amigo meu diz q prejudica o motor os giro do motor chega a 4000, ai queria tirar essa duvida sera q ferra o motor mesmo se bem q nao vou fazer sempre!

  • A revista Quatro rodas em Jan de 1994 já dava algumas dicas:pule da 1ª para a 3ª e desta para a 5ª em declives de pistas planas economiza combustível,e mais não acelere entre uma troca e outra de marcha,quanto às reduçoes de marcha não se importe pois os veiculos com injeção cortam o combustivel…Faço até hoje!!!

  • Meu marido costuma afundar o pé na embreagem ao descer uma ladeira. Ele diz que isso reduz o consumo de combustível. Apesar de achar a idéia absurda, gostaria de saber se tem algum fundamento.
    Obrigada

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