Presidente da Toyota diz que “carro no Brasil é muito caro”

massa inoue 1

Masahiro Inoue é presidente da Toyota para a América Latina e, como seus sucessores, tem um dilema em sua posição de chefe na região: convencer a matriz no Japão de que vale a pena investir aqui.

Inoue, que está no Brasil desde 1992, diz que “carro no Brasil é muito caro” e isso tem relação direta com o chamado “custo Brasil”, algo que os japoneses não entendem.

O executivo pontua que a carga tributária que incide sobre os automóveis no país, encarecem o produto ao consumidor, com preços correspondentes em dólar acima da média de outros países.

O assunto não é novidade, já que todos os fabricantes instalados no país criticam a enorme carga tributária sobre o setor automotivo, reduzindo a competitividade do Brasil diante de players internacionais.

Assim como a Toyota, outras montadoras do setor esperam que a Reforma Tributária reduza os custos da indústria e tornem os carros mais baratos adiante.

Com juros altos, baixa demanda e crise de autopeças, Inoue vê uma situação difícil no Brasil, mas garante que as fábricas da Toyota conseguem contornar o problema com exportações.

O executivo defende ainda que os subsídios para o mercado são válidos, mas indica serem temporários e, que o ideal, é uma política tributária de longo prazo.

Como um mantra no setor automotivo, especialmente entre os fabricantes nipônicos, falta ao Brasil previsibilidade na economia e na política, de modo que as matrizes no Japão compreendam que vale a pena investir no país.

Sem isso, como aponta Inoue, os investidores pausam e os investimentos acabam indo para mercados mais seguros, como EUA e China.

Durante muitos anos, a Toyota pouco investiu no país, mas com a melhora do cenário há pelo menos 15 anos, a empresa dobrou a quantidade de fábricas e ampliou o portfólio nacional em seis vezes, considerando a carroceria, passando de um para seis modelos locais.

[Fonte: Veja ]

 

google news2COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X