Combustível ruim, o que fazer?

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Ainda existem muitos postos com combustíveis de boa procedência e que só trarão benefícios ao automóvel. Porém, nem sempre dá para saber como anda a qualidade da gasolina, etanol ou diesel que se coloca no tanque.

Mesmo com filtros de demonstração, testes e outras formas dos distribuidores ou postos conquistarem a confiança do consumidor, isso ainda acontece. E se você abastecer com combustível ruim, o que fazer?

Este artigo falará sobre o que o consumidor deve fazer ao perceber que abasteceu com combustível ruim, a fim de evitar danos ao veículo, e também que demanda ele pode tomar contra o estabelecimento que vendeu um produto. Afinal, todo consumidor possui leis que o protegem de situações como essa.

Abasteci com combustível ruim, o que fazer?

Logo que você abastece com combustível ruim, o carro é o primeiro a denunciar o mau produto a bordo. Alguns modelos de carro não demoram em demonstrar que algo adulterado entrou no tanque. Os oscilações de rotação, falhas no funcionamento, média de consumo aumentando repentinamente e baixo desempenho em estrada, por exemplo, não demoram a aparecer.

Com longo tempo abastecendo com combustível ruim, o motor passará a ter formação de depósitos de carbono na cabeça do pistão, corpo de válvulas e sede de válvulas, reduzindo assim a eficiência da combustão e o rendimento do motor. Perda de potência e torque, assim como aumento de consumo, emissão e outros danos, que podem se estender para o catalisador também.

Mas, em muitos casos, o consumidor só vai perceber com o tempo, com média de consumo elevada, dificuldade para pegar pela manhã. Odores estranhos, especialmente no escapamento, cheiros fortes de solvente e querosene, entre outros, também indicam que há algo ruim no tanque.

Dependendo do nível de adulteração, o combustível ruim pode danificar e muito o motor do carro, conforme citado acima. A pré-ignição é um dos sintomas de combustível adulterado no propulsor, já que significa a detonação do combustível em momento diferente do normal.

Mas, exceto se a adulteração for muito elevada, dificilmente uma única abastecida trará danos permanentes ao motor.

A estimativa de especialistas é que após quatro tanques completos de combustível ruim é que o motor apresentará danos mais graves e que trarão muito mais prejuízo e aborrecimentos. Se o carro começar a falhar sem demora, após o abastecimento, procure uma oficina bem estruturada para remover o combustível do tanque em tempo de evitar mais falhas e problemas.

Depois, abasteça com etanol ou gasolina aditivada em um posto de procedência, a fim de que o novo e bom combustível ajude a limpar o motor e outros componentes expostos ao produto adulterado.

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Buscando seu direito

Por conta de tudo isso, sempre que for abastecer, seja posto com ou sem bandeira, não titubeie e peça a nota fiscal. Nada de somente a notinha do cartão de crédito ou débito. A NF é a garantia de que abastecemos no local e isso servirá como prova legal mais adiante. Infelizmente, nem sempre dá para provar que o combustível era ruim.

O motivo é que muitos produtos usados para adulterar a gasolina, por exemplo, são subprodutos do petróleo. Então, o mais indicado é comunicar o fato ao posto e tentar ser ressarcido do prejuízo ou ir ao Procon para resolver a questão. Outra saída são as varas de pequenas causas, que atendem gratuitamente com ações de pequena monta, como é o caso.

Notas de serviço de drenagem do tanque, de novo abastecimento em seguida para limpeza do tanque e motor, por exemplo, são outras provas contra o posto que vendeu o combustível ruim. Denuncie também à ANP – Agência Nacional de Petróleo – que regula o setor e pode até lacrar o posto, impondo igualmente multas de milhares de reais por venda de combustível adulterado.

O órgão, no entanto, tem poucos técnicos e recursos para fiscalizar os mais de 35 mil postos de combustíveis espalhados pelo Brasil, mas ainda assim a denúncia é válida, pois direciona os fiscais da ANP exatamente para o estabelecimento que está agindo de má fé, vendendo combustível ruim e gerando enormes prejuízos ao consumidor.

Aparência e preço

Postos de boa aparência, em geral os de “bandeira”, são os mais indicados para se abastecer com combustível bom. Mesmo que muitos não estejam isentos de fraudes de outros tipos, como “chupa cabras”, bomba adulterada e outras formas de ganhar mais, mas de forma ilegal, neles pelo menos as chances de obter um combustível ruim são menores.

Eles precisam passar pelo crivo das distribuidoras que naturalmente é mais exigente que os de postos de combustíveis sem nenhuma representação. Claro, também existem postos assim como boa gasolina ou etanol, mas o mais indicado ainda é abastecer em posto de bandeira ou de rede, desde que ligado à algum distribuidor nacional.

Por isso, um posto bem aparelhado e dotado de equipamentos novos ou em bom estado, representam um investimento grande e por isso o proprietário não irá querer se queimar vendendo combustível ruim, adulterado apenas para lucrar mais. Se estiver em estrada, tais postos também são melhores por oferecer infraestrutura mais completa e adequada.

Mas como já frisamos, não basta apenas um “rostinho lindo” para estarmos tranquilos quanto ao combustível que vai entrar no tanque. Portanto, é preciso estar atento a outros detalhes que fazem enorme diferença e são indícios de que algo pode estar errado com o combustível oferecido.

Um deles é o preço. Não existe mágica ou almoço grátis. Combustível muito abaixo do preço médio é um forte indício de que o posto está vendendo combustível ruim ou cometendo algum tipo de ilegalidade no processo de venda, como dispositivos que alteram os dígitos na bomba ou mesmo o fluxo de vazão de combustível.

Então, sempre desconfie quando o preço estiver muito abaixo do mercado, pois não há como obter lucro com valores tão inferiores aos da concorrência. Fique bem atento aos valores apresentados nos banners e tome cuidado com as cores.

Geralmente a cor atribuída à gasolina comum nos banners tem seu preço anunciado de outro combustível, geralmente feito isso em postos sem bandeira que imitam os de distribuidores.

Isso por que o motorista chega enganado e quando vê o preço maior do combustível, nem sempre vai embora e acaba abastecendo. Postos com aparência de rede e com manobras como essa, também devem ser evitados. Outro indício de que algo está errado com o combustível é o movimento no posto, especialmente em hora de pico.

Movimento baixo

Postos vazios em dias e horários de pico é algo muito estranho, ainda mais se for de boa aparência ou de bandeira. Locais onde os taxistas abastecem também indicam boa procedência da gasolina ou etanol, visto que eles precisam de algo bom em seus tanques para rodar e não perderem dinheiro nas viagens. Assim, fique de olho nesse detalhe também.

Se você já tem um posto de boa gasolina ou etanol, fique com ele e não se arrisque em outro para ter um combustível bom para seu dia a dia. Procure encher o tanque e para rodar por mais tempo e evitar também os reajustes constantes nos preços dos combustíveis.

Compartilhe com amigos e outras pessoas o posto onde abastece com combustível de procedência, pois uma hora você precisa de igual informação.

E isso de fato acontece. Quando viajar ou estiver em outra cidade, procure saber qual o posto de combustível de qualidade na região, geralmente as pessoas locais sabem disso e lhe informarão sem demora.

Se ainda estiver em dúvida ao entrar num posto, peça para o frentista fazer o teste do combustível. Ele é obrigado a faze-lo e o estabelecimento também tem de possuir o equipamento para sua realização. Alguns postos agem de forma ilegal ao vender, por exemplo, gasolina com percentual de álcool bem acima do permitido, que é de 27%.

Nesse caso, um teste usando uma proveta com 50% de gasolina e 50% de água. Ao ser misturado o conteúdo, a gasolina tende a ficar na parte superior e o etanol, misturado com a água, na parte inferior. A diferença tem que estar dentro do especificado por lei, caso contrário o posto está vendendo um combustível que em carros puramente movidos por gasolina, pode acarretar danos.

Em carros flex, não há problema nesse caso, mas fica o alerta para quem tem carro apenas a gasolina. O combustível vegetal é altamente corrosivo e pode danificar diversas peças do propulsor se a gasolina estiver com percentual de etanol muito elevado. No caso do etanol, muitos colocam água para aumentar o volume e ganhar mais.

Bom, mas e se mesmo com todos esses cuidados, você não conseguiu escapar do combustível ruim?

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X