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Novamente a Toyota saiu em defesa do motor a combustão. A montadora japonesa, assim como a fabricante de carros elétricos Rimac, dona da Bugatti, não vê motivos para o fim do propulsor de combustão interna e promete produzi-lo por muito tempo.
A Toyota utilizará o motor a combustão no futuro e defende que o problema não é ele e sim o CO² produzido pela queima do combustível de origem fóssil, como gasolina e diesel, por exemplo.
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Tomoya Takahashi, diretor da Gazoo Racing, revelou que a Toyota planeja manter os motores a combustão em carros de performance no futuro, que seria o caminho para manter os motores com pistão em produção.
Takahashi disse à australiana Carsales: “[GR] é uma marca apaixonada, por isso queremos usar motores de combustão interna tanto quanto possível. Não é o motor que é ruim, é o carbono que é ruim”.
![hilux h2 powertrain 1 hilux h2 powertrain 1](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/hilux-h2-powertrain-1.jpg)
O executivo afirmou: “Ao utilizar tecnologia híbrida podemos reduzir as emissões de carbono ou utilizar um combustível neutro em carbono – e-combustível ou biocombustível”.
Como se sabe, a Toyota testa a tecnologia para queimar hidrogênio no lugar de usá-lo como reagente em células de combustível. O processo seria basicamente o mesmo dos polêmicos HHO e HH2, que poucos se atrevem a comentar.
A ideia é queimar o hidrogênio gasoso como se faz com o GNV ou GLP, por exemplo, permitindo que assim os motores a combustão sejam limpos e continuem sua trajetória centenária nos próximos anos.
![gr yaris hydrogen 1 gr yaris hydrogen 1](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/gr-yaris-hydrogen-1.jpg)
Com o carbono neutro alcançado, não haveria motivos para finalizar os motores de ciclo Otto, porém, com o hidrogênio, os desafios são muitos, como os de emissões excessivas de óxido de nitrogênio e o armazenamento do hidrogênio.
Sobre os carros de alto desempenho, a Toyota ainda não sabe se motores abastecidos com hidrogênio serão adequados para as pistas, por motivos de segurança.
O uso de combustíveis alternativos, como os sintéticos, já usados pela Porsche até aqui no Brasil, também auxiliarão no processo.
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