Que gasolina deve ser usada por carros com injeção direta de combustível?

motor injecao direta 2
motor injecao direta 2

(Ontem publicamos aqui no Notícias Automotivas uma reportagem dando detalhes a respeito do que é o sistema de injeção direta nos motores, leia aquela página primeiro para saber mais.)

Está se tornando cada vez mais comum os sistemas de injeção direta de combustível.

Nos motores equipados com injeção direta, não é feita uma mistura prévia do ar com o combustível.

O ar entra no motor por meio dos coletores de admissão, enquanto o combustível é injetado em altíssima pressão diretamente na câmara de combustão.

Vantagens do sistema de injeção direta

A adoção da injeção direta traz diversas vantagens para os motores a combustão interna.

A principal delas é a melhoria na eficiência energética. Ao fornecer uma quantidade precisa de combustível diretamente nos cilindros, o sistema evita perdas e desperdícios, resultando em maior rendimento.

Além disso, a injeção direta permite uma melhor queima do combustível, o que resulta em menor emissão de poluentes no escapamento e contribui para a preservação ambiental.

Este sistema também favorece um desempenho mais suave e uma resposta mais rápida ao acelerador, proporcionando ao motorista uma experiência de condução mais prazerosa.

Hoje, diversos carros vendidos no Brasil são equipados com motor que faz a injeção direta de combustível, como todos os modelos com motor 1.0 TSI da Volkswagen, Up, Polo, Virtus, T-Cross, Nivus, e modelos de outras marcas, como Fiat Pulse, Honda City, etc.

Mas será que esses carros precisam usar algum tipo específico de combustível?

Quer um carro seja fabricado no Brasil com injeção direta, quer ele seja importado, ele vem para o nosso país já todo adaptado ao combustível que é vendido aqui, com sua porcentagem de etanol, e todos os seus detalhes específicos.

Além da adição de etanol, nosso combustível, que está entre os melhores do mundo, também tem densidade variável, ou seja, uma relação entre massa e volume que varia bastante.

Mas mesmo assim, podemos dizer com convicção que não é necessário se preocupar com o tipo de combustível usado em um carro com injeção direta.

É claro que isso não vale para carros importados por importadores independentes. Estes ainda vão estar regulados para usar o combustível de seu país de origem.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.