O Novo Honda City chegou também em versão hatchback e com missão difícil: substituir o consagrado Honda Fit.
Mesmo longe de ser um monovolume, a Honda deu um jeitinho para que a compensação fosse mais atraente, mesmo que em detrimento do bagageiro.
Em duas versões, o sempre tão esperado hatch da Honda é um carro médio em comprimento e tem algo mais interessante que o agora chamado Magic City.
Com motor 1.5 dotado de injeção direta e 126 cavalos, o Honda City hatch tem somente CVT e duas opções, sendo a avaliada, a topo de linha Touring, que sai por R$ 122.600.
Índice
Por fora…
Visualmente, o Honda City hatch é basicamente o sedã sem o porta-malas, porém, tem mais atitude nas linhas e até lhe cai bem as rodas aro 16 polegadas, que parecem de 15 no sedã.
Na frente, abaixo da barra cromada, a grade tem elementos hexagonais, diferente dos frisos do sedã. Com colunas C valorizadas, o City hatch tem ainda belas lanternas em LED.
Tendo elas, o hatchback ficou mais atraente que o sedã nesse lado do carro. Ele mantém os faróis full LED e as mesmas portas do modelo três volumes.
Retrovisores com rebatimento elétrico e repetidor de direção, faróis de neblina e antena barbatana no teto, são itens que você encontra na versão Touring.
Por dentro…
No interior, uma réplica do City Sedan, tendo o City hatch também o sistema Lane Watch, para visualizar o ponto cego direito, cluster análogo-digital configurável e multimídia atualizada.
O bom desse dispositivo de infotainment é que se pode conectar sem fio, garantindo assim mais comodidade, porém, se usar o USB para ouvir música, ele é bloqueado no Android Auto.
A câmera de ré com três visualizações e o gerenciamento de mídia são interessantes, mas a qualidade do som é regular. Não dispor de carregamento indutivo é simplesmente lamentável.
Já o ar condicionado automático tem boa eficiência. O volante com paddle shifts e comandos multifuncionais de toque fácil, são agradáveis.
Algo que nos chamou atenção de fato foi o espaço traseiro. Com banco do motorista na posição para um condutor de mais de 1,80 m de altura, ele surpreende quem vai atrás.
Maior que Fit e até mesmo Civic, o espaço para as pernas é até exagerado, pois, mais de uma mão adulta entre o joelho e o encosto dianteiro, te faz pensar em estar num Accord.
Podemos afirmar com certeza que é o hatch mais minivan, em espaço para as pernas, que existe no mercado. Contudo, a mágica (em referência ao Magic City) é a posição do banco.
Com apoio de braço central, dotado de porta-copos, o assento foi recuado para abrir espaço para as pernas. O movimento é totalmente oposto da Renault, que valoriza as malas…
Assim, o bagageiro do Honda City hatch é de apenas 268 litros. No entanto, para compensar o “espação”, a japonesa adotou o Magic City, nome bonito para ULTra Seat ou antigo ULT.
Levante o assento e leve uma pequena geladeira ou desça o encosto ao nível do bagageiro para colocar um fogão. Com essa modularidade, os órfãos do Fit serão amparados.
Por ruas e estradas…
O Honda City hatch não é somente carroceria curta, visual menos tiozão e espaço de Accord achatado… Ele também tem mais atitude durante a condução.
O motor L15B, um 1.5 i-VTEC VTC com duplo comando de válvulas variáveis, rende bons 126 cavalos a 6.200 rpm e 15,7 kgfm na gasolina ou 16,0 kgfm no álcool.
Com calibração diferenciada, dispõe de injeção direta de combustível, um ganho para a eficiência no consumo, mas não exatamente assim…
Por tratar-se de um motor aspirado, precisa de giro alto para render e câmbio CVT com simulação de marchas para contribuir nisso.
Embora tenha boas saídas, o 1.5 injetado logo perde ânimo ao passar de 3.000 rpm e as correias vão deslizando e amenizando ainda mais a aceleração.
Nas retomadas, bota giro alto lá em cima, chegando mesmo a 4.600 rpm com carro cheio.
Se a resposta fosse como o giro, seria bem agradável, mas assim não é. A Honda, assim como outras marcas, usa o CVT para ficar longe de punições do Proconve.
É preciso recorrer aos paddle shifts para aproveitar melhor os regimes de trabalho do motor, obtendo assim até um ronco mais animador nesse período.
Não sabemos o motivo, mas o Honda City em formato hatch bebeu muito na cidade, mesmo usando gasolina. Ele foi até pior que o sedã, fazendo somente 10,2 km/l contra 11,5 km/l.
Com aquela sensação de etanol no tanque, o City hatch rendeu bons 16,5 km/l na estrada, pior que o sedã, mas a aerodinâmica é melhor no sedã. O tanque de 39,5 litros é pequeno.
Rodando a 110 km/h, ele marcou 2.200 rpm em sétima marcha e tem um bom nível de ruído, exceto quando se exige para ultrapassar, subir longos aclives e acelerar simplesmente.
A direção é leve e os freios são precisos, enquanto a suspensão é um pouco mais firme do sedã.
Isso ajuda na dinâmica de condução do hatch, que mesmo tendo 4,34 m de comprimento, se comporta como um hatch compacto premium.
Nas curvas, ele é mais estável e a calibração geral lhe dá mais agilidade em mudanças de direção, por exemplo.
Mesmo com rodas aro 16 polegadas a pneus 185/55 R16, segura bem nas curvas, sendo ainda mais direto ao volante.
O City hatch em versão Touring conta ainda com o bom Honda Sensing, cujo controle de cruzeiro centra bem o carro nas faixas e até faz curvas abertas com boa precisão.
Os assistentes de saída de pista e invasão de faixa também cumprem bem seus papéis no pacote de segurança do Novo City.
Já sem botão no cluster e piloto automático “analógico”, o Novo Honda City modernizou-se e tornou as coisas mais legais.
Em ruas de piso estragado, o Honda City se comporta bem, filtrando boa parte das vibrações, enquanto na estrada é bem suave, deslanchando com pouca resistência.
Por você…
O Honda City hatch é uma alternativa interessante ao Fit, mas com outra pegada. Tirando o espaço para as pernas, ele poderia ser bem menor e ainda agradaria.
São 2,60 m de entre eixos bem aproveitados e com pacote de equipamentos bom, apesar de faltar um acabamento mais atencioso nos detalhes.
O pacote Sensing ainda tem farol alto automático e há sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Faltou o teto solar elétrico e o carregamento indutivo de smartphone.
Já o motor L15B deveu em consumo urbano com gasolina e poderia ter sido trocado pelo 1.0 i-VTEC de 127 cavalos, o que daria sensação animadora bem antes dos 6.200 rpm, quando corta.
Provavelmente o consumo na cidade melhoria, mas isso fica para quando a Honda decidiu mudar a motorização.
Por seu porte e proposta, ganha do Toyota Yaris, mas este vai até R$ 114.090. Já o Onix a Honda não considera como um rival porque explora a gama de entrada.
O Polo Highline custa R$ 115.150 e tem mais motor, garantido desempenho. Contudo, faltam os itens de assistência. Ambos, todavia, são menores e têm menos espaço que o City.
Assim, um hatch com bom porte, onde quem vai atrás dobra ou estica bem as pernas, pode ser vantajoso. Vale a pena? Num segmento ameaçado, o Honda City ainda reserva surpresas boas.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Honda City Touring 1.5 CVT 2023
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, flex
Cilindrada – 1.497 cm³
Potência – 126 cv a 6.200 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 15,7/16,0 kgfm a 4.600 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – CVT com sete marchas virtuais e trocas nos paddle shifts
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,8 segundos
Velocidade máxima – 175 km/h
Rotação a 110 km/h – 2.200 rpm
Consumo urbano – 10,2 km/litro (gasolina)
Consumo rodoviário – 16,5 km/litro (gasolina)
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção
Freios
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 16 com pneus 185/55 R16
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.341 mm
Largura – 1.748 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.498 mm
Entre eixos – 2.600 mm
Peso em ordem de marcha – 1.180 kg
Tanque – 39,5 litros
Porta-malas – 268 litros
Preço: R$ 122.600
honda city hatch avaliacao na 1honda city hatch avaliacao na 2honda city hatch avaliacao na 3honda city hatch avaliacao na 4honda city hatch avaliacao na 6honda city hatch avaliacao na 9honda city hatch avaliacao na 14honda city hatch avaliacao na 15honda city hatch avaliacao na 16honda city hatch avaliacao na 17honda city hatch avaliacao na 18honda city hatch avaliacao na 19honda city hatch avaliacao na 20honda city hatch avaliacao na 21honda city hatch avaliacao na 22honda city hatch avaliacao na 23honda city hatch avaliacao na 24honda city hatch avaliacao na 25honda city hatch avaliacao na 26honda city hatch avaliacao na 27honda city hatch avaliacao na 28honda city hatch avaliacao na 29honda city hatch avaliacao na 30honda city hatch avaliacao na 31honda city hatch avaliacao na 32honda city hatch avaliacao na 33honda city hatch avaliacao na 34honda city hatch avaliacao na 35honda city hatch avaliacao na 36honda city hatch avaliacao na 37honda city hatch avaliacao na 38honda city hatch avaliacao na 39honda city hatch avaliacao na 40honda city hatch avaliacao na 41honda city hatch avaliacao na 42honda city hatch avaliacao na 43honda city hatch avaliacao na 44honda city hatch avaliacao na 45honda city hatch avaliacao na 46honda city hatch avaliacao na 47honda city hatch avaliacao na 48honda city hatch avaliacao na 49honda city hatch avaliacao na 50COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!