Avaliação: Volkswagen T-Cross 2025 melhora visual e segurança, mas acabamento é gol contra

volkswagen t cross 2025 avaliação na (16)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (16)

O Volkswagen T-Cross é atualmente o SUV mais vendido do mercado nacional e, ainda que a marca alemã tenha chegado tarde ao segmento, ela mostra que seu produto realmente é um sucesso.

Na linha 2025, ele recebeu melhorias de estilo e segurança, mas continua a deslizar em muitos detalhes, mesmo na versão Highline, a topo de linha.

Custando o mesmo que um SUV médio, o compacto da VW se ampara no bom desempenho de seu motor 1.4 TSI de 150 cavalos, tendo incorporado um visual que o aproxima do Taos , além de itens de segurança do pacote ADAS que merecia há muito tempo.

Com os temíveis opcionais, o T-Cross Highline chega a assustadores R$ 188.590, mas poderia ir além de R$ 190.000, se o carro avaliado tivesse um reforço no novo visual com detalhes escurecidos.

Basicamente começando em R$ 175.990, o SUV feito no Paraná ainda tem muitas virtudes, porém, seus pecados parecem difíceis de serem perdoados.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (7)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (7)

Visual bom, acabamento ruim

Levemente inspirado no Taos e com forte influência do modelo europeu, o Volkswagen T-Cross Highline 2025 ficou mais vistoso, com uma frente mais expressiva, dotada de novos faróis full LED.

Dotado de luzes diurnas em LED, conta com para-choque renovado e cromados vistosos.

Com rodas de liga leve aro 17 polegadas de desenho atraente e pneus 205/55 R17, o Volkswagen T-Cross Highline 2025 também ganhou lanternas agora totalmente em LED, com luz de neblina e sem a necessidade de faróis de neblina.

A cor Azul Norway, que custa R$ 1.750, lhe cai bem, mas não é de dois tons, tendo ainda teto solar panorâmico por R$ 7.360. A revisão leve no protetor traseiro fecha o pacote externo.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (11)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (11)

Dentro, apesar da Volkswagen enaltecer melhorias em acabamento, a coisa não é bem assim… O painel de plástico duro recebeu material soft costurado e com ele uma barra de LED branco que melhora o visual no escuro.

O conjunto frontal é novo, mas estranhamente o antigo parece melhor acabado.

Essa impressão aumenta enquanto se olha para as portas e, antes mesmo de tocar, você percebe um revestimento em tecido fraco com costuras simples que entristece.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (21)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (21)

Afinal, estamos falando da versão Highline e a impressão teria obrigatoriamente de ser melhor. Antes não havia acabamento em tecido nessa parte e, sinceramente, teria sido melhor deixar assim.

A simplicidade do acabamento da versão HIghline impressiona, ainda que o ambiente seja escurecido e os bancos tenham uma aparência melhor, com o nome T-Cross em baixo-relevo.

Os apliques em preto brilhante, o novo ar condicionado touch (de uma só zona) e o mesmo volante, amenizam a situação. O cluster digital continua bem completo, intuitivo e vistoso, com seus três modos de visualização.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (26)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (26)

Já a multimídia VW Play está numa moldura mais destacada e segue seu curso com seus aplicativos, serviços remotos e boa interação, com um computador de bordo completo e as configurações do cluster.

Tem câmera de ré, mas esta poderia ser em 360 graus, assim como os modos de condução não precisavam ser alterados somente no display.

O freio de estacionamento manual e a falta de Auto Hold também são gols contra, onde pelo menos os pedais esportivos foram mantidos.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (19)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (19)

Também não há regulagem elétrica do banco do motorista, já que custa como um SUV médio nesta versão avaliada e deveria ter esse item, lembrando que o rival Creta tem até ventilação no assento…

O T-Cross Highline tem ainda carregador indutivo de smartphone e luzes de leitura em LED, além de saídas de ar no banco traseiro.

Já o espaço interno continua bom, com o banco traseiro ajustável, variando assim o volume do porta-malas de 373 a 420 litros, que atende bem sua proposta.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (23)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (23)

Anda tanto quanto bebe

O Volkswagen T-Cross Highline 2025 é, como sempre foi, muito bem equipado em termos de mecânica, usando um conjunto tradicional feito em São Carlos-SP, sendo esse o motor 1.4 TSI, parte da família EA211.

O quatro cilindros com turbocompressor e injeção direta de combustível flex, é o maior que a VW produz no país.

Disponível somente na versão Highline, o 1.4 TSI já foi ajustado para o Proconve L8 e continua a entregar 150 cavalos a 4.500 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 rpm, nos dois combustíveis.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (48)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (48)

Elástico, o EA211 tem uma boa oferta de força em baixa e isso torna a condução agradável.

Com transmissão automática de seis marchas Tiptronic com modo Sport e mudanças manuais na alavanca ou paddle shifts, o T-Cross Highline tem um conjunto motriz que prima pela performance, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e final de 202 km/h.

Sobrando, o 1.4 TSI garante uma condução prazerosa.

O propulsor tem boa saída nos semáforos, mesmo sendo o T-Cross um carro volumoso e pesado, com 1.305 kg, permitindo aceleração com corte de giro depois de 6 mil rpm.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (38)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (38)

Oferecido em quatro modos de condução, sendo eles Eco, Normal, Sport e Individual, o SUV permite que se rode mansamente com foco na economia a 1.500 rpm ou menos, como também em performance com giro acima de 4.000 rpm.

Mesmo no modo Eco, a força em baixa permite elevar as marchas e manter o giro numa rotação onde se obtém uma redução de consumo, mas sem perder o embalo.

A única observação é que, em determinadas situações, o câmbio abruptamente reduz e nota-se um tranco indesejado. Está longe de um aL4, por exemplo, mas não é muito agradável.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (45)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (45)

No modo Normal, o T-Cross Highline 2025 tem respostas melhores, com ótima retomada e ultrapassagens confortáveis, onde o 1.4 TSI sobra.

Mesmo em subidas de pontes elevadas, o giro se mantém e isso é sinal de que o torque é suficiente para evitar-se uma redução de marcha desnecessária.

Já no Sport, a programação deixa direção, motor e câmbio muito mais espertos e preparados para uma retomada pontual, assim como deixando o 1.4 TSI “cheio” para qualquer eventualidade, tal como o Golf fazia em seu tempo de Brasil.

Usando-se os paddle shifts, consegue-se melhor rendimento, explorando bem mais as marchas e as condições. No Individual, se configura a gosto.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (20)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (20)

É um motor que agrada bastante e para os tradicionalistas, um dos poucos que será ajustado para o fim da década, esperando-se mais pelo 1.5 TSI Gen III.

Com bom escalonamento de marchas, o powertrain do T-Cross Highline 2025 até sobra para sua proposta, onde o desempenho também faz parte do pacote.

Com rápido ganho de giro, o 1.4 TSI é um prazer em qualquer modo e é o que compensa em parte os deslizes que o T-Cross comete.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (34)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (34)

Mas, com boas arrancadas, rápidas reações e disposição para encher e se manter assim, o 1.4 TSI com etanol bebe tanto quanto faz o SUV da VW andar bem.

Na cidade, o consumo ficou em 6,5 km/l, enquanto a 80 km/h, ele fez bons 14,2 km/l, com 12,8 km/l a 100 km/h e 10,3 km/l a 120 km/h.

Mesmo com Start&Stop, o 1.4 TSI com álcool alcançou nem a marca do Inmetro. Então, pelo menos para viajar, ele se mostra bem melhor que no dia a dia na cidade.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (47)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (47)

Na estrada, ele roda a 110 km/h com 1.900 rpm, garantindo bom nível de ruído, conforto e economia.

Tão bom de dirigir na cidade quanto na estrada, o T-Cross Highline se apoia ainda numa plataforma MQB bem rígida e com suspensão um pouco mais firme que os SUVs concorrentes, trazendo aquela velha calibragem mais dura da VW.

Com alguns ruídos baixos, enfrenta bem ruas esburacadas, asfalto irregular, bloquetes e paralelepípedos, tendo um bom curso da suspensão, boa estabilidade em curvas e um comportamento dinâmico aceitável, mesmo tendo 1,575 m de altura. O SUV mede 4,218 m de comprimento, 1,760 m de largura e 2,651 m de entre eixos.

A direção elétrica é bem responsiva, ainda que um pouco pesada em manobras, com os freios atuando bem.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (27)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (27)

Em suma, com mudanças rápidas de trajetória e momentos em que é preciso segurar bem o carro diante de fechadas eventuais, o SUV da VW mostra que é um carro bem neutro e agradável no cotidiano e em viagens.

Agora então, com pacote ADAS completo, o Volkswagen T-Cross Highline 2025, que além do detector de pedestres com frenagem autônoma (de série no T-Cross 2025) e sensor de fadiga, traz ainda o bom alerta de saída de faixa, ao lado do alerta de tráfego traseiro e detector de ponto cego, novidades da linha 2025.

Não é um sistema perfeito em operação com o controle de cruzeiro adaptativo, que já existia, não centrando bem o carro na faixa como em outros rivais, onde podemos citar o Honda HR-V, por exemplo.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (32)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (32)

Além de demorar a chegar no T-Cross, ainda não veio a tecnologia mais recente… De qualquer forma, é melhor ter assim do que não ter. Além disso, tem ainda o Park Assist para facilitar nas manobras.

Concorrência não perdoa

O Volkswagen T-Cross pode ser o mais vendido entre os SUVs, mas sabemos que a versão Highline está longe de fazer como no Volvo EX30, por exemplo, onde a topo de linha Ultra é a mais vendida.

Ficou mais bonito? Sim. Aumentou a segurança? Também. Mas…

volkswagen t cross 2025 avaliação na (30)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (30)

Custando quase R$ 190 mil, este SUV compacto com motor grande esbarra em SUVs médios de todo tipo, sejam eles com motor mais potente, híbridos flex, híbridos plug-in e só falta um elétrico para fechar a lista e ele chegará ainda em 2024.

Pelo preço do T-Cross Highline 2025, um muito melhor acabado, espaçoso e moderno Toyota Corolla Cross 2.0 XRE por R$ 178.590. O próprio Taos Comfortline custa R$ 186.990, enquanto o Jeep Compass Sport T270 parte de R$ 179.990.

Trata-se de uma faixa de preço ingrata para SUVs compactos como o T-Cross, onde até seu rival mais bem equipado Hyundai Creta Ultimate 2.0 sai por R$ 188.890, porém, seu motor 2.0 não faz frente ao 1.4 TSI, então, a vantagem fica para o VW.

Já o Honda HR-V Advance sai por R$ 188.500. Isso mostra também que o T-Cross Highline não é o mais caro da turma e pode ser considerado entre os tradicionais.

Por fim, o BYD Song Pro a partir de R$ 189.800 joga (muita) areia sobre o SUV da Volkswagen. Assim, o T-Cross Highline não é o melhor e nem o pior de sua faixa, mas deveria ter mais atenção aos detalhes.

Vale? Para quem gosta de desempenho, sim.

Volkswagen T-Cross Highline 250TSI 2025 – Galeria de fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X