Avaliação: Volkswagen T-Cross Extreme brilha no conjunto, mas preço alto encosta nos R$ 200 mil

volkswagen t cross extreme avaliação na (48)
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O Volkswagen T-Cross 2026 chegou com uma importante atualização de meia vida e, com ela, nos trouxe a versão Extreme, nova opção topo de linha do SUV compacto.

Com destaque para a cor fosca Cinza Oliver, que dá outra cara ao T-Cross , a proposta da versão coloca o SUV como o primeiro carro nacional com esse tipo de pintura de fábrica.

Custando R$ 191.990, o T-Cross Extreme só com essa pintura sai por R$ 195.490. Preço alto? Completo, este VW chega a R$ 207.300… Motor? Pelo menos ele não é 1.0 litro, como alguns concorrentes.

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Seu motor 1.4 TSI oferece os números de sempre, com 150 cavalos e 25,5 kgfm, fazendo assim a versão Extreme ter algo mais que somente um visual diferenciado e conteúdo personalizado. Vale?

volkswagen t cross extreme avaliação na (7)
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Brilhante ideia

O T-Cross Extreme tem nessa pintura um dos destaques da proposta, cuja personalização foca numa aparência aventureira, com frisos e detalhes em um tom de marrom.

Adesivos laterais fazem alusão à proposta da versão, com retrovisores pretos e o emblema preto Extreme T-Cross. Com badges pretos atrás, o SUV tem ainda defletor de ar em preto brilhante.

Barras no teto, antena pronunciada e teto solar panorâmico completam a carroceria, enquanto as rodas de liga leve diamantadas têm design moderno, com aro 17 e pneus 205/55.

volkswagen t cross extreme avaliação na (13)
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A atualização frontal e o conjunto traseiro, ambos com projetores e lâmpadas de LED, além da barra de luz na frente e atrás, tornam o T-Cross 2026 mais atraente.

Dentro, o T-Cross Extreme tem um ambiente escurecido, com painel dispondo de detalhes em marrom-claro nos difusores, enquanto os assentos possuem padronagem exclusiva em couro preto e cinza.

As portas também possuem revestimentos em couro, enquanto o painel recebeu o mesmo revestimento com costura dupla, destaca o conjunto, mesclado com guarnição em preto brilhante.

volkswagen t cross extreme avaliação na (30)
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Com cluster digital de 10,25 polegadas, o T-Cross Extreme conta ainda com multimídia VW Play dotada de tela de 10,1 polegadas, com apps específicos de parceiros, mais Android Auto e CarPlay.

O sistema ainda permite pagamentos remotos, bem como oferece Wi-Fi e câmera de ré, com ajuste de desempenho com os modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual.

Comandos de climatização e estacionamento automático (Park Assist) também estão no VW Play, enquanto o ar condicionado automático, tendo ainda carregador indutivo de smartphone com refrigeração.

volkswagen t cross extreme avaliação na (22)
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O volante segue o padrão, assim como o console com botão de partida, mas ainda mantendo a alavanca manual de freio de estacionamento.

Com saídas de ar atrás e bom espaço para as pernas, o T-Cross 2026 garante comodidade. Já o porta-malas, variável de 370 a 420 litros, atende.

Sem surpresas

O Volkswagen T-Cross Extreme 2026, diferente de alguns SUVs compactos, leva o propulsor EA211 1.4 TSI de quatro cilindros, que sempre fez parte do lineup do produto.

volkswagen t cross extreme avaliação na (44)
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Com turbocompressor e injeção direta de combustível, o 1.4 TSI tem tecnologia flex e, em seus 1.398 cm³, o motor entrega 150 cavalos a 4.500 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 rpm.

Tendo transmissão automática de seis marchas com modo Sport e paddle shifts, o T-Cross Extreme pesa 1.305 kg e o conjunto o faz acelerar de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, com 202 km/h.

Com esse conjunto motriz, o T-Cross 2026 segue como antes, com bom desempenho, desprendendo-se da imobilidade com desenvoltura e agilidade.

volkswagen t cross extreme avaliação na (27)
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O 1.4 TSI responde bem e rápido ao acelerador esportivo, com aumento de giro com vigor de sua força, chegando mesmo além de 6.000 rpm.

Mesmo no modo Eco, sua resposta é boa e mesmo em rotação baixa, na casa dos 1.500 rpm, o SUV da VW parece mais leve do que é.

Em qualquer dos modos, o 1.4 TSI com Tiptronic torna o T-Cross um dos SUVs compactos mais interessantes de acelerar. Elástico, o propulsor do SUV o torna bem gostoso de dirigir.

volkswagen t cross extreme avaliação na (33)
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Com etanol, o 1.4 TSI somente oferece um consumo maior e nada mais, com média de 7,7 km/l na cidade, enquanto na estrada, o T-Cross Extreme fez 16,1 km/l a 80 km/h.

Rodando a 100 km/h, o SUV tem consumo de 12,4 km/h e 10,1 km/l a 120 km/h. Com saídas rápidas de semáforo e boa retomadas na estrada, com ultrapassagens bem seguras, o T-Cross roda a 2.100 rpm a 110 km/h.

Com direção elétrica responsiva, o T-Cross Extreme tem freios a disco nas quatro rodas com boa eficiência, enquanto a suspensão firme garante boa estabilidade em curvas e desvios rápidos.

volkswagen t cross extreme avaliação na (35)
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Também tem calibração adequada para pisos irregulares, embora com alguma ressonância devido à firmeza do conjunto. O T-Cross Extreme tem uma boa dinâmica de condução.

Já seu pacote ADAS tem controle de cruzeiro adaptativo, bem como assistente de faixa básico e o conjunto de detecção de obstáculos com frenagem automática de emergência.

Em resumo, o T-Cross Extreme tem o desempenho que se espera dele, apesar do maior consumo com etanol, apenas um recurso para gastar menos ao abastecer.

volkswagen t cross extreme avaliação na (43)
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Lado sombrio

Embora sua pintura não brilhe, sua proposta reflete bem a imagem que o T-Cross tem no mercado nacional, onde lidera as vendas dos SUVs, estabelecendo-se entre os três automóveis mais vendidos.

Todavia, o preço a pagar por isso é o mesmo de um SUV médio e o T-Cross continua sendo o que é, um SUV compacto com alguns enxugamentos para reduzir custos, como o freio de mão.

Sem novidades consideráveis, além da pintura fosca, o T-Cross Extreme, mesmo quando básico, custa do mesmo que o Toyota Corolla Cross XRE (R$ 191.990) e XRX (R$ 207.990) quando completo.

volkswagen t cross extreme avaliação na (46)
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Ele custa até mais que o Jeep Compass Longitude T270 com teto solar e pintura perolizada, saindo por R$ 205.490.

Mas, mesmo assim, o T-Cross Extreme completo (R$ 207.300) ainda é mais barato que o Honda HR-V Touring, que custa elevados R$ 209.900.

Apostando mais no desempenho e no acabamento fosco, o Extreme traz pouca novidade para custar tão alto e poderia oferecer mais pelo preço pedido. O próprio Taos Comfortline sai por pouco menos.

Como não oferece muito, então ele se torna caro e pouco atraente. Assim, este Volkswagen segue o curso dos SUVs compactos que invadem o segmento médio.

Vale? Não tanto quando deveria.

Volkswagen T-Cross Extreme 2026 – Galeria de fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


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