Elon Musk foi uma boa apresentação de seus futuros Cybercab e Robovan, ainda que quem tenha roubado a cena seja o Tesla Optimus. Sem prazo, o mercado financeiro ficou com pé atrás e as ações da montadora despencaram.
Assim, enquanto Musk tem um gosto agridoce na boca no pós-festa cibernética, a chinesa Baidu nem toma nota disso, afinal, enquanto Elon ainda sonha com carros que andam plenamente sozinhos, a famosa asiática já acumula milhões de km de experiência nisso.
Com mais de mil unidades do monovolume Yichi 06 fabricadas, a Baidu tem nele seu carro autônomo para serviços de aplicativo, sem volante, pedais ou algum funcionário a bordo.
Já são mais de 32 milhões de km rodados com essa frota que, diferente do Cybercab, não é tão estilosa, mas cumpre sua tarefa. Equipado com radares laser LiDAR, bem como um pacote de dezenas de sensores e câmeras, o veículo já se mostrou seguro.
Sua tecnologia se apoia na plataforma Apollo e a Baidu está pronta para exportar isso por meio de marcas parceiras, o que não deixa de ser uma grande ameaça para a Tesla, ainda que não em solo americano.
Na Europa, o Baidu Apollo deve atrapalhar as ambições da Tesla, assim como potencialmente frustrar os planos de Elon na China. Isso mostra como os chineses estão à frente em condução autônoma. A Neta, já presente no Brasil, é outra que usa essa tecnologia na China.
Lá o Baidu Apollo é uma plataforma que pode ser integrada a carros elétricos de outros fabricantes, uma vez que a empresa do setor digital não tem planos para se tornar um player de peso no mercado automotivo.
O Jidu Robo 02, por exemplo, foi desenvolvido graças à Geely, indicando que a Baidu será mais Sony que Honda no mundo automotivo. A Baidu fará o mesmo com caminhões e, logicamente, também ônibus. Ou seja, mais segmentos para brigar com a Tesla.
Baidu Yichi 06 – Galeria de fotos
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!