Cada pneu para estes caminhões gigantes de R$ 10 milhões custam mais caro do que a sua casa

caminhoes gigantes mineracao (1)
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Nem todo mundo pensa muito nos pneus que usa no carro. Para muitos motoristas, escolher entre os modelos de pneus se resume a gosto pessoal e ao clima da região.

Ainda assim, a maioria encontra boas opções com preços variados para o uso cotidiano. Mas quando se trata de tarefas extremas — como aterrar caças supersônicos ou movimentar centenas de toneladas em minas — o papo é outro.

Existem pneus tão específicos e caros que o valor de uma única unidade pode ultrapassar o de um carro novo. Em alguns casos, dá até para comprar vários veículos populares com o preço de um único pneu.

No mundo da mineração, por exemplo, o Michelin XDR 59/80R63 é um verdadeiro colosso.

caminhoes gigantes mineracao (4)
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Feito para o caminhão fora de estrada Caterpillar 797F, o pneu tem 13 pés de altura — algo em torno de 4 metros — e pode custar até 59 mil dólares, cerca de R$ 325 mil na conversão direta.

Isso é o suficiente para comprar quatro Fiat Mobi ou Renault Kwid, dois SUVs compactos ou até mesmo um carro de segmento mais elevado. Ou até comprar uma casa em boa parte do país.

Por esse valor, o que se leva é uma estrutura feita com compostos de borracha resistente ao calor, preparada para enfrentar lama, pedras e terrenos extremos enquanto transporta 400 toneladas de carga.

O Caterpillar 797F usa seis desses pneus, somando R$ 1,9 milhão só em borracha.

caminhoes gigantes mineracao (2)
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No setor aéreo, o preço também assusta. Cada pneu do caça naval FA-18 Super Hornet custa em torno de 100 mil dólares — quase R$ 550 mil — e foi desenvolvido para resistir ao impacto de pousos a 276 km/h.

Nesse caso, o custo elevado é justificável: os pneus precisam garantir segurança e desempenho sob condições críticas. Com esse valor, daria para comprar quatro Honda Civic ou um Audi A8 nos EUA.

Se você achava que não dava para piorar, conheça o Firestone 70/70-57 Super Rock Grip.

Usado nos maiores carregadores frontais do mundo, esse pneu pode custar entre 120 mil e 167 mil dólares, dependendo do fornecedor. Isso dá algo entre 650 mil e 900 mil reais.

caminhoes gigantes mineracao (3)
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Com quase 8 toneladas por unidade e mais de quatro metros de altura, cada pneu leva 88 horas para ser feito à mão por 40 operários.

Um conjunto com quatro unidades pode ultrapassar R$ 3 milhões, superando o valor de casas em bairros nobres de capitais do Brasil.

E nem tudo é funcionalidade. A Z Tire lançou o modelo Z1 cravejado com diamantes, folhas de ouro 24 quilates e base em ouro branco impresso em 3D.

O preço? Nada menos que 150 mil dólares por unidade — o equivalente a R$ 820 mil. Claramente um item para ostentação, mais joia do que peça de engenharia, mas que chama atenção como o pneu mais caro já produzido.

Seja em minas, aeronaves militares ou como peça de luxo, esses pneus mostram que há um universo à parte quando se trata de aplicações extremas.

Em cada um desses casos, o custo elevado acompanha exigências técnicas ou extravagâncias que estão muito além da realidade da maioria dos motoristas.

Ainda assim, são um lembrete de que, mesmo em um componente tão comum como um pneu, há espaço para inovação, tecnologia e até ostentação.

[Fonte: Jalopnik]



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.