Um carro autônomo da Waymo protagonizou uma cena inusitada nas ruas de Los Angeles nos últimos dias.
Durante um trajeto em Beverly Hills, o SUV elétrico — um Jaguar I-Pace sem motorista — parou bruscamente no meio do trânsito, fez uma conversão ilegal e acabou sendo abordado por uma viatura da polícia.
A situação viralizou nas redes sociais após ser registrada por um motorista que vinha logo atrás.
O vídeo mostra o veículo da Waymo completamente parado no meio da via, causando impaciência nos motoristas ao redor.
Um deles, dirigindo um Mercedes-Benz G-Class, desce do carro e dá um tapa na traseira do SUV autônomo — talvez por frustração ou na esperança de que isso “destravasse” o sistema. Curiosamente, segundos depois, o carro volta a se mover.
Mas a movimentação seguinte só piorou a situação: o robô-táxi cortou à frente de um Mercedes elétrico e realizou uma conversão à esquerda proibida.
Logo em seguida, uma viatura da polícia de Los Angeles, que já havia se aproximado após notar o comportamento estranho do carro, acionou as luzes de emergência e encostou o veículo da Waymo.
Sem nenhum ocupante a bordo, o policial precisou se comunicar com a central da empresa. Tudo indica que a abordagem envolveu contato remoto com um operador humano, já que não há passageiros nem condutor nesses testes da Waymo.
Apesar da infração clara, o veículo não foi multado. Pela legislação atual da Califórnia, infrações de trânsito só podem ser emitidas a motoristas humanos.
@kiefer_d_live G-Wagon owner smacks a #Waymo for causing traffic on Rodeo Drive, then #BHPD pulls it over 😹 Does the cop just drop the ticket in the front seat? #tiktoklive #livehighlights #kieferdixon ♬ Chicken Chase – FSL Music
Como no caso do robô-táxi não havia responsável direto ao volante, não há base legal hoje para aplicar a multa.
No entanto, essa brecha está com os dias contados. A partir de julho de 2026, entra em vigor uma nova regra que permite que veículos autônomos também sejam responsabilizados por infrações, por meio de notificações específicas de não conformidade.
A expectativa é que isso ajude a reforçar a fiscalização de empresas que operam carros autônomos no estado.
A Waymo, subsidiária da Alphabet (empresa-mãe do Google), realiza testes em diversas cidades americanas com seus veículos autônomos, inclusive em Nova York e São Francisco.
Casos como esse reacendem o debate sobre os limites e os riscos de deixar decisões complexas de tráfego nas mãos de algoritmos, especialmente em ambientes urbanos caóticos como o de Los Angeles.
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