Carro da semana, opinião de dono: Ford Fusion Titanium 2013

Carro da semana, opinião de dono: Ford Fusion Titanium 2013

Tive a ideia de enviar uma avaliação sobre o Fusion 2013 Titanium AWD para o NA, já frequento o site há um bom tempo e queria compartilhar minha experiência com esse carro. Alguns dos carros que dirigi foram: Omega GLS 2.0 94, Civic LX 02, Focus Sedan 1.6 08, New Civic LXL 10, e o mais recente o Fusion.


Adquirido em janeiro desse ano por R$120 mil, já com insulfilm da 3M e vitrificação ele foi parte do primeiro lote “informal” de 400 unidades que chegou no país, vou dizer que foi um bom negócio ter comprado o carro desse lote, hoje o ágio cobrado em cima dos novos lotes que chegam ao país está maior do que no começo do ano.

Hoje na mesma concessionária eles estão pedindo R$ 130 mil e o carro sofreu também sofreu um reajuste da Ford de R$ 1.000 a mais (não duvido que aumentem novamente em breve). Tendo em mente o preço BRASIL, esse carro tem sem dúvida o melhor CxB da categoria, mesmo com o ágio absurdo que está sendo cobrado hoje, mas chega dessa parte triste e vamos falar do carro.

Carro da semana, opinião de dono: Ford Fusion Titanium 2013

Começando pelo conforto eu posso dizer que é um carro muito confortável, a suspensão está muito bem acertada, proporcionando um rodar suave, mas também uma pegada firme quando exigida. O entre-eixos de 2,85m promove uma passagem suaves por lombadas e até estradas em condições precárias, os pneus de perfil baixo ajudam a dar uma boa estabilidade que se alia ao peso considerável de 1690kg e à tração 4×4.

O carro é muito silencioso ao rodar, a vedação acústica é muito bem feita e não há problemas de ruído aerodinâmico em altas velocidades, o sistema de som é de muito boa qualidade. Rodando por volta dos 100km/h o motor trabalha com 2000rpm.

Porém existe um pequeno problema, o carro raspa a parte frontal com certa facilidade, basta passar rápido sobre um local com desnível (um cruzamento de ruas, saída de uma lombada) que parte debaixo raspa, os para-lamas frontais raspam bastante também, podendo deixar o condutor confuso achando que esta raspando o carro propriamente dito e não o plástico do para-lamas que avança bastante para baixo.

Carro da semana, opinião de dono: Ford Fusion Titanium 2013

Acabamento também é um dos pontos fortes do carro, praticamente tudo é de plástico emborrachado (macio) ou couro, com pouquíssima presença de plástico duro. Ele também conta com iluminação interna com várias cores diferentes que podem ser selecionadas na central multimídia.

Quanto à segurança, o carro conta com 8 airbags (2 de joelhos), controles de estabilidade e tração e os freios ABS com todas as assistências, ao contrário do que ouvi falar o carro freia muito bem.

No quesito tecnologia o carro é imbatível na sua faixa de preço, fazendo a relação EQUIPAMENTOS/PREÇO ele desbanca facilmente qualquer de seus concorrentes diretos, o único que COMPLETO oferece mais que o Fusion é o Passat, mas para isso é preciso desembolsar uma boa quantia a mais.

Carro da semana, opinião de dono: Ford Fusion Titanium 2013

A central multimídia é completíssima, controles climáticos/rádio/navegador/telefone podem ser acessados por voz (embora somente o navegador valha realmente a pena usar, pois é extremamente eficiente e salva muito tempo). Acredito que dos equipamentos mais exóticos o BLIS (sistema de monitoramento de ponto cego) e o piloto automático adaptativo estão entre os mais úteis na hora de guiar o carro.

Agora falemos do consumo, se você é uma pessoa ecologicamente correta que passa a maior parte do tempo dirigindo na cidade… CORRA PARA LONGE DESSE CARRO, as médias em transito médio/pesado variam entre 4,8-5,7km/l, um dos grandes vilões desse consumo são os semáforos, basta ficar parado em um deles e você vê a média caindo, ou melhor, despencando (uma grande mancada da FORD de não trazer o START/STOP para o Brasil).

Contudo, na estrada é outra conversa, para você que acha que 100km/h é muito pouco e gosta de deixar o carro rodando em torno de 120km/h… ele chega a fazer 13,8-14,7km/l e não, você não leu errado, ele fica mais econômico nessa velocidade.

Carro da semana, opinião de dono: Ford Fusion Titanium 2013

Desempenho, o motor 2.0 turbo de 240cv/34,7kgfm empurra os quase 1700kg do carro com eficiência, o 0-100km/h varia entre 7,7-8s e chega a fazer em 7,2s se você sair arrancado (acelerando e segurando o freio), graças ao 4×4 o carro raramente vai usar os controle de tração em uma reta e a arrancada é vigorosa, o câmbio embora não seja de dupla embreagem trabalha muito bem, no entanto as relações de marcha são relativamente curtas, com a 2ª trocando em torno de 80km/h.

O antigo Ford Fusion vinha de fábrica com limite de velocidade, onde o carro cortava a injeção em 180km/h, agora o limite é 195km/h. Mesmo sendo um pouco desanimador esse limite, já que todos que gostam de carros já tenham tentado dar o máximo do carro pelo menos uma vez, o limite é alcançado com certa facilidade pelo Fusion deixando o giro pouco abaixo 5000rpm.

Vou agora citar os pontos negativos do carro:

1- Consumo na cidade
2- Porta malas assassino, se você parar em um aclive (nem precisar ser muito acentuado), prepare-se para segurar a tampa ou ela vem com sede de sangue na cabeça, um absurdo na minha opinião para um carro nessa faixa de preço.
3- Falta de xenon (nem como opcional)

Como prometido nos parágrafos anteriores vou dar uma resumida do que é possível usar com o carro completo.

CARACTERISTAS DA CHAVE: É possível ligar o carro remotamente pela chave presencial, acionando automaticamente o ar condicionado deixando o carro agradável quando você entrar, e também é possível abrir e fechar os vidros e o teto solar quando quiser. Na coluna da porta do motorista fica uma tela sensível ao toque referente ao código para abrir o carro sem chave, basta digitar o código e você pode destravar somente a porta do motorista/todas as portas/porta malas e travar as portas logo em seguida.

SENSORES: O carro possui sensores de tráfego cruzado (os mesmos que servem para o PARK ASSIST), imagine você saindo da vaga de um shopping e não consegue enxergar se há carros passando atrás, esses sensores indicam se há carro vindo perpendicularmente à você por um aviso sonoro e visual no painel.

PARK ASSIST: Ele também está no pacote e consegue encaixar o carro em vagas que sejam pelo menos 1,1m maior do que ele, o que é uma margem muito boa, no entanto é bem raro ter que fazer uso desse equipamento.

ALERTA DE COLISÃO: Esse item está ligado à uma câmera que fica atrás do retrovisor, caso você se aproxime do carro da frente com muita velocidade, luzes vermelhas juntas a um sinal sonoro indicam essa aproximação inadequada,

FAROL ALTO AUTOMÁTICO: A câmera também monitora a presença de veículos a sua frente, ativando o farol alto durante a noite caso não haja carros na frente (tanto no mesmo sentido quanto no sentido contrário da pista)

PILOTO AUTOMÁTICO ADAPTATIVO: Mantém uma distância (ajustada pelo motorista, também controlada pela câmera) do carro da frente, são 4 ajustes, 28/42/53/64 metros (tendo como base 100km/h). O carro chega a frear até parar caso o veículo da frente faça o mesmo. Você pode colocar 140km/h no pil. aut. Mas se o carro que está na frente estiver a 80km/h ele vai manter a mesma velocidade até o carro sair da frente.

MONITORAMENTE DE FAIXA: Também executado pela câmera, ele pode tanto avisar que o carro está “comendo” a faixa quanto puxar o carro para o meio da faixa (configurável, pode ser desligado), nenhuma das duas configurações impede uma ação voluntaria do motorista, se o carro detecta o motorista exercendo força para virar o volante ele não vai impedi-lo de fazer isso. Caso o motorista invadir a faixa ao lado de 2-3 vezes em um curto período de tempo uma xícara de café aparecerá no painel, indicando sonolência, e caso o motorista não estiver com as mãos no volante ele vai avisar que as mãos devem permanecer no volante.

FREIO DE MÃO ELETRÔNICO: Basta puxar ou pressionar o botão para que ele seja acionado.

GPS: É bem atualizado, totalmente em português e os comandos de voz são muito úteis, basta falar na seguinte ordem, Cidade->Rua->Número e pronto, ele já coloca o ponto do mapa para você.

CÂMERA DE RÉ: Tem boa qualidade, conforme você vira o volante ele simula por onde o carro vai passar, dando uma noção de que a manobra é possível ou não.

OUTROS: O carro tem 3 saídas 12V, 1 saída 110V (padrão americano), 2 entradas USB e 1 entrada para cabos RCA(amarelo/branco/vermelho).
É possível usar o carro como um roteador, se você estiver dentro do alcance de uma rede sem fio você pode fazer o carro agir como um roteador, caso o sinal dessa rede para celular ou notebook não esteja pegando bem.

Há mais equipamentos que não valem a pena ser citados, mas que complementam o carro deixando ele como uma ótima opção na faixa de preço em que ele concorre. Sem dúvida alguma recomendo e muito esse carro.
Espero que tenham gostado das informações apresentadas, um grande abraço.

Por Bruno Francisco

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 15 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.