O BMW 320i 2024 chega com a importante missão de manter a liderança absoluta entre os sedãs grandes.
Em 2023, o modelo alemão terminou o ano com quase 60% das vendas no segmento, bem acima de seus concorrentes.
Para isso, ele segue com três versões, sempre com uma extensa lista de equipamentos de segurança, tecnologia e conforto. Além disso, todas as configurações continuam com o consagrado motor 2.0 turbo de 184 cv.
A linha do BMW 320i é composta pelas mesmas versões que já tínhamos por aqui anteriormente, todas com o mesmo conjunto mecânico. Além delas, a marca ainda venda o BMW 330e M Sport, que fica em outra categoria e custa bem mais caro.
Confira a linha atual do sedã alemão:
- BMW 320i GP
- BMW 320i Sport GP
- BMW 320i M Sport
Cores disponíveis: Branco Alpino (sólida); Preto Safira, Cinza Mineral (exceto M Sport), Azul Phytonic e Cinza Skyscraper.
Interior: Sensatec Perfurado Tacora Vermelho e Preto, Sensatec Perfurado Cognac e Preto ou Sensatec Perfurado Preto; Couro Vernasca em Vermelho Tacora e Preto, Couro Vernasca em Preto, Couro Vernasca em Mocha/Preto com costura Mocha, Couro Vernasca em Preto com costura Azul e Couro Vernasca em Oyster e Preto (exclusivas da versão M Sport).
Leia também sobre a BMW 320i 2023 e seus detalhes.
Equipamentos
Pensando num sedã alemão que começa em R$ 320 mil, é claro que veremos uma lista de equipamentos bem recheada desde a versão de entrada. Afinal, isso é quase uma exigência nesse segmento.
No caso do BMW 320i, os destaques são o ar-condicionado de três zonas, assistente de estacionamento, painel de instrumentos digital, bancos elétricos com memória para o condutor, rodas de 18 polegadas e o acabamento refinado.
Pulando para a versão intermediária 320i Sport GP, o modelo ganha diversos equipamentos de assistência ao condutor, como alerta de ponto cego e colisão frontal, além de teto solar, sistema de som premium, carregador wireless e faróis de LED adaptativo.
Finalmente, a opção topo de linha 320i M Sport traz rodas aro 19, ACC, assistente de farol alto, porta-malas com abertura elétrica, head-up display e diversos itens da divisão esportiva M, incluindo a suspensão, freios e pacote aerodinâmico.
Confira em detalhes o que a BMW oferece em cada versão do sedã:
BMW 320i GP 2024 – motor 2.0 turboflex de 184 cv e 30,6 kgfm de torque, com câmbio automático de 8 marchas e tração traseira.
SEGURANÇA: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), freios ABS, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, chamada de emergência, frenagem automática em manobras, alarme perimétrico e volumétrico, câmera de ré, sistema antifurto de rodas, controle de tração e estabilidade, faróis de LED com refletores duplos e regulagem de altura, lanterna de neblina, repetidores de seta nos espelhos retrovisores, luzes de condução diurna, Isofix, desembaçador do vidro traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, entre outros.
CONFORTO E TECNOLOGIA: ar-condicionado automático digital de 3 zonas com saída para o banco traseiro, painel de instrumentos BMW Live Cockpit Plus com visor curvo, sistema de som com USB, Bluetooth, GPS e HD interno, direção elétrica, assistente de estacionamento (Parking Assistant), start/stop, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold, bancos dianteiros elétricos (com memória e ajuste de lombar para o condutor), volante multifuncional computador de bordo, com ajuste de altura e profundidade, bancos esportivos revestidos em couro, piloto automático com limitador de velocidade, vidros elétricos em todas as portas, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos, retrovisor interno fotocrômico, troca de marchas atrás do volante, capô sustentado por mola a gás, entre outros.
INTERIOR: apoio de braço para o motorista e na segunda fileira, banco traseiro tripartido e rebatível (40/20/40), iluminação no porta-malas, porta-luvas e de teto, tapetes em veludo, entre outros.
VISUAL: rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus run-flat 225/45 R18, acabamento externo BMW Individual em High-gloss Shadow Line e grade dianteira ativa.
BMW 320i Sport GP 2024 – motor 2.0 turboflex de 184 cv e 30,6 kgfm de torque, com câmbio automático de 8 marchas e tração traseira.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + sistema de som Hi-Fi, alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa, assistente de permanência em faixa, banco do motorista com extensão frontal do assento, teto solar elétrico, chave presencial com acionamento remoto do motor, carregador do celular por indução, volante esportivo em couro, faróis em LED adaptativo, entre outros.
BMW 320i M Sport 2024 – motor 2.0 turboflex de 184 cv e 30,6 kgfm de torque, com câmbio automático de 8 marchas e tração traseira.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + rodas de liga leve de 19 polegadas com pneus 225/40 R19, assistente de farol alto, piloto automático adaptativo, retrovisores externos fotocrômicos, controle de largada, tampa do porta-malas elétrica, sistema de som premium Harman Kardon, head-up display, leitor de placas de trânsito, acabamento interno em Alumínio Rhombicle, freios M Sport, suspensão M Sport, volante M em couro, pacote M aerodinâmico, entre outros.
Os Todos os valores
Os preços do BMW 320i seguem uma lógica curiosa, acrescentando R$ 20 mil a cada versão. Com isso, dá pra dizer que a opção de entrada é muito interessante, pois traz tudo que você precisa.
O melhor custo-benefício, porém, está na intermediária Sport GP, que adiciona itens importantes e ainda está bem abaixo dos salgados R$ 360 mil pedidos pela configuração topo de linha.
Apesar disso, a BMW ainda oferece valores mais interessantes que a Mercedes-Benz, que pede de R$ 330 mil a R$ 377 mil nas versões do C200 AMG Line.
Veja os valores atualizados:
- BMW 320i GP – R$ 320.950
- BMW 320i Sport GP – R$ 341.950
- BMW 320i M Sport – R$ 361.950
O motor 2.0 Turbo
Com exceção da versão 330e M Sport, que também faz parte da linha do BMW Série 3 e atua como a configuração mais cara, todas as versões do BMW 320i usam o mesmo conjunto mecânico.
Ele é formado pelo motor longitudinal de 2,0 litros turboflex, com injeção direta de combustível, 4 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote.
Seja com gasolina ou etanol, ele sempre entrega 184 cavalos de potência (a 5.000 rpm) e 30,6 kgfm de torque (logo aos 1.350 rpm), sendo associado ao câmbio automático ZF de 8 velocidades e com tração traseira.
Performance
Veja como o BMW 320i se comporta na aceleração de 0 a 100 km/h e na velocidade máxima, mostrando números surpreendentes para um carro de 184 cavalos. Confira:
- BMW 320i – 7,1 segundos e 235 km/h
Consumo
E o que dizer de seu consumo? Será que o sedã alemão também agrada nesse quesito? Confira:
CONSUMO CIDADE
- BMW 320i 2024 – 7,5 km/l com etanol e 10,6 km/l com gasolina
CONSUMO ESTRADA
- BMW 320i 2024 – 9,1 km/l com etanol e 13,2 km/l com gasolina
Informações técnicas
Motor |
2.0 Turbo |
Tipo | Dianteiro, longitudinal, turbo e flex |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1.998 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 11:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta |
Potência Combinada | 184/184 cv @ 5.000 rpm |
Torque Combinado | 30,6/30,6 kgfm @ 1.350 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Automático de 8 marchas, com conversor de torque |
Tração | |
Tipo | Traseira |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado / Disco ventilado |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Independente, multibraço |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve de 18 ou 19 polegadas |
Pneus | 225/45 R18 ou 225/40 R19 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.709 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1.827 |
Altura (mm) | 1.435 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.851 |
Capacidades | |
Porta-malas (litros) | 365 |
Tanque (litros) | 59 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 590 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.460 |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,25 |
BMW 320i 2024 – fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!