A Honda parece estar levando a ideia de “emular” carros a combustão em seus futuros veículos elétricos a um novo patamar.
Inspirando-se no que a Hyundai já fez com o Ioniq 5 N, a montadora japonesa está indo além e, no evento recente onde apresentou as inovações da sua linha de elétricos “Série 0”, foi revelado um conceito curioso: o Honda e Digital UX.
Equipado com uma função digna de videogame, o carro traz um menu de seleção onde o motorista pode escolher ícones de alto desempenho da marca, como o S2000, as duas gerações do NSX, o Civic Type R e até mesmo um HondaJet.
Sim, você pode “pilotar” um jato no seu carro elétrico.
Ao selecionar um desses veículos, o painel digital do Honda e transforma-se para imitar os instrumentos e até os sons dos motores correspondentes.
Por exemplo, ao escolher o S2000 e “ativar o VTEC”, o sistema reproduz o aumento de som conforme o carro simulado passa dos 6.000 rpm, exatamente como no modelo original.
Além disso, o banco do motorista vibra para criar a sensação de estar dirigindo um esportivo antigo. No modo HondaJet, o carro se torna mais silencioso ao acelerar, imitando o comportamento de uma aeronave em pleno voo.
Embora essa imersão seja interessante, não se espera que o Honda e “decole” de verdade, é claro.
Apesar do sistema não estar finalizado, com algumas falhas como o atraso ao trocar de modos e sons artificiais ainda precisando de ajustes, a ideia de personalizar a experiência ao volante com sons e características de modelos icônicos da Honda já chama bastante atenção.
Para completar, a montadora está desenvolvendo uma transmissão manual artificial com trocas controláveis por meio de aletas atrás do volante, como no Ioniq 5 N, além de outros ajustes que afetam a direção, mapeamento de pedais e até a altura do veículo.
Mas há um porém. No menu de seleção, além dos carros clássicos como o S2000 e o NSX, alguns modelos como o CRX e um carro de Fórmula 1 estavam “bloqueados”, disponíveis apenas por meio de atualizações pagas, uma estratégia semelhante a conteúdo extra de jogos de videogame (DLC).
Isso significa que a Honda está considerando a implementação de pacotes de atualização pagos para liberar certos carros e funções nos veículos elétricos, algo que pode gerar controvérsia entre os consumidores.
Enquanto alguns podem criticar a inclusão de elementos artificiais de carros a combustão em veículos elétricos, o Ioniq 5 N provou que essas “brincadeiras” podem trazer um toque de diversão aos EVs.
E a Honda parece determinada a levar essa ideia ainda mais longe, imortalizando seus modelos clássicos de uma forma interativa em seus novos produtos.
Para muitos entusiastas, que veem carros como o S2000 ou o NSX se tornarem raridades quase inalcançáveis, essa pode ser uma oportunidade de reviver a emoção de dirigir esses ícones, mesmo que de forma digital.
[Fonte: Road and Track]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!