Carros elétricos sofrem com lombadas e valetas no Brasil; reparos são caríssimos

jac e js1 120 mil km avaliação na (36)
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Infelizmente o Brasil sofre com dois males instalados em ruas, avenidas e estradas do país, as lombadas que, acompanhadas das valetas, geram desconforto e prejuízo para donos de automóveis.

Se esses dois redutores de velocidades, muitos deles fora de padrão, já aterrorizam a vida de motoristas e ajudam na venda de carros altos, como SUVs e picapes, por exemplo, no caso dos carros elétricos , se torna uma verdade história de terror.

Em cada lombada alta e curta, totalmente fora de padrão, o dono de um carro elétrico passará por momentos tensos, especialmente se o carro estiver carregado, seja com pessoas ou com bagagem.

Todo mundo “sente” quando seu carro bate o fundo na temível lombada, mas no caso de carros elétricos (ou compactos da Honda por conta do tanque), o impacto pode levar a prejuízos enormes.

bmw ix m60 3
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No caso dos carros elétricos, danos na bateria, que fica sob o assoalho, pode chegar a valores astronômicos, quase milionários. Como o caso de um BMW iX xDrive50 Sport, que sofreu danos na célula de energia, conforme relatado no site UOL .

Com preço de R$ 889.950 zero km, o conserto da bateria teve um orçamento de R$ 908.621. Caro? Sim, mas não se sabe qual foi a origem do dano, porém, em 2022, o dono de um Fiat 500e raspou o fundo de seu carro e danificou a bateria. O orçamento ficou em R$ 240 mil para um carro que custava R$ 214.990 na época.

Cleber Willian Gomes, professor de Engenharia Mecânica da FEI, comentou que “de modo geral, a condição das estradas e vias públicas no Brasil exige que a altura entre o pavimento e o veículo seja maior do que em outras regiões, em função de buracos, valetas e lombadas”.

volkswagen polo gts impressões na 32
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A questão da altura dos carros é notória na Volkswagen que, por exemplo, alegou na época do lançamento do Polo GTS, o motivo pelo qual o esportivo não tinha suspensão rebaixada em relação às demais versões.

Fugir das lombadas altas é um dos motivos pelos quais muitos optam pela compra de SUVs, cuja altura livre do solo é geralmente mais elevada.

Sobre os carros elétricos, mesmo que a bateria não seja danificada, a suspensão sofrerá com o tempo, uma vez que foi projetada para suportar um peso muito maior que o normal, com o esforço para passar sobre as lombadas, gerando sobrecarga.

Por ora, dirigir carro elétrico com suspensão mais baixa exige a mesma atenção de donos de superesportivos, pois, nunca se sabe qual o tamanho da “muralha” presente no caminho…

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X