
A nova tarifa de 25% sobre veículos e peças importadas, imposta pelo presidente Donald Trump, promete chacoalhar o setor automotivo nos Estados Unidos e esvaziar o bolso dos consumidores.
Embora os efeitos totais ainda não possam ser completamente mensurados, as primeiras estimativas já indicam que a medida pode encarecer alguns dos modelos mais vendidos do país em até US$ 16 mil — ou mais de R$ 80 mil na conversão atual.
Segundo a plataforma iSeeCars, modelos populares como Chevrolet Silverado, GMC Sierra, Toyota Tacoma e Honda Civic devem sofrer os maiores impactos.
Até mesmo veículos de marcas americanas, como o próprio Silverado, correm risco de alta nos preços, já que algumas unidades são fabricadas no México e, portanto, serão taxadas.

A Silverado 1500, por exemplo, que custa em média US$ 55.612 nos EUA, pode saltar para US$ 69.515 com o novo “imposto Trump”.
Já a GMC Sierra 1500, que também tem produção parcial fora dos EUA, pode ficar US$ 15.599 mais cara. No caso do Chevrolet Equinox, produzido exclusivamente em San Luis Potosí, México, o impacto chega a US$ 8.302 no valor final.
O Dodge Charger Daytona elétrico, fabricado no Canadá, também pode ser uma das maiores vítimas da nova política.
Com uma média de preço atual em torno de US$ 66.701, o modelo pode atingir os US$ 83.377, um aumento de até US$ 16.675 — praticamente inviabilizando suas chances de sucesso comercial, especialmente considerando que já enfrenta dificuldades de aceitação.

A lista é extensa e atinge todas as marcas com produção fora dos EUA. Modelos como Toyota RAV4, Honda CR-V, Nissan Rogue, Hyundai Tucson, Subaru Forester, Mazda CX-5, Kia Sportage e até carros compactos como Hyundai Elantra e Nissan Sentra devem subir de preço entre US$ 6.000 e US$ 9.000, em média.
O impacto médio da tarifa, segundo a iSeeCars, é de US$ 10.042 para os modelos analisados.
Se o cenário já parece complicado para os carros novos, a situação deve se agravar também no mercado de seminovos e usados. Karl Brauer, analista da iSeeCars, acredita que a valorização dos usados será inevitável, já que muitos consumidores serão excluídos do mercado de zero-quilômetro.
O movimento será semelhante ao que ocorreu durante a pandemia, quando a escassez na produção inflacionou drasticamente os preços dos usados.
Apesar da previsão sombria, algumas montadoras devem tentar amenizar o impacto inicial, absorvendo parte do aumento para manter a competitividade. No entanto, a longo prazo, especialistas alertam que os custos devem ser repassados integralmente ao consumidor.
Com a medida prestes a entrar em vigor em 2 de abril, o conselho para quem está pensando em trocar de carro é claro: corra para garantir os preços atuais antes que a nova tarifa transforme o mercado automotivo em um verdadeiro campo minado para o consumidor médio.
Modelo |
Preço atual |
Preço com tarifa |
Aumento |
Chevrolet Silverado | $55,612 | $69,515 | $13,903 |
Ram 1500 | $60,380 | $75,475 | $15,095 |
Chevrolet Equinox | $33,208 | $41,510 | $8,302 |
Toyota Tacoma | $47,101 | $58,876 | $11,775 |
Nissan Rogue | $35,437 | $44,296 | $8,859 |
Toyota RAV4 | $35,764 | $44,704 | $8,941 |
Honda Civic | $28,437 | $35,547 | $7,109 |
Toyota Corolla | $25,371 | $31,714 | $6,343 |
Honda CR-V | $35,897 | $44,871 | $8,974 |
GMC Sierra | $62,394 | $77,993 | $15,599 |
Mazda CX-5 | $35,006 | $43,758 | $8,752 |
Jeep Compass | $31,633 | $39,542 | $7,908 |
Toyota 4Runner | $54,126 | $67,658 | $13,532 |
Nissan Sentra | $24,155 | $30,194 | $6,039 |
Hyundai Tucson | $34,472 | $43,090 | $8,618 |
Hyundai Elantra | $25,312 | $31,640 | $6,328 |
Honda HR-V | $29,658 | $37,072 | $7,414 |
Dodge Charger | $66,701 | $83,377 | $16,675 |
Subaru Forester | $37,124 | $46,405 | $9,281 |
Kia Sportage | $33,529 | $41,911 | $8,382 |
GMC Terrain | $35,188 | $43,985 | $8,797 |
Chrysler Pacifica | $47,105 | $58,881 | $11,776 |
Chevrolet Blazer | $42,691 | $53,364 | $10,673 |
Hyundai Sonata | $30,517 | $38,146 | $7,629 |

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