CEO da Bugatti Rimac provoca BYD e diz que U9 de 3.000 cv não entregaria nem 1 segundo dessa potência

byd u9
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Mate Rimac, CEO da Bugatti Rimac e responsável pelo hipercarro elétrico Nevera, lançou dúvidas sobre o desempenho declarado do recém-anunciado Yangwang U9 Nürburgring Edition, da chinesa BYD.

O executivo de 37 anos, que abalou o mercado em 2022 com seu modelo de quatro motores e mais de 2.000 cv, questiona se o supercarro chinês realmente consegue entregar os 3.000 cv prometidos.

Em comentários feitos no grupo Apex Automotor no Facebook , Rimac argumentou que, embora os motores do U9 possam teoricamente atingir essa potência combinada, a bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 80 kWh não teria capacidade de descarga para fornecer tanta energia — nem mesmo por um segundo.

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Ele calcula que seria necessário um índice de descarga de 20+C, equivalente a esgotar toda a carga em três minutos, algo que considera improvável para células LFP.

byd yangwang u9 3
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Segundo Rimac, essa química de bateria, comum em EVs chineses por ser mais barata e resistente à degradação, não atinge taxas de descarga tão altas.

Ele ainda destacou que seu próprio Nevera R entrega 2.012 cv (1,5 MW) e poderia gerar mais, mas é limitado pela aderência dos pneus — no caso do U9, com 3.000 cv, a limitação de tração só seria superada acima de 240 km/h.

O executivo também sugeriu que a BYD possa estar somando a potência máxima de cada motor de forma isolada, sem que todos atinjam o pico simultaneamente.

Mesmo assim, uma configuração assim permitiria grande flexibilidade na pista, ajustando a entrega de força por roda para maximizar a aderência e o equilíbrio em curvas.

byd yangwang u9 2
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Por enquanto, a BYD não anunciou intenção de disputar o recorde de Nürburgring, que colocaria o Nevera na terceira posição.

Apesar disso, Rimac mantém vantagem em outros 24 recordes de desempenho conquistados recentemente, incluindo a façanha de superar o Koenigsegg Jesko Absolut no teste de 0-400-0 km/h.

Se as previsões do croata sobre as limitações das baterias LFP e da tração se confirmarem, o trono de aceleração do Nevera ainda estará seguro — pelo menos por enquanto.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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