Mesmo em meio à desaceleração do mercado global de veículos elétricos, a Ford decidiu dobrar a aposta.
Durante a conferência de resultados do primeiro semestre de 2025, o CEO Jim Farley anunciou que a marca vai revelar, no próximo dia 11 de agosto, uma nova plataforma 100% elétrica, fabricada nos Estados Unidos, que dará origem a uma família totalmente inédita de modelos da marca.
A promessa? Um divisor de águas comparável ao que foi o Ford Modelo T no início do século passado.
A apresentação oficial acontecerá em Kentucky, estado que já abriga outras unidades da Ford. A escolha do local deixa no ar a possibilidade de que essa nova plataforma seja montada ali mesmo.
Embora Farley tenha evitado dar detalhes sobre os modelos que surgirão a partir dessa base, ele deixou claro que a proposta é brigar diretamente com as gigantes chinesas BYD e Geely — hoje líderes globais em inovação e preço competitivo no segmento elétrico.
A nova família de elétricos da Ford vem sendo desenvolvida por um grupo interno chamado de “skunkworks”, que tem como missão criar EVs acessíveis, eficientes e tecnologicamente avançados.
O foco é simples: bater de frente com os elétricos chineses que vêm invadindo mercados mundo afora. Segundo Farley, a única maneira de competir com a China é repensar toda a cadeia produtiva — do projeto ao fornecimento de peças.
Hoje, a Ford opera duas grandes fábricas em Kentucky, que produzem SUVs como o Escape e o Lincoln Corsair, além de picapes como a F-Series Super Duty e o SUV de luxo Lincoln Navigator.
A expectativa é de que os novos elétricos nasçam na mesma linha de produção, e provavelmente incluam modelos em diferentes tamanhos, como crossovers, hatchbacks e até sedãs.
A empresa também sinalizou interesse em expandir sua linha de carros de passeio, atualmente resumida ao Mustang. Há, portanto, uma grande chance de vermos o retorno de veículos mais compactos, mas agora movidos por eletricidade.
Com os rivais Chevrolet Bolt e Equinox EV ganhando destaque, a Ford deve buscar uma proposta semelhante: um carro elétrico de cerca de US$ 30 mil com autonomia próxima de 480 km.
Resta agora aguardar o grande anúncio em agosto. A Ford já deixou claro que, para ela, esse momento é tão crucial quanto foi o lançamento do Modelo T. Se vai repetir o sucesso de outrora, só o tempo dirá.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!