A BMW está preparando o futuro do seu icônico M3 com duas versões distintas: uma totalmente elétrica e outra com motor a combustão.
A revelação foi feita por Frank van Meel, chefe da divisão BMW M. Esta estratégia marca um importante passo na evolução da linha M3, ao equilibrar a tradição dos motores a gasolina com o avanço tecnológico dos veículos elétricos.
Já havia sido confirmado em junho que uma versão elétrica do M3 estava em desenvolvimento, com um trem de força impressionante que contará com quatro motores elétricos.
Segundo van Meel, essa configuração poderá gerar até 1.341 cv, o que coloca o modelo no topo das potências entre os esportivos da marca.
Testes com protótipos modificados do i4 equipados com essa nova motorização já estão em andamento nas estradas desde 2022, o que indica que a BMW está avançando rapidamente na adaptação de sua tecnologia para a nova era de alta performance elétrica.
Por outro lado, os puristas que preferem a emoção dos motores a combustão podem respirar aliviados: a versão a gasolina do M3 continuará a ser oferecida. Van Meel confirmou ao site Bimmer Today que o motor 3.0 litros de seis cilindros em linha, com duplo turbo, continuará em produção por vários anos.
Os engenheiros da BMW estão trabalhando para garantir que ele atenda às futuras regulamentações de emissões, especialmente as rígidas normas da União Europeia.
Embora a versão a combustão possa não atingir a mesma potência bruta da versão elétrica, seu peso mais leve deve proporcionar uma experiência de condução igualmente empolgante. A possibilidade de uso da tecnologia híbrida não foi descartada, seguindo a tendência já vista no novo M5.
Além das diferenças nos motores, as duas versões do M3 devem se diferenciar também nas plataformas utilizadas. A versão elétrica será baseada na nova plataforma dedicada a veículos elétricos da BMW, a Neue Klasse, enquanto a versão a gasolina continuará a utilizar uma versão atualizada da plataforma CLAR, que sustenta o modelo atual.
O primeiro carro a estrear a plataforma Neue Klasse será o SUV elétrico X3, previsto para o ano que vem, seguido de um Série 3 elétrico em 2026, provavelmente chamado de i3.
Com isso, o M3 elétrico, possivelmente batizado de i3 M ou algo semelhante, deverá aparecer por volta de 2027, pouco depois do lançamento da nova geração do Série 3 a gasolina. A versão M3 a combustão deverá ser lançada alguns meses ou até um ano após o sedã convencional.
Uma curiosidade interessante sobre o M3 elétrico é a possibilidade de ele adotar uma tecnologia semelhante à simulação de trocas de marchas, como visto nos modelos da Hyundai.
Van Meel sugeriu que esse recurso poderia proporcionar ao motorista uma noção mais clara de como o carro está acelerando e em que velocidade, sem a necessidade de olhar para o painel, o que seria especialmente útil em situações extremas, como durante uma corrida em pista.
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