Chevrolet Blazer – Defeitos e Reclamações

blazer 002

Hoje vamos falar de um carro quase folclórico no Brasil, a Chevrolet Blazer.

Ela ficou conhecida pela robustez e imponência e, não podemos nos esquecer, como carro de frota da polícia, marcou presença em praticamente todo o país com essa finalidade e até hoje faz alguns indivíduos sentirem um frio na barriga quando aparece, principalmente se estiver acima do limite de velocidade numa sexta à noite.

Se você estiver pensando em comprar uma, pra poder andar no banco da frente, fizemos esse resumo dos principais problemas e reclamações do modelo.

Em 1995, a Chevrolet lançou no Brasil a Blazer, sucessora espiritual da mítica Veraneio, e marcou o cenário automotivo sendo sonho de consumo dos mais variados perfis, desde jovens que queriam tirar onda, colocar rodas aro 20 e rebaixar, até pais de família que queriam espaço e robustez, a altura da suspensão faz com que obstáculos possam ser ignorados, tornando a condução divertida, especialmente nas versões 6 cilindros.

Atualmente já não é mais um carro em alta, sendo possível encontrar exemplares por valores atrativos, porém nem sempre em bom estado, devido à fama de resistente, muitas passaram por donos pouco cuidadosos, então é sempre bom buscar a procedência do carro. Abaixo estão os principais defeitos e pontos de atenção:

Câmbio automático antigo

Se fizer questão de comprar uma automática, tenha em mente que o câmbio é um projeto antigo de quatro marchas, que faz com que o carro tenha um desempenho inferior ao manual e um consumo superior, sem contar que a troca de marchas é um pouco lenta e não muito inteligente.

Consumo alto

Não é um carro do qual se espera um consumo baixo, mas vale ressaltar que as médias ficam na faixa de 6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada, considerando o modelo V6 e rodando na gasolina, mas não espere médias muito melhores das demais motorizações que rodam na gasolina, as versões Diesel apresentam uma melhora, mas são mais caras.

Ruídos metálicos

Especialmente pelo conceito do carro, baseado no chassis de caminhonete (S10), é bem comum que apresente rangidos metálicos na carroceria, além de alguns barulhos internos nas forrações de porta e painel, nada que um pouco de cuidado não ajude a evitar, mas é um carro um tanto quanto ruidoso.

Estabilidade ruim

Pelo mesmo motivo do ponto anterior, ela se mostra um pouco instável em altas velocidades, principalmente se comparada com a SUVs modernas, nada que desbonifique o carro, mas se você gosta de correr, talvez seja melhor repensar a compra.

Blazer 003

Pneus caros

Os pneus tem um preço elevado, principalmente pelo perfil maior de algumas versões, podendo custar mais de R$ 1.000,00 cada se optar por marcas mais renomadas, de uma boa olhada neles antes de adquirir uma unidade.

Suspensão dianteira problemática

A suspensão dianteira costuma apresentar problemas e ruídos com uma certa frequência, o reparo não é caro, como pode parecer, porém a recorrência incomoda alguns donos, normalmente o problema está relacionado aos amortecedores, pivôs e terminais.

Desempenho fraco na quatro cilindros

Em especial as versões com motores de menor cilindrada, como as 2.2, o desempenho deixa a desejar, principalmente em arrancadas e retomadas, e o consumo acaba sendo parecido com as versões mais potentes.

Tempo de uso

Sim, infelizmente até as unidades mais novas já têm um bom tempo de uso, então alguns itens estão com desgaste acentuado, como acabamentos e pintura, inclusive pode já ter sido pintada inteira, fique atento à detalhes como fechamento de capo e portas, além de diferenças de cor entre as peças.

4×4 é um sistema caro

Se optar por uma unidade com esse sistema de tração, teste bem, qualquer problema costuma ser caro para arrumar.

Bomba de combustível falha

Depois dos componentes de suspensão, o item com maior número de reclamações é a bomba de combustível, não costuma dar muitos sinais antes de falhar, mas a troca é simples e barata (cerca de R$ 400,00).

Vazamento de óleo no motor

Esse é um problema recorrente em grande parte da família chevrolet, principalmente nos motores GM família 2, no caso da blazer são os 4 cilindros a gasolina, existem alguns pontos de vazamento de óleo, normalmente na tampa de válvulas, não geram danos ao motor, mas as manchas de óleo no chão são irritantes e eventualmente o cheiro de óleo queimado quando escorre em partes quentes do motor pode incomodar.

Conclusão

Blazer 001

Por se tratar de um carro robusto, muitas vezes teve sua manutenção negligenciada, com donos usando óleos de especificações erradas, não fazendo a devida manutenção preventiva e usando o carro sem dó, somado isso ao tempo de uso, faz a compra dela um ponto de atenção.

Procure com calma uma unidade bem conservada, quilometragem não significa muita coisa em alguns casos, foque em histórico de manutenções e conservação do interior e pintura.

É um carro “raiz”, sem mimos, assistências, consumo elevado, um pouco barulhenta então não pense muito em requinte ou performance, a grande vantagem é a manutenção simples e a robustez, certamente uma unidade bem conservada vai te fazer muito feliz e ainda chama a atenção por onde passa, tem tudo para ser tornar um clássico no futuro, assim como a veraneio.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.