A montadora chinesa XCMG, localizada em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, mostrará na Fenatran um novo caminhão elétrico. No evento que ocorrerá entre os dias 4 e 8 de novembro, o modelo E7-80T será o destaque da marca.
O caminhão extrapesado da XCMG se destaca pela alta potência de 747 cavalos e torque de 284,5 kgfm, tendo ainda um banco de baterias de fosfato de ferro e lítio de 400 kWh com autonomia de 250 km com 49 toneladas ou 150 km com 80 toneladas tracionadas.
Com recarga feita por corrente contínua (DC) e com dois pinos, o XCMG E7-80T tem cabine leito e defletor de ar integrado, além de oferecer rodas de alumínio. O modelo faz parte de uma gama extensa de caminhões que atende aos segmentos leve, médio, pesado e extrapesado.
Ricardo Senda, Head de Veículos Elétricos da XCMG, comenta: “Nossa linha de produtos será composta de modelos leves, médios e do extrapesado E7-80T, todos 100% elétricos”.
Senda completa: “Estamos trabalhando na homologação de um deles, que também será exibido na Fenatran. Vamos analisar a demanda que ele pode gerar. Mas anote aí: não haverá similar nacional com suas capacidades”.
Foca\da aqui na produção de máquinas pesadas para construção civil, mineração e outros usos específicos, a XCMG tem ainda sua linha de caminhões para atender ao crescimento do mercado de transporte de cargas rodoviárias.
A XCMG atua em mais de 180 países e aqui possui uma rede de 45 concessionárias, além de unidades de suporte em Guarulhos (SP), Contagem (MG), Catalão (GO) e Parauapebas (PA).
No setor de caminhões, a empresa é uma das maiores fabricantes de veículos pesados da China e líder mundial em guindastes. A empresa produz ainda escavadeiras e outros equipamentos.
Com o E7-80T, a XCMG entrará na disputa com outras marcas que também possuem cavalo-mecânicos elétricos, num nicho de mercado que só tende a crescer.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!