Cientistas comprovam: qualquer carro elétrico é mais limpo que qualquer carro a combustão

eletrico ev charging carregando
eletrico ev charging carregando

Por mais que os veículos elétricos ainda gerem debates acalorados sobre sua pegada ambiental real, um novo estudo da Universidade de Michigan veio para pôr fim a muitas dessas dúvidas.

A pesquisa mostra, com base em dados de produção, uso e descarte de veículos, que qualquer EV — mesmo os mais pesados e robustos — é mais limpo que qualquer carro a combustão.

A análise é profunda : ela considera as emissões de CO₂ equivalentes “do berço ao túmulo” — ou seja, desde a fabricação até o fim da vida útil do veículo, incluindo o impacto da geração de energia elétrica para a recarga.

O estudo ainda trouxe um simulador interativo, no qual é possível comparar o impacto ambiental de diversos tipos de veículos em diferentes regiões dos Estados Unidos.

Veja também

rivian motor quad 2
rivian motor quad 2

O que chama atenção é a diferença brutal entre os tipos de motorização. Por exemplo, em Bucks County, na Pensilvânia, um sedã compacto a combustão emite cerca de 309 gramas de CO₂ por milha.

Um híbrido simples reduz esse número em 20%, um híbrido plug-in em 44%, e um elétrico com 200 milhas de autonomia chega a cortar 63% das emissões.

Mas se você acha que isso só vale para carros pequenos e leves, pense novamente: mesmo uma picape elétrica como a Rivian R1T, que pesa mais de 3 toneladas, ainda polui menos ao longo da vida útil do que um Honda Civic a gasolina.

De acordo com os dados, a R1T emite apenas 71% das emissões de um compacto a combustão, mesmo com todo seu peso e bateria gigante.

lucid gravity (1)
lucid gravity (1)

Outro exemplo curioso vem da comparação entre uma SUV híbrida plug-in com autonomia de 35 milhas em modo elétrico e uma picape elétrica com 400 milhas de alcance total: ambas têm impacto ambiental quase idêntico.

Isso mostra que, no jogo das emissões, a eletrificação supera até a questão do tamanho do veículo.

A pesquisa também levou em conta o impacto do transporte de carga, tão comum nas picapes americanas. E mesmo com uma carga de 1.100 kg, uma picape elétrica ainda produz cerca de 35% das emissões de uma picape a gasolina — mesmo que esta última esteja vazia.

Claro, o peso da carga impacta mais a autonomia dos elétricos, mas ainda assim, eles se saem melhor no balanço geral de CO₂.

lucid air sapphire 4
lucid air sapphire 4

O estudo não é isento de limitações. Ele não levou em consideração padrões de recarga ou picos de demanda da rede elétrica, por exemplo.

Mas mesmo com esses fatores em aberto, a conclusão é contundente: veículos exclusivamente a combustão são sempre mais poluentes que seus equivalentes eletrificados.

E há ainda um recado importante: escolher o menor carro possível para atender às suas necessidades continua sendo uma atitude positiva para o planeta.

Mas, segundo os pesquisadores da Universidade de Michigan, trocar o tipo de motorização tem um impacto ainda maior que simplesmente reduzir o tamanho do carro.

Em outras palavras, se você realmente se preocupa com o impacto ambiental da sua mobilidade, a solução está clara: a eletrificação é o caminho mais eficiente para reduzir as emissões globais de carbono no setor automotivo — e quanto antes essa transição for feita, melhor.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.