Confia: Este carro autônomo tem volante dobrável que se esconde quando ele começa a dirigir sozinho

tensor robocar (1)
tensor robocar (1)

Uma nova era para a direção autônoma está prestes a começar, e ela pode não incluir um volante visível no painel.

As empresas Autoliv e Tensor acabam de apresentar o primeiro volante dobrável do mundo, que se esconde dentro do painel quando o carro entra em modo autônomo de Nível 4.

A novidade será lançada ainda este ano no Robocar, um SUV elétrico de luxo com foco em uso particular e tecnologia de condução avançada.

Ao ativar o modo autônomo, o aro do volante se dobra no mesmo ângulo da coluna de direção e se retrai dentro do painel, liberando espaço e aumentando o conforto para o ocupante dianteiro.

Veja também

tensor robocar (2)
tensor robocar (2)
tensor robocar (3)
tensor robocar (3)

Nesse momento, uma tela central se move para a frente do passageiro, permitindo entretenimento enquanto o veículo assume o controle.

Quando o modo autônomo é desativado, o processo se inverte: o volante reaparece e a tela retorna ao centro do painel, prontos para a direção manual.

Essa transformação levanta uma questão crítica: onde fica o airbag? Com o volante retrátil, a dupla desenvolveu um sistema com dois airbags distintos.

Se o carro estiver sendo conduzido por uma pessoa, o airbag do volante se ativa normalmente. Mas no modo autônomo, entra em ação um airbag embutido no painel.

tensor robocar (4)
tensor robocar (4)

Segundo as empresas, ambos os sistemas oferecem o mesmo nível de proteção em caso de colisão, garantindo segurança tanto em modo manual quanto automático.

Para Jay Xiao, CEO da Tensor, a proposta é dar liberdade total ao motorista: “A condução autônoma oferece uma experiência revolucionária, mas muitos ainda desejam dirigir em certas situações”.

Ele completa: “Volantes dobráveis existiam apenas em conceitos futuristas — agora estamos levando essa ideia para produção em larga escala”.

O Robocar será fabricado no Vietnã pela VinFast e não será destinado a frotas compartilhadas, mas sim ao público individual que busca o máximo em inovação.

tensor robocar (5)
tensor robocar (5)

O modelo contará com uma bateria de 112 kWh e um conjunto impressionante de sensores: 37 câmeras, 5 lidares, 11 radares, 22 microfones, 10 sensores ultrassônicos, 3 IMUs, GNSS, 16 sensores de colisão, 8 de nível de água, 4 de pressão dos pneus e até um detector de fumaça.

Além disso, o veículo terá portas traseiras invertidas (coach doors) e utilizará o sistema SignalScreens com animações visuais para se comunicar com outros motoristas por meio de “CarMojis”.

Com esse pacote tecnológico, o Robocar não apenas redefine a forma como dirigimos, mas também como nos relacionamos com o próprio carro.

O volante agora é opcional — e a confiança no sistema autônomo, obrigatória.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.