
Estamos avaliando o novo Volkswagen Tera, e, por enquanto, podemos dizer que temos bem mais impressões positivas do que negativas, a respeito do carrinho.
Ele se mostra confortável e esperto o suficiente para uso urbano, embora tenha um conjunto mecânico mais fraco do que seus concorrentes diretos Fiat Pulse e Renault Kardian.
Vamos agora responder a perguntas que nossos leitores enviaram sobre o Tera, e logo mais publicaremos nossa avaliação completa.
Confira:
Os bancos dianteiros acomodam bem ou são muito curtos para as pernas?

Acomodam bem, dentro do que se possa esperar para um carro do nicho do Polo.
Mas os bancos do Tera tem um bom apoio lateral, com duas abas bem pronunciadas ao lado das costas, inclusive isso foi comentado por um amigo que possui um Citroen C4 Cactus.
Mas, existe um problema no apoio lombar, sobre o qual comentamos logo abaixo.
Quantos RPM rodando a 110 km/h?
A 100 km/h, 1.900 rotações, e a 110 km/h, 2.100 rotações. Acredito ser um conjunto que prioriza o nível de ruído a esta velocidade, bem como um bom consumo.
Esses bancos são confortáveis? Parecem ser uma “tábua”.
Por enquanto, nos três primeiros dias em que usamos o Tera para fazer a nossa avaliação, o tempo máximo que ficamos dirigindo, sem parar, não passou de uma hora.
Mas, mesmo assim, já foi possível notar que os bancos dianteiros tem uma séria falta de apoio lombar.
A sensação é de que tem uma espécie de “buraco” ali, e para se ter um maior conforto, seria necessário colocar uma pequena almofada naquela região.
E a tampa do bagageiro é realmente rente ao para-choque?

Creio que sua pergunta seja a respeito da tampa do porta-malas, se ela vai até o final da extensão do veículo, sem que o parachoque se sobressaia, como acontece na maioria dos veículos.
Se for isso, sim, veja na foto acima. Aliás, alguns amigos comentaram sobre isso, parece que o Tera não tem parachoque traseiro, ele fica meio que embutido.
Comparativo de consumo com o pulse e kardian, todos em versões 1.0 turbo, principalmente na cidade.

Nas nossas avaliações, obtivemos o seguinte consumo urbano com os três modelos, mas… devemos sempre nos lembrar da quilometragem que cada carro já rodou.
Isso influencia nos números de consumo.
- Renault Kardian Premiere automático – 11,1 km/l com gasolina – 4.000 km rodados
- Renault Kardian Evolution manual – 9,8 km/l com gasolina – 5.000 km rodados
- Fiat Pulse Audace Hybrid automático – 8,0 km/l com gasolina e 2.700 km rodados – 9,4 km/l com gasolina e 6.000 km rodados
- Volkswagen Tera High automático – 9,5 km/l com gasolina e apenas 1.400 km rodados (motor ainda está mais gastão)
Dados os números acima, acredito que o Tera consiga melhorar essa média quando estiver com cerca de 5.000 km, e chegar bem perto do consumo do Kardian Premiere.
Isso mostra que o Tera perde na comparação com seus concorrentes direto quando o assunto é desempenho, mas ele dá o troco no consumo, o que sempre acontece entre quaisquer comparações entre modelos mais ou menos potentes.
Turbo lag?
Em comparação com o T-Cross que testamos no começo do ano, a diferença é muito grande, pois o Tera não chega a incomodar neste sentido.
Mas, dirigindo ele temos uma maior percepção de “buracos” na aceleração, do que acontece com o Pulse e o Kardian.
Ainda tem o que melhorar.
Acomoda 5 passageiros?

Sim, mas com o mesmo conforto, ou falta dele, que existe no Polo. O que melhora contra o hatch é apenas o espaço para a cabeça, pelo teto mais alto um pouco.
Na foto acima, os bancos dianteiros estão posicionados para pessoas com cerca de 1,80 metro de altura.
Como é nível de ruído a bordo?
É muito bom. Não sei se é o caso do carro estar com apenas 1.400 km, ou se foi uma unidade especialmente selecionada para ser da frota de imprensa, mas ele se mostra bem sólido, sem nenhum tipo de ruído.
Tudo está justinho, bem encaixado.
Já o ruído do motor aparece bem, mas ele fica um pouco mais abafado do que no Polo. O Tera tem um isolamento acústico melhorado.
Comparado ao Pulse, como é espaço interno, desempenho, consumo e vão livre do solo?

O Pulse é um pouco mais apertado, mesmo tendo a maior altura total em relação ao Tera. O desempenho do modelo da Fiat é melhor, não só do que o Tera, mas também em comparação ao Kardian, e isso se deve à potência maior, de 130 cavalos.
No consumo, é o que mostramos acima, infelizmente o Pulse não se destaca perante seus rivais, mesmo tendo o tal sistema “híbrido”. Ele acaba tendo um consumo similar.
Para quem quer rodar em estradas de terra, o Pulse é bem melhor em vão livre do solo, são 22,4 centímetros contra 17,8 do Volkswagen.
O comportamento dinâmico é melhor que o do Polo?
Não diria que é melhor, e sim que é bem parecido. O que melhora é o conforto a bordo, sobre o qual vamos falar um pouco mais abaixo.
O consumo realmente é bom, em condições reais?
Pelo que vimos, é similar a Pulse e Kardian. Se a pessoa quiser um carro econômico, entre estes três, poderá escolher qualquer um, que os gastos no final do mês serão muito parecidos.

O acelerador, “amarrado” para atender ao Proncove, incomoda muito em saídas de semáforo e retomadas?
Se compararmos com o T-Cross Comfortline de nossa avaliação, o Tera não tem um acelerador completamente morto.
Ao invés disso, parece existir um limitador das rotações do motor, durante um segundo.
Quando você está fazendo uma conversão, ou após passar por uma lombada, você pisa, e o carro responde de maneira amarrada por um segundo, e depois libera todo o seu potencial.
É melhor do que o T-Cross, mas ainda não é o ideal. O acelerador ainda é um pouco amarrado sim.
O conforto ao rodar é melhor que o do Nivus, por ser mais alto?
A Volkswagen finalmente deu uma pequena amolecida na suspensão de um modelo seu vendido no Brasil.
O Tera é um pouco mais macio do que Polo, Nivus, T-Cross e companhia, e isso acaba sendo bem positivo para quem quer conforto.
Mas isso não tem nada a ver com o fato do Tera ser mais alto ou baixo do que outros modelos da marca, está na configuração de molas e amortecedores.
Comente sobre o design comparando com o Kardian. De perfil, são muito semelhantes. No cofre do motor dá para ver que paralamas e capô receberam umas hastes para “estufar” a lataria e parecer maior por fora, o Kardian também é assim ou ele é maior que o Tera?

O Kardian não tem estas hastes, pois ele, diferente do Tera, não foi uma adaptação vinda do projeto de outro modelo.
Ele já foi projetado assim, usando a mesma plataforma do Clio europeu, a chamada CMF-B.
E podemos dizer que o Kardian tem sim mais espaço interno que o Tera.
Na altura dos ombros, ele já tem uns 3 ou 4 centímetros a mais, e no banco traseiro, a diferença é ainda maior.
Onde o Kardian perde para o Tera é no espaço máximo entre o encosto do banco do motorista e os pedais, aí o banco do Tera vai mais para trás, uns 5 centímetros, o que favorece pessoas muito altas.

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