De olho no segmento C, que faz 30% das vendas na Europa, Stellantis aposta em Mulhouse e coloca mais de € 1 bi no futuro do 308, 408 e 3008

stellantis stla one 1
stellantis stla one 1

A Stellantis confirmou que investirá mais de um bilhão de euros na França para viabilizar a produção de três futuros modelos Peugeot elétricos ou híbridos do segmento C, baseados na nova plataforma STLA One.

Esses três novos veículos serão montados na fábrica de Mulhouse (Alsácia) a partir de 2029, representando assim as próximas gerações de modelos já conhecidos, como Peugeot 308, 408 e 3008, os players de maior sucesso da marca francesa. 

Obviamente a Stellantis não revelou oficialmente quais seriam estes novos modelos médios, mas como o trio citado é o pilar que sustenta boa parte das vendas da Peugeot na Europa, não há como reinventar a roda.

stellantis stla one 2
stellantis stla one 2

O foco no segmento C, que representa aproximadamente 30% do total de vendas de automóveis na Europa, é a implementação da estratégia europeia da Stellantis para fortalecer a presença do grupo no mercado europeu.

Esses investimentos na França contribuirão tanto para o desenvolvimento da nova plataforma modular STLA One quanto para a produção industrial dos três novos modelos em Mulhouse, segundo a Stellantis. 

Os projetos da Peugeot fazem parte do plano estratégico FaSTLAne 2030, apresentado em 21 de maio de 2026, cujo um dos aspectos envolve o desenvolvimento de novas plataformas, sistemas de propulsão e tecnologias com foco global. 

stellantis stla one 3
stellantis stla one 3

Essa STLA One é uma nova arquitetura modular e escalável, capaz de acomodar múltiplos sistemas de propulsão e diferentes tamanhos de veículos, cuja simplicidade visa acelerar os ciclos de desenvolvimento e reduzir os custos em 20%.

A Peugeot, que está entre as quatro marcas globais da Stellantis, tem maior potencial em termos de volume e rentabilidade. Assim, o leão será o primeiro a lançar a plataforma STLA One. 

Além disso, a produção dos novos modelos Peugeot do segmento médio em Mulhouse, a partir de 2029, demonstra a ambição da empresa de combinar eletrificação e alto desempenho industrial na França, um país fundamental em sua estratégia.

Hoje, a planta emprega 4.500 funcionários e se tornou um dos pilares industriais da Stellantis na Europa, sendo também o mais importante na França. 

⭐ Siga o Notícias Automotivas no GoogleAcompanhe nosso conteúdo direto no Google e fique por dentro das últimas notícias automotivas.Seguir no Google
📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias

Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0