Sabe aquela regra que muitos falavam, de que um pneu precisa durar pelo menos 40.000 ou 50.000 quilômetros?
Para muitos tipos de veículos, ela não existe mais. Primeiro tivemos os carros com pneus run-flat, durante apenas 20.000 ou 25.000 quilômetros.
E agora temos o caso dos carros elétricos, que estão sofrendo com desgaste muito rápido de seus pneus, como se fossem carros super esportivos.
Não tinha mesmo como aproveitar todo aquele torque, que fica disponível o tempo todo, sem que isso fosse entregar uma conta bem cara com pneus lá na frente.
Até mesmo um mísero Renault Kwid E-Tech tem uma aceleração muito mais forte do que estamos acostumados.
Mas os proprietários da Tesla Cybertruck são o grupo que está mais irritado com esse assunto.
No Cybertruck Owners Club, um fórum de proprietários da picape elétrica, uma postagem foi feita reclamando que os pneus estão já no fim de sua vida, com uma rodagem de apenas 6.250 milhas, o equivalente a uns 10.000 quilômetros.
O dono do carro em questão disse que pelo fato dos pneus terem sido desenvolvidos exclusivamente para a Cybertruck, que eles devem ter algum defeito de fábrica, pois teriam de durar muito mais.
Em seguida ele conta que já tem um horário agendado para discutir isso com a fabricante do veículo.
Mas, aí, surgem algumas perguntas:
Será que o fato do pneu ter sido desenvolvido exclusivamente para a Tesla Cybertruck faz com que ele deva ter uma vida útil maior do que os outros pneus?
O dono do carro chega a responder um outro comentarista que esse é o seu primeiro carro da Tesla. Ou seja, será que ele não ficou entusiasmado demais com a potência da picape e andou pisando fundo por aí, durante esses 10.000 quilômetros rodados? Isso com certeza reduziria a vida útil dos quatro pneus instalados.
Também temos o fato de que a Tesla Cybertruck tem mais de 3.000 quilos, e uma potência incrível de cerca de 845 cavalos.
Os proprietários de picapes elétricas da marca Rivian também reclamam bastante sobre o quanto os pneus duram.
E, para os modelos da Rivian, existe um fator que faz com que os pneus se desgastem ainda mais, que é o chamado “Conserve Mode”, um modo de conservação de autonomia que pode ser acionado pelo motorista.
Esse modo Conserve desliga os motores elétricos traseiros, fazendo com que apenas os da frente funcionem. Então, os freios regenerativos também funcionam apenas na frente, o que faz com que o desgaste dos pneus dianteiros seja aumentado consideravelmente.
Talvez o cidadão que reclamou dos pneus da Cybertruck deva rodar daqui pra frente somente no “Chill Mode” da picape da Tesla, que limita a aceleração por reduzir as respostas do acelerador.
Até porque os tais pneus especiais da Cybertruck custam nada menos que 500 dólares cada um. Ouch.
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