A acessibilidade nos preços dos carros novos nos Estados Unidos está oficialmente com os dias contados.
Em breve, não será mais possível comprar um modelo zero quilômetro por menos de US$ 20 mil.
Em um momento em que o custo de vida já pesa como nunca no bolso dos americanos, essa mudança representa um duro golpe para quem ainda sonhava com um carro novo e acessível.
Atualmente, o Mitsubishi Mirage é o último sobrevivente abaixo dessa faixa de preço. Em junho, o preço médio de transação do modelo foi de US$ 18.484.
Mas o tempo está se esgotando: a produção foi encerrada em 2023 e o que resta nas concessionárias é apenas o estoque final.
Segundo estimativas, menos de 1.700 unidades ainda estão disponíveis nos pátios dos revendedores. Depois disso, fim de linha para o Mirage — e para os carros populares nos EUA.
Enquanto isso, o preço médio dos carros novos continua subindo. Em junho, esse valor atingiu US$ 48.907, um aumento de 0,4% em relação ao mês anterior.
Mesmo que pareça pouco, isso reforça uma tendência constante de alta nos custos do setor automotivo americano.
Marcas como Polestar e Volvo, do grupo Geely, lideraram os aumentos, com salto de 1,7% e média de US$ 59.927 por veículo. General Motors também teve aumento, com média de US$ 54.909.
E não foi só o Mirage que caiu fora da faixa de preços populares. O Nissan Versa, que até pouco tempo era a outra opção abaixo dos US$ 20 mil, também saiu da corrida.
A fabricante eliminou a versão básica com câmbio manual, vendida por US$ 18.990. Agora, a versão mais barata do modelo custa US$ 20.130, já com frete incluso. Mais um degrau a subir para quem precisa de um carro novo sem gastar uma fortuna.
Os consumidores, por sua vez, não perderam tempo: o Mirage foi o segundo modelo mais vendido da Mitsubishi nos EUA em 2024, com 22.766 unidades comercializadas.
Isso representou um crescimento impressionante de 125% em relação ao ano anterior. Afinal, era literalmente a última chance de ter um carro novo com preço de entrada.
Apesar do aumento geral, algumas marcas mostraram quedas em seus preços médios. A Tata Motors, dona da Land Rover, viu seus preços caírem 7,7% no mês. Tesla caiu 0,5%, e o Grupo Volkswagen recuou 3,3%.
Entre os destaques negativos por marca, a Land Rover liderou com queda de 7,9%, seguida por Lincoln (-2,9%) e Ram (-2,1%).
Em contrapartida, algumas marcas nadaram contra a maré. Chrysler viu seus preços médios aumentarem 3,4% no mês, enquanto a Mitsubishi, ainda com o impulso do Mirage, subiu 3,5%. MINI, Buick e Chevrolet também apresentaram leves aumentos.
A variação de preços por marca reforça as desigualdades entre os segmentos — e as dificuldades para quem ainda sonha com um carro novo de entrada.
No fim das contas, a realidade se impõe: o carro novo barato está oficialmente em extinção nos Estados Unidos. E com os preços médios se aproximando dos US$ 50 mil, o consumidor médio será empurrado, cada vez mais, para o mercado de usados — se quiser continuar dirigindo.
Marca | Valor médio |
Acura | $50,542 |
Audi | $64,735 |
BMW | $72,274 |
Buick | $35,421 |
Cadillac | $78,649 |
Chevrolet | $50,515 |
Chrysler | $46,581 |
Dodge | $49,971 |
Ford | $54,446 |
Genesis | $63,304 |
GMC | $65,783 |
Honda | $37,966 |
Hyundai | $36,290 |
Infiniti | $66,723 |
Jaguar | $69,586 |
Jeep | $48,865 |
Kia | $36,043 |
Land Rover | $100,682 |
Lexus | $60,822 |
Lincoln | $67,377 |
Mazda | $35,962 |
Mercedes-Benz | $78,249 |
MINI | $40,924 |
Mitsubishi | $32,648 |
Nissan | $34,544 |
Porsche | $113,352 |
Ram | $61,488 |
Subaru | $35,561 |
Tesla | $54,989 |
Toyota | $42,258 |
Volkswagen | $38,850 |
Média das marcas | $48,907 |
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