cupra formentor 2021 3 1
A marca espanhola Cupra, que faz parte da Seat e, naturalmente, do grupo Volkswagen, levará sua identidade radical para o mercado americano e de quebra, com um carro elétrico feito na região, de modo a torná-la mais próxima dos clientes.
Revelado por Wayne Griffiths, CEO da Seat, a decisão da marca, com as bençãos da Volkswagen, surge num momento em que a Cupra está crescendo rápido na Europa e já pensa na eletrificação plena para os próximos anos.
cupra formentor vz5 4
O que se sabe é que a Cupra irá com o Formentor, porém, em uma variante elétrica, que surgirá na próxima geração do crossover atlético e expressivo, que promete conquistar os americanos.
Nesse caso, o Formentor elétrico pode ter de 340 a 390 cavalos com tração nas quatro rodas e uma sede de desempenho, ainda que os dados sejam secretos, mas já dá para esperar algo realmente bom dele.
cupra formentor vz5 9
Outro carro da Cupra parece mais interessante, já que será um modelo maior que os 4,45 m de comprimento do Formentor, mas este será fabricado em Chattanooga, no Tennessee, ou em Puebla, no México.
Este bem poderia ser o Tavascan, que já nasceu elétrico e usa a plataforma MEB do ID.4, podendo assim dividir a linha de produção americana e reduzir os custos para a VW.
cupra tavascan
Com Formentor e Tavascan, as portas da “América” estariam abertas para que a Cupra possa no futuro, emplacar mais um ou dois carros de expressividade visual e performance, como o Raval e o Terramar, mas este também em futura versão elétrica.
O Tavascan tem 4,64 m de comprimento e tem autonomia para 550 km, com 340 cavalos nas quatro rodas. Basicamente ele tem a “mecânica” de um Formentor elétrico, embora este poderia também ficar na casa dos 286 cavalos.
terramar tavascan raval
Já o Terramar é o último carro com motor a combustão da Cupra, mas como se trata de um carro recente, dificilmente embarcará numa produção americana, ainda que o mercado dos states busque exatamente o que ele é, um híbrido plu-in.
Vem ao Brasil também? Provavelmente não. A VW não fez nenhum movimento nem mesmo para um retorno da Seat, que só existia aqui para dar à Volkswagen um espaço extra no finado Salão do Automóvel.
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!