Esta é o impressionante câmbio de 9 marchas e 7 embreagens da Koenigsegg

koenigsegg jesko 3
koenigsegg jesko 3

O legal da Koenigsegg é que, além de produzir hipercarros com números impressionantes de velocidade final, também tem uma engenharia revolucionária, capaz de produzir coisas que muitos pensariam não mais existir num mundo eletrificado, ou quase…

Enquanto fabricantes como a BMW deixando de produzir motores a combustão na Alemanha, a Koenigsegg segue firme com sua engenharia voltada ao tradicional ou pelo menos baseada nisso.

Com a Jesko Engineering, Christian von Koenigsegg agora exibe uma de suas novidades técnicas, a chamada “Light Speed Transmission”.

koenigsegg jesko 1
koenigsegg jesko 1

Ele foi feito para o Koenigsegg Jesko e tem nove marchas, porém, o destaque disso é a quantidade de embreagens, nada menos que sete discos.

Num vídeo, Koenigsegg “explica” como as embreagens conseguem manter o motor permanentemente conectado à transmissão e como ele pode assim acelerar de forma tão brutal.

Pequena, a caixa de transmissão da Koenigsegg é montada por apenas uma pessoa e esse engenheiro leva pelo menos uma semana para deixá-la pronta para se unir ao V8 5.0 biturbo do Jesko, que entrega 1.300 cavalos com gasolina, mas que passa de 1.600 cavalos quando com E85.

Para suportar as cargas, esse motor é construído em impressão 3D com liga de Inconel, fusionando seu poder com a conexão imediata da transmissão da Jesko Engineering, produzindo um conjunto imbatível para o Jesko alcançar coisas na casa dos 400 km/h.

koenigsegg jesko 2
koenigsegg jesko 2

Há muito tempo que a Koenigsegg vem desenvolvendo tecnologias próprias para tornar seus carros mais leves e poderosos, capazes assim de manter-se acima dos 400 km/h por mais tempo.

Isso sem contar chegar até a marca impressionante em menor tempo e coisas como a LST mostram que a marca sueca está no caminho certo.

Com embreagens molhadas em óleo com pressão de até 140 atmosferas, com o engenheiro de Koenigsegg não abrindo muito o jogo sobre o funcionamento, enquanto Christian tenta explicar a coisa toda.

Obviamente, diante das câmeras, melhor não dar detalhes, afinal, os concorrentes podem estar observando com atenção. Até no dinamômetro o pé do engenheiro foi leve…

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X