
Se você está atrás de um carro realmente confiável, a melhor escolha em 2026 pode não ser nem um elétrico e muito menos um híbrido plug-in.
De acordo com a nova pesquisa anual de confiabilidade da Consumer Reports, os híbridos convencionais superam todos os outros tipos de motorização — incluindo os carros a gasolina — quando o assunto é durabilidade e menos dor de cabeça.
O estudo analisou relatos de cerca de 380 mil proprietários de veículos entre os anos 2000 e os modelos mais recentes de 2026.
O resultado foi claro: carros híbridos tradicionais apresentaram, em média, 15% menos problemas que veículos exclusivamente a combustão.
Veja também
Enquanto isso, os elétricos e os híbridos plug-in apresentaram um índice 80% maior de falhas do que os modelos a gasolina.
A explicação vai além do tempo de existência das tecnologias.

Apesar dos híbridos combinarem motor a combustão, bateria e propulsão elétrica — o que, em teoria, aumenta a complexidade — a eficiência do sistema tira muito do esforço exigido do motor a combustão.
Em um híbrido, os motores elétricos entram em ação nos momentos mais exigentes, como arrancadas e aceleração.
Isso reduz o desgaste do motor térmico e proporciona uma operação mais suave e eficiente, tanto em consumo quanto em durabilidade.
Além disso, motores elétricos têm funcionamento simples e confiável, e as baterias dos híbridos são menores e menos exigidas que as dos carros 100% elétricos.
Por outro lado, os modelos plug-in e elétricos completos exigem um sistema de recarga avançado, conhecido como ICCU (Integrated Charging Control Unit), que adiciona uma camada de complexidade extra.
Esse sistema precisa ser rápido, seguro e eficiente — e ainda está em fase de amadurecimento, o que aumenta as chances de falhas.
Jake Fisher, diretor de testes automotivos da Consumer Reports, explica que “muitos dos problemas dos EVs e híbridos plug-in vêm do fato de que ainda são tecnologias novas, com ajustes em andamento.”
Enquanto isso, os híbridos tradicionais já têm quase três décadas de estrada e foram amplamente aperfeiçoados ao longo do tempo, especialmente por marcas como Toyota e Honda.
A Toyota, por exemplo, já vende modelos como o Camry e o RAV4 exclusivamente em versões híbridas nos Estados Unidos.
Essa confiabilidade não é apenas técnica, mas também prática: os híbridos não precisam ser plugados na tomada, não dependem de infraestrutura externa e funcionam com fluidez tanto na cidade quanto na estrada.
A pesquisa reforça um movimento importante: os carros a combustão já não são mais, automaticamente, os mais confiáveis.
E embora os elétricos continuem evoluindo, quem quer tranquilidade e poucos retornos à oficina deve considerar seriamente um bom e velho híbrido tradicional.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










