Governamental/Legal

Farol de LED é permitido?

Farol de LED pode?

A troca da lâmpada comum do farol por modelos de LED é um assunto do interesse de muitos motoristas, porém, ao mesmo tempo, gera dúvida e confusões.


Farol de LED é permitido?

Esse encanto que os donos de veículos têm pelo equipamento se dá ao fato do LED proporcionar alguns benefícios atraentes se comparado com as incandescentes (modelo comum).

Oriundo de Light Emitting Diode (diodo emissor de luz), o farol de LED é mais resistente a vibrações e impactos, consegue durar muito mais tempo do que a convencional, não pisca nem interfere em outros equipamentos eletrônicos, além de não emitir radiação ultravioleta e infravermelho.


Farol de LED é permitido?

Quando o assunto é coloração, ele consegue ativar inúmeras cores sem a necessidade de filtros. O farol de LED também não esquenta e pode garantir até 74% menos consumo de energia do carro.

Em desvantagem há o custo alto para obter um produto de qualidade com ótima durabilidade. Eles ainda são sensíveis à alta temperatura e a luz é emitida estreitamente com pouco grau de abertura.

Farol de LED é permitido?

Aos poucos a popularização do LED nos automóveis vem ganhando destaque, embora não no formato de farol de LED e sim das DRL, luzes de condução diurna. Se antes era visto principalmente em modelos caros, atualmente é possível encontrar até mesmo nos populares.

A Citroën oferece no para-choque do C3 Attraction; a Kia no Picanto GT; o Honda City em sua versão topo de linha vem com LED; o Aircross Live, outro modelo da Citroën, também entrega LED, exceto nas versões st@rt; na linha esportiva do Renault Sandero (RS) também é disponibilizado.

Farol de LED é permitido?

A iluminação ainda está em modelos como: JAC T40, Ford New Fiesta, dentre outros.

Agora você deve estar se perguntando: e se o automóvel não vier com Light Emitting Diode de série ou como opcional, posso incluir o farol de LED por fora? Explicamos isso a seguir.

Farol de LED no carro: posso instalar? É permitido?

Farol de LED é permitido?

Há diversos modelos de faróis para automóveis como luz branca, xênon, LED e outros. É exatamente por isso que existem dúvidas, pois, a legislação muda para cada uma delas, o xênon, por exemplo, é proibido, a não ser que venha de fábrica.

Vamos ver o que a lei diz sobre a iluminação de LED através da Resolução 292 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito):

“Art. 4º Quando houver modificação exigir-se-á realização de inspeção de segurança veicular para emissão do Certificado de Segurança Veicular – CSV, conforme regulamentação específica do Inmetro, expedido por Instituição Técnica Licenciada pelo DENATRAN, respeitadas as disposições constantes na tabela do Anexo desta Resolução.”

De acordo com a legislação, sim, instalar farol de LED no carro é legal desde que se cumpram alguns requisitos: o equipamento deve estar dentro das regras do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), seguindo todas as recomendações de temperatura e coloração.

Farol de LED é permitido?

Para que não haja danificações no próprio farol e em outros componentes, a instalação deve ser feita por um profissional habilitado.

Você deve ter reparado que a resolução 292 acima ainda menciona o Certificado de Segurança Veicular (CRV).

Isso significa que, para fazer esse tipo de modificação, é necessário solicitar uma autorização do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e atualizar o CRV.

Além de arcar com o custo da instalação do farol de LED, é importante considerar esse procedimento no Detran que é pago. A taxa varia de estado para estado, podendo ser consultada no portal do órgão.

Passo a passo para regularizar a lâmpada de LED no Detran

Farol de LED é permitido?

Antes de iniciar o trâmite no Departamento Estadual de Trânsito, tenha ciência do produto adquirido, procure por lojista e marca de confiança. Lembrando que a LEI só permite lâmpada de LED com o selo do Inmetro.

Para iniciar a modificação, dirija-se até uma unidade do Detran para preencher e assinar o formulário de alteração.

Em seguida pague o DAE (Documento de Arrecadação Estadual), que é a taxa de serviço. O pagamento pode ser feito em qualquer instituição financeira credenciada.

Curiosidade: muitos não sabem, mas é possível fazer diversas mudanças no seu automóvel e pagar apenas uma DAE (taxa). No entanto, é necessário protocolar tudo no mesmo dia.

Farol de LED é permitido?

Após o pagamento da taxa você já poderá providenciar a instalação do farol LED no seu carro.

Feita a modificação, o veículo será submetido a uma vistoria no CRVA (Divisão de Registro de Veículos) ou em uma unidade do Ciretran.

Por fim, será necessário atualizar o CRV, para isso, basta passar por outra vistoria para ter o certificado.

Lâmpada de LED: quais as cores permitidas?

Farol de LED é permitido?

A cor também é outro detalhe importante que deve ser analisada antes de instalar o LED no seu carro. A lista completa está disponível na Resolução do Contran nº 383 , de 02 de junho de 2011.

Algumas cores permitidas: farol de rodagem diurna: branca; de neblina dianteiro: branca ou amarela; luz baixa: branca; longo alcance: branca e luz alta: branca. Ainda há outras que são permitidas, mas, atenção, luzes azuladas ou roxas são proibidas.

Irregularidades no farol: quais as penalidades?

Farol de LED é permitido?

O mau uso dos faróis sempre acarretará penalização, por isso fique atento às regras.

Desde 2016 vigora uma lei sancionada pelo então presidente Michel Temer (MDB) que determina que todos os veículos devem trafegar com os faróis baixos nas rodovias durante o dia:

“I – o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias;”

Aquele que descumpre poderá receber multa no valor de R$ 130,16 e mais quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação – considerada infração média.

Proprietários de carros com LDR – luz diurna de rodagem (Daytime Running Light) em LED podem ficar tranquilos. Ela vale como farol, inclusive, com reconhecimento da Polícia Rodoviária Federal.

Muitas vezes, inesperadamente, pode acontecer delas queimarem e se isso ocorre durante a condução você poderá ser multado.

Farol de LED é permitido?

Portanto, em uma situação como essa é muito importante saber do risco. A infração só é registrada por agentes durante uma abordagem. Além da documentação, eles analisam o estado de conservação dos pneus, dentre outros itens.

As lanternas de freio e ré também são muito importantes e podem apresentar defeito. Não deixe de testar cotidianamente. Embora seja raro, durante uma blitz, você poderá ter de mostrar ao agente o acendimento da luz de marcha à ré.

Sendo assim, ao identificar o defeito, procure um auto-elétrico para realizar a substituição. Reforçamos que a manutenção preventiva é muito importante para a segurança, além de evitar ser multado. Ela não só deve ser feita apenas quando o condutor planeja viagem.

Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • Yamaha Mt-09

    Se vc encontra um guarda desinformado e que não tá nem ai pras leis ele multa até se vier de fabrica com led ou xenon.

    • Murilo Ramos

      O meu DS5 tem lampada Bi Xenon de fábrica e de vez em quando alguns guardas me para e eu sempre tenho que explicar tudo para eles. Terrível…

    • leomix leo

      Um PM me abordou para dizer que eu seria multado, pois não poderia andar com os faróis de Led na PCX, sendo esses que vem de fábrica. São muitos desinformados.

      • Yamaha Mt-09

        Aqui sofremos de falta de informação ou desconhecimento das leis e depois quando recebemos a multa nós recorremos e quem julga geralmente é indicado politico de algum prefeito e muitas multas não ganham o recurso.
        Outra coisa da pra saber quando o led é original ou só foi colocado ali.

    • thewes

      É só entrar na justiça que eles anulam tudo e você ainda ganha um dinheiro.

  • Essa coisa de liberar lâmpadas e iluminação não originais virou uma grande bagunça pois praticamente todos os motoristas que fazem modificação fazem de maneira errada ou irregular. Passado a moda dos xenons xing-ling, agora chegou a vez das leds xing-ling. Grande pé no saco dirigir a noite, dentro de uma região altamente iluminada como é a grande SP e ter que aguentar reflexo de faróis com lâmpadas com capacidade de iluminação bem acima do permitido, bem como a falta de regulagem e a babaquice de andar com as luzes de neblina ligada, isso quando também não mudam as lâmpadas delas também. Engraçado mesmo é que esse povo que anda todo irregular é o mesmo que fica de mimimi com o fato de ter que acender as luzes nas estradas. Haja hipocrisia.

    • Gomes

      Muito bem escrito! Os faróis de neblina com luzes de led super fortes são acesos mesmo durante o dia, para parecer um DRL. Mas já tive a oportunidade de ver um cidadão com um carro assim, com lâmpadas de led super fortes na chuva e neblina…. terrível, porque a luz bate na “parede” de neblina e volta pro condutor….

      • Alexandre Aleixo Santos

        Ainda bem que uso óculos com lentes antirreflexo e polarizadas. Antigamente eu sofria demais com os reflexos dos faróis. Infelizmente a galera é muito sem noção no que tange às modificações nos faróis.

    • T1000

      O problema que vejo não é a intensidade, mas o foco do led que não bate com o ponto focal do farol, então a luz espalha para todos os lados atrapalhando muito.

      • Cássio

        Intensidade é problema sim! Não importa se ele está bem regulado, se estiver bem forte, vai atrapalhar o cara da frente e o cara que vem na mão contrária.

      • 4lex5andro

        Tanto foco quanto intensidade são projetados e testados com os faróis especificados de fábrica, se o carro não tem – nem no manual – predisposição pra uso do LED, então o ideal é seguir com a iluminação original.

    • RodrigoABC

      Amigo, existem vários tipos de lâmpadas de LED, algumas mantém o foco, a maioria (e mais barata) acaba com o foco. Eu uso LED em meu carro, com foco correto, ninguém em sentido contrário reclama, além de usar uma tonalidade de 4300K. Pesquisei muito antes de tomar uma decisão em comprar um LED bom e um ruim, mas a maioria vai em loja e apenas pede “me dá um led para carro X”, nem se importa com as outras normas, características, nem sabem o que compram e acham que todos os LEDs são iguais.

      Há de diferenciar um projeto e produto bom de um ruim.

      • Infelizmente você é 1 em 1 milhão. Na banania a maioria nem se preocupa em por óleo da especificação certa quiça lâmpadas

      • Eduardo Andrade

        Tambem sou desses , pesquisei bastante e analisei varios projetos de lampadas ate conseguir um tipo que mantem o foco das lampadas originais e mesmo sendo mais forte não atrapalhasse os demais, o projeto correto a se usar são os modelos que imitam as da philips, eu uso a pelo menos 2 anos, nos meus carros e nunca fui parado ou tomei multa por conta das lampadas serem de led, na vdd o q mais pode acontecer é o pessoal que tem carro de lampada com foco duplo (H4), como o farol só tem uma parabola, instalarem as lampadas acendendo todos os leds, sendo que feito a instalação correta a lampada possui dois focos como as lampadas normais de H4 ai nesse caso não atrapalham ninguem, porem o ideal mesmo é usar em farois de dupla parabola, onde ha uma lampada pra cada nivel de foco, ai é bem mais dificil errar a compra e instalação das lampadas.

      • Fernando Gabriel

        Exato, Rodrigo. Já testei vários modelos, a imensa maioria não presta, seja em foco, seja em luminosidade, seja em durabilidade. Hoje em dia, posso afirmar que a única que realmente se assemelha a dos carros mais caros com led de fábrica, é a da Philips. Mas é cara.

      • Magnamox

        Somos dois….Fiquei quase dois naos pesquisando sobre Leds e so coloquei agora recentemente pois achei um que tem foco. Uso nas estradas e vicinal e ninguém reclama. Voce vê claramente que o Led tem o corte na altura correta e ilumina 500x melhor que as originais.

        Deviam facilitar a instalação e vistoria dos Leds nos carros, pois melhora muito a visibilidade e a segurança desde que seja um Led com foco.

        • Markus

          amigo, qual é o modelo e marca dessa lâmpada que você comprou?
          Também estou procurando uma lâmpada boa, porém só achei as Philips (já comentadas acima) e são 6000K (branco puro).
          gostaria de algo com um pouco de amarelo (4300K), pois é melhor em dias de chuva.
          Obrigado!

    • Bruno Augusto

      vc é chato em mano cara chato

      • Thiago

        Já você não, é super legal. Rebateu os comentários do “chato” acima com propriedade e conteúdo. Parabéns!

  • Flight_Falcon

    Editores, pedindo um pouco mais, nem se é permitido pelo site, pois poderia ser considerada propaganda, vocês teriam a lista de lampadas autorizadas que tem o selo do INMETRO?

  • Louis

    Esses leds baratos que ofuscam todo mundo tem um lado bom: queimam rápido

    • tiago henrique

      kkkkk verdade já vi casos de durarem 3 dias

  • Ricardo

    Por que tudo é tão burocrático no Brasil!?

    • Não acho que haja muita burocracia neste caso, mas sim muita gente disposta a seguir as regras e leis.

      • Ricardo

        Poderia simplesmente ter oficinas especializadas cadastradas no Detran e Inmetro que pudessem instalar as lâmpadas.

        • Com certeza esse seria o melhor caminho.

  • Samluzbh

    Sou da opinião de que se não veio de fabrica não deve usar, ha diferenças no projeto, refletor, intensidade, etc.

    • Penso o mesmo.

    • Fernando Gabriel

      As vezes não vem de fábrica, devido o alto custo, a fim de baratear a produção. Pois um led de boa qualidade, é caro, e a fábrica não iria colocar esses xing ling de 120 reais o par.

    • 4lex5andro

      Fato, o ideal é deixar o carro fiel ao projeto original o máximo possível.

    • tiago henrique

      led e xenon se nao tiver projetor nos farois esquece

    • Roberto Hauer

      Tinha um santana 98, impossivel deixar as luzes originais. Eram fracas demais. O problema é o pessoal não regular direito.

  • IRA

    Proprietários de carros que possuem DLR que não seja em LED também podem ficar tranquilos. A lei não faz referência a LEDs, mas sim a determinada quantidade de lúmens. O C4 Lounge, por exemplo, na sua primeira versão possui LED e DLR. O primeiro se refere a luz de posição e o segundo, que não é LED, a luz diurna.

  • Bruno Augusto

    vendo os comentários aki entendo porque o mundo ta chato bem chato

    • cepereira2006

      Se você vive em sociedade tem que obedecer às regras. Se você não quiser obedecer às regras, pode subir em um morro e virar um ermitão, vivendo de larvas e caracóis. Não vai precisar trabalhar e nem obedecer a nada. Opções existem.

      • Thiago

        Algo me leva a crer que ele não faltou só esse dia… Mas acha que aprendeu tudo na “escola da vida”. As minas piram com caras assim, mano, é o que importa (Ô….)

      • Dario Lemos

        Parabéns pela resposta; infelizmente tem pessoas que só “enxergam o próprio umbigo”.

      • Nem perco mais meu tempo tentando explicar regras básicas de convivência em sociedade para grande parte das pessoas que converso, ainda mais se for dessa geração nascida depois de 1990, onde com raras exceções, sabem o que é respeito e limite. Só ressalto uma coisa, o problema não esta e nunca esteve dentro da escola, esse tipo de mal comportamento vem de dentro de casa. Faltam bons pais e responsáveis hoje em dia, essa é nossa triste realidade.

  • FocusmanBA

    Lampada de Led é uma porcaria na chuva.

  • Mario Cesar Kawabata

    Trabalho em uma empresa que realiza a inspeção de segurança veicular. Já realizei diversas pesquisas a esse respeito. E a conclusão que chego sempre é que a substituição das lâmpadas originais halógenas por Led ou lâmpada de descarga de gás (xenon) são além de irregulares, perigosas. Pesquisem no site da Philips em outros países da Europa. a “Lampada” de led não possui homologação de utilização na Europa, sendo proibida sua comercialização em diversos países. Nos países que é vendida, é somente para uso “OFF-ROAD”

  • Bruno Brasel

    que todos os filhos da puta que andam com isso alto na estrada que se fodam e vão arder no fogo do inferno

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