O Zeekr X foi visto novamente em um flagrante feito num estacionamento de supermercado em São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista. O crossover elétrico da marca chinesa já foi mostrado à imprensa e chegará oficialmente em outubro.
Visto por @vinirprado, seguidor do canal @gessnermotors, o Zeekr X é a maior aposta da marca pertencente à Geely, que usa tecnologia da Volvo e a plataforma modular elétrica SEA1, também suada pela sueca no já presente Volvo EX30 (confira aqui a Avaliação NA da versão Core 40).
O Zeekr X tem 4,450 m de comprimento, 1,836 m de largura, 1,572 m de altura e 2,750 m de entre eixos, pesando 1.885 kg na versão RWD e 1.945 kg na versão AWD, tendo ainda 362 litros no bagageiro e um bom espaço interno.
Equipado com bateria de Níquel Manganês Cobalto (NMC) de 66 kWh, o Zeekr X tem duas versões de propulsão, sendo uma com motor elétrico traseiro de 272 cavalos e 38,8 kgfm, enquanto a AWD dispõe de 428 cavalos e 55,2 kgfm usando dois motores.
O Zeekr X RWD vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, enquanto a AWD o faz em 3,7 segundos. O primeiro tem autonomia de 560 km no CLTC, enquanto o segundo roda 512 km com uma carga. Existe ainda uma versão na China com 476 cavalos.
Com cinco lugares na versão RWD e somente quatro na AWD, o Zeekr X foca no desempenho para se destacar, além de usar a mesma arquitetura do bom EX30, o que nos dá uma ideia de como ele anda.
Apostando num design expressivo e disruptivo, o Zeekr X pode chegar ao mercado com preço abaixo do Volvo EX30, que hoje fica na caixa entre R$ 220 mil e R$ 300 mil.
Obviamente, apenas a primeira versão seria uma opção lógica abaixo do sino-sueco, mas esta mesmo já seria um belo fogo amigo com bateria maior e mais autonomia que a versão Core.
De qualquer forma, a Zeekr é uma marca desconhecida e não tem comparação com a Volvo, ainda que sejam, em essência, o mesmo produto.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!