
Adquirir um Mustang GTD, a versão mais cara e exclusiva já feita do muscle car, já é um privilégio reservado a poucos.
Agora, se você for um dos raros sortudos que conseguiu passar pelo complexo processo de alocação da Ford e finalmente garantiu o seu GTD de 815 cv, prepare-se para uma surpresa: ele não deve ser conduzido por pelo menos 30 dias.
E não, a recomendação não tem nada a ver com recall ou problemas mecânicos.
O motivo, na verdade, é a pintura.
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A própria Ford está orientando os clientes a deixarem o carro parado durante esse período para permitir que a tinta “gaseie” completamente e finalize o processo de cura.

Pode parecer estranho, mas essa etapa é fundamental, principalmente por conta do uso intenso de fibra de carbono na construção do GTD.
Por não ser um carro produzido em grande escala — o modelo é montado em parceria com a canadense Multimatic —, o Mustang GTD não passa por fornos industriais como os de outros modelos da linha.
Com isso, o tempo de cura da pintura se prolonga e exige cuidados adicionais, como evitar a aplicação de películas protetoras (PPF) antes da hora.
Segundo a marca, aplicar PPF em uma pintura ainda em processo de cura pode causar bolhas, microfissuras e até danos permanentes ao acabamento — especialmente em superfícies compostas como a fibra de carbono, que requerem técnicas de pintura mais sofisticadas e sensíveis a variações de temperatura, umidade e pressão.

A “desgasificação” da tinta serve para evitar bolhas microscópicas geradas por ar ou solventes presos na superfície durante a aplicação da pintura.
A recomendação oficial da Ford é clara: espere pelo menos 30 dias antes de aplicar qualquer proteção ou expor o carro a condições severas — o que inclui dirigir o veículo.
Para muitos colecionadores, isso não será um problema, já que é comum que carros desse calibre passem semanas ou meses guardados antes de irem às ruas.
Mas para os que já estavam prontos para acelerar os 815 cv assim que o carro encostasse na garagem, será necessário um pouco de paciência.

Em modelos comuns, o tempo de espera para aplicar PPF costuma variar entre 30 e 90 dias, dependendo do tipo de tinta, do método de cura e do ambiente.
Mas, no caso do GTD, a recomendação é ainda mais importante por conta da natureza artesanal do acabamento.
Instaladores profissionais de PPF costumam usar instrumentos e métodos para verificar se a pintura já está pronta.
Mas quando a própria montadora avisa para esperar, o melhor é seguir a cartilha à risca — especialmente quando se trata de um carro de US$ 325.000 (cerca de R$ 1,7 milhão).
Portanto, se alguém te perguntar por que seu novíssimo Mustang GTD ainda está parado na garagem, a resposta não é capricho — é química.
E preservar a pintura desse supercarro raro e potente começa justamente com o cuidado de não usá-lo cedo demais.
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