Ford F-150 do Exército dos EUA dirige sozinha em qualquer lugar

kodiak defensepods 1
kodiak defensepods 1

Ela uma Ford F-150 aparentemente normal até você perceber que os retrovisores deram lugar a duas caixas enormes que mais parecem orelhões na clássica picape grande da marca americana, que aqui pertence ao Exército dos EUA (US Army).

Contudo, estes “orelhões” permitem que a F-150 do US Army possa rodar em qualquer lugar com condução autônoma, já que cada uma dessas caixas possui um conjunto de sensores de alta tecnologia para escanear o mundo em volta do carro.

Estes dispositivos são chamados de DefensePods e foram feitos pela Kodiak Robotics a pedido do Departamento de Defesa dos EUA, numa licitação que envolve a aplicação de US$ 50 milhões para criar uma tecnologia de condução autônoma em qualquer terreno.

kodiak defensepods 2
kodiak defensepods 2

A tecnologia dos DefensePods inclui sensores com uma combinação de radar laser LiDAR, radar de ondas milimétricas e câmeras inteligentes, que leem os arredores em tempo real. O equipamento também é implantado nos caminhões Classe 8 da Kodiak para testes de veículos pesados autônomos.

Esta picape não tem pintura camuflada e nem o verde tradicional do exército americano, mas usa pneus BF Goodrich KO2 no lugar dos originais da picape americana, que adiciona esse conjunto de caixas de sensores, chamado Kodiak Defender.

kodiak defensepods 3
kodiak defensepods 3

A tecnologia visa dar o veículo a capacidade de andar autonomamente em um ambiente de baixa comunicação e conexão de internet deficitária ou inexistente, transpondo vários ambientes e classificando as ameaças, enquanto busca a melhor rota.

Esse tipo de tecnologia é importante quando se visa sair de uma zona de alto risco sem ser alvejado pelo inimigo. Os trabalhos no Kodiak Defender ainda estão apenas começando, mas se der certo, vários Hamvees poderão se deslocar vazios para extração de soldados cercados ou em apoio de fogo com risco zero para tripulação.

A tecnologia autônoma no mundo militar está sendo trabalhada vigorosamente pela indústria de defesa.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X