A Ford Ranger deverá ampliar a gama de opções com uma versão elétrica, que colocará a picape média em evidência tanto no mercado americano quanto em outras regiões, como Austrália e mesmo na América do Sul, se isso acontecer.
O que se fala é que a Ranger elétrica será produzida na fábrica de Louisville, Kentucky, ao lado de um crossover elétrico, embora a Ford tenha cancelado alguns produtos com propulsão 100% elétrica.
Com previsão de lançamento em 2027, a Ranger EV será um avanço na oferta de picapes médias, porém, existe ainda a chance desse produto não ter chassi de longarinas, mas uma carroceria monobloco.
O motivo é que a Ford, com exceção da F-150 Lightning, favorece plataformas com monoblocos que se apresentam mais adequados para suportar baterias de lítio e oferecer maior rigidez torcional, diferente de um chassi de longarinas.
É importante lembrar que a Ford já indicou uma proposta de uma nova geração de picapes elétricas que não seria a Série F e esse projeto aparentemente teria morrido na atual desaceleração das vendas de carros elétricos.
Ainda assim, essa tal Ranger EV ou Ranger Electric, poderia ser esse projeto com uma plataforma monobloco de porte similar ao da Honda Ridgeline, a única de seu tipo em todo o mundo.
A mais próxima dela é a chinesa Riddara RD6, que tem 5,26 m e 3,12 m de base, sendo essa média também elétrica. No caso da Ford, todavia, essa Ranger EV acabaria tendo uma carroceria volumosa e robusta suficiente para suavizar o impacto visual e de proposta.
Outro motivo para se pensar nessa “Ranger” é o fato de Louisville produzir somente carros com carroceria monobloco, como o Ford Escape e o Lincoln Corsair.
O novo modelo da Ford também forçará a GM a lançar uma Chevrolet Colorado EV, assim como a Stellantis com uma eventual Ram 1200 REV.
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