Há 11 meses, publicamos que o Land Rover Freelander estaria de volta, mas desta vez não compartilhando uma plataforma de tração dianteira com a Ford e sim com a Chery.
Todavia, agora chega a confirmação de que o nome Freelander de fato retornará, mas não como um Land Rover…
Adrian Mardell, CEO da Jaguar Land Rover, revelou mais detalhes do projeto que envolve intensamente a montadora chinesa Chery.
Como se sabe, JLR e o fabricante de Wuhu possuem sociedade na China e a parceria foi o meio pelo qual a marca inglesa conseguiu fixar-se no maior mercado do mundo.
Agora, os laços serão mais estreitos, com o nome Freelander passando a ser uma marca específica numa joint venture, a Chery-JLR.
A ideia, segundo Mardell, é que Freelander seja uma “casa” independente da Land Rover e não mais a representará, ficando a Chery com a decisão de como utilizá-la em um ambiente de negócios complexo como é o mercado chinês.
Com 50% do negócio, a Land Rover receberá um importante montante da Chery pelo uso do nome e assim o dinheiro ajudará a capitalizar o fabricante britânico, em dificuldades financeiras.
A Land Rover participará do projeto com design e “patrimônio histórico”, enquanto a Chery fornecerá a plataforma, que poderia ser a E0X da Exeed, apta para carros híbridos de alta autonomia e EREV.
Pelo que foi revelado, seria interessante se a Freelander retornasse com o estilo dos anos 90, quando o mais barato dos Land Rover apareceu com base mecânica da BMW e plataforma da Rover, antes da segunda geração, já sobre a Ford (Mondeo).
A menção ao “patrimônio histórico” nos leva a crer que a Freelander será altamente orientada na direção da proposta original do SUV da Land Rover.
Com tração nas quatro rodas e modos de terreno, os novos carros da Freelander poderão ampliar seu foco com a eletrificação em modelos que vão do segmento compacto até um grande de sete lugares.
Mardell revelou ainda que a Freelander estreará no final de 2026 na China e que sua distribuição internacional ficará a cargo da Land Rover, inclusive por meio da rede autorizada da inglesa.
[Fonte: Auto Review]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!